Montoya fora da Ganassi

s1_20003RIO DE JANEIRO – Por essa, poucos esperavam. Informa a agência Associated Press (AP), que o colombiano Juan Pablo Montoya, campeão da CART, das 500 Milhas de Indianápolis e vencedor das 24 Horas de Daytona, além de vencer na Fórmula 1 em circuitos míticos como Monza e Monte-Carlo, está fora da equipe Chip Ganassi Racing, pelo menos nesta disciplina e, provavelmente, da Nascar.

O piloto de 37 anos, que deixou a categoria máxima em 2006 após correr por Williams e McLaren, estreou naquele mesmo ano na Nascar, disputando até hoje 239 corridas, com apenas duas vitórias, nove poles, 56 top 10 e um 8º lugar como melhor classificação final em 2009 – único ano em que o piloto esteve presente no Chase, o Playoff da Nascar.

O distrato entre Montoya e a CGR para a categoria estadunidense foi anunciado hoje. E dá muito o que pensar, porque pode ser que essa saída do sul-americano também signifique que ele não correrá mais pela equipe na futura United Sports Car Racing onde, convenhamos, sua experiência seria muito útil.

Porém, o colombiano sempre foi alvo de críticas enquanto piloto da Nascar. A maioria delas dizia respeito à sua propensão ao sobrepeso. Frequentemente, nas redes sociais, o público fã de automobilismo ironizava chamando a hora sagrada da refeição de #MomentoMontoya – e o piloto dava bastante munição. Várias vezes, ele tuitou elogiando a carne da churrascaria brasileira Fogo de Chão, que tem filiais nos EUA em vários estados.

Com a vaga aberta e a saída de JPM do #42 – que continua com o patrocínio da cadeia de lojas Target, surgem candidatos especulados pela imprensa internacional: a revelação da Nationwide Series Kyle Larson é um bom nome. Veteranos como Kurt Busch e Ryan Newman também estão cotados.

 

Comentários

  • esta categoria e’ para americanos ,nunca havera um piloto estrangeiro ganhar um campeonato na nascar e se um dia alguem chegar perto disso nao acaba a corrida com certeza!!!!! e tem gente que ainda continua teintando esse sonho inatingivel que somente eles terao !!!! sorry !!

  • Vc diz que ele provavelmente estará fora da NASCAR se estiver fora da CGR. Vc acha que nenhuma outra equipe possa se interessar pelo colombiano??

  • Torço muito pelo Montoya. Quando teve uma equipe um pouco mais competitiva em 2009, brigou pelo campeonato até a 5ª prova do Chase mais ou menos. Acho que o excesso de resultados negativos desde então acabaram por azedar essa parceria. Por outro lado, o Chip Gana$$i está perdendo um baita piloto de circuitos mistos que ele poderia utilizar, caso fosse de interesse do Montoya, na USCR. Espero que o Montoya venha para o lado do Endurance. Sim ele é gordo (como eu), mas anda demais.

  • Apesar dos resultados modestos desde 2006, gosto do Montoya…acho que errou ao entrar diretamente na Sprint Cup, sem o aprendizado da Truck e Nationwide…seria muito bom vê-lo em ação no novo USCR, por uma outra equipe com DP, ou até mesmo com P2. Pelo que guiou nas 24h de Daytona neste ano, ele provou que é mais que habilitado para o posto.

  • Kyle Larson é piloto em desenvolvimento da Ganassi. Muito provavelmente, assumiria a vaga, ou de Jammie McMurray ou de Montoya. Ou até poderia ter um 3º carro mantendo Montoya e McMurray. Pelo jeito, Ganassi optou por redução de custos de sua equipe na NASCAR despachando Montoya.

  • Uma má notícia. Mesmo acima do peso e com seus resultados não sendo assim, uma maravilha, não vejo justificativas para mandarem o cara embora. Quantos têm estas mesmas “qualidades” na Nascar? E mais, há quantos anos?

    Tem coisa aí.

  • Vi em um site americano, postado no Facebook que ele estaria voltando para a Indy, mas com todo aquele peso, poderia se queimar como o Schumacher e seu retorno à F1, tem alguma base verdadeira nisso?

  • Convenhamos, Montoya pediu! Faltaram resultados, e era bastante frequente vermos o carro da Target no fundo do pelotão, brigando gloriosamente com feras como Landon Cassil ou aposentados como Jeff Burton.

  • O Montoya vai estrear hoje pelo Vasquinho… Putz… perco os amigos mas não perco a piada!!! Falando sério agora, O Montoya arruma uma vaguinha em algum lugar logo logo!

  • Caramba!!! E na Sprint eu torcia justamente por ele! Putz, queria vê-lo continuar na categoria… o cara tava pilotando bem nessas últimas corridas! E a USCR vai ser pouco pra ele, ainda mais tendo q se contentar em correr no máximo com LMP2…

  • Matar estava aqui com meus culhões pensando .Essa Saída do Montoya erra uma questão de tempo. O que impedia a saída do colombiano talvez seria a falta de opção de um piloto rápido e experiente no mercado. De repente um Ryan Newman desemprega , e mais que obvia que a opção que a CGR estava procurando e um excelente nome para assumir o Target 42 .Então Adios …Montoya . Talvez ( eu não acredito ) Newman poderia assumir o 29 da RCR , mas creio que essa vaga e quase 100% do Kurt Busch .

  • Uma pena. Assistia justamente para ver o colombiano, um dos poucos remanescentes da pilotagem agressiva, as vezes sem juízo. No entanto, havia lido no começo do ano que uns dos pilotos da Ganassi perderia o emprego, para ascenção do Larson, acabou que sobrou para Montoya, que embora seja para mim um excepcional piloto, acumulou muito azar deste o ano passado. Outro detalhe, a salientar também que sua equipe não é top, e com tantos carros com bons equipamentos, seria díficil se destacar, exceção aos circuitos com características de misto, ou os próprios mistos. Entretanto hoje acredito na chegada do Kurt Busch. Abraços a todos.

  • Faz uns tres anos que o Ganassi tá ameaçando mandar ele e Mcmurray embora.Acho que até demorou em faze-lo.Se bobear terá mais uma vaga na equipe sobrando no fim do ano.