Mihaly Hidasy (1938-2013)

RIO DE JANEIRO – Há algumas semanas, creio que durante a etapa da Rolex Sports Car Series, em Watkins Glen, citamos na transmissão do Fox Sports que tínhamos a audiência qualificada de Mihaly Hidasy, que por muito tempo dirigiu com muita competência o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.

070512_103842

É com tristeza que o blog fica sabendo de sua morte, nesta sexta-feira, aos 75 anos de idade.

Húngaro de nascimento, fugiu do país em 1956 e veio para o Brasil depois de obter asilo político, onde casou com uma húngara, Eva, e teve três filhos. Em 1970, começou seu envolvimento com o automobilismo, que durou praticamente até o fim da vida.

Primeiro como comissário desportivo e diretor de prova em corridas de kart, Mihaly foi galgando postos até chegar a trabalhar como comissário desportivo e diretor de prova em corridas de Fórmula 1. Trabalhou em 32 eventos internacionais – dentro e fora do país (aliás, foi levado por Bernie Ecclestone para ser o primeiro diretor de prova no GP da Hungria, em 1986 – o que deve ter sido muito marcante para Mihaly Hidasy, pois voltava à sua terra natal depois do asilo político) – e nas cinco corridas de Fórmula Indy aqui realizadas.

Ele ficou marcado para sempre por ter dado a bandeirada a Ayrton Senna nas duas vitórias do piloto em Interlagos. Provavelmente, esse era um dos maiores orgulhos de sua vida, dentro do automobilismo.

Desde abril de 2010, fixou residência em Volta Redonda, para ficar mais próximo dos filhos e netos. Afastado do posto de diretor de prova do GP do Brasil já há alguns anos, Mihaly participava de um projeto formador de sinalizadores de pista para corridas e, por paixão e prazer, ainda estava envolvido com o kartismo.

É, leitores… o automobilismo brasileiro piora a cada dia. Barão Wilson Fittipaldi, Zampa e agora Mihaly Hidasy.

Não está fácil…

Comentários

  • Realmente, uma perda inestimável parao Automobilismo Brasileiro! Soubedo falecimento do “Seu Miguek da Molykote” apenas hoje, 2 de Agosto. Sintomuito! Foi-se mais um amigo!

    • repetindo….Realmente, uma perda inestimável para o Automobilismo Brasileiro! Soube do falecimento do “Seu Miguel da Molykote” apenas hoje,, 2 de Agosto. Sintomuito! Foi-se mais um amigo!Meus pêsames a toda a Fmamília Hidasy!
      Carlos Alvim

  • Rodrigo o que houve com ele?! Organizamos um campeonato de kart em volta redonda todo ano e o Mihally sempre foi nosso diretor de provas. Este ano foi em maio e ele estava muito bem nos despidamos já marcando um encontro para a competição de 2014. Estou pasmo e sem compreender como pode ter acontecido. Uma pena, uma perda imensurável para o automobilismo mundial e um perda maior ainda do ser humano fantástico e que amava o automobilismo como poucos a ponto de dirigir provas dé competições amadoras como a nossa com a mesma seriedade e paixão que fazia na F1. Estou triste demais com esta notícia! O kartismo amador do Rio de Janeiro está de luto!! Obrigado Mihally por todo o carinho e atenção!!!

  • O Mihaly Hidasy me fez lembrar de outro nome importante e também responsável pela bandeirada final em um GP de Fórmula 1: Glen Dix, que ficou famoso por aquelas bandeiradas espetaculares no GP da Austrália, quando este ainda era disputado em Adelaide. Era bacana demais de se ver.

  • E o pior é que esses caras devem estar morrendo com um desgosto terrível ao ver o que o automobilismo brasileiro está se tornando…Lamentável mesmo.