Piquet, 61

brabham_bt52_1983_photos_1RIO DE JANEIRO – Para lembrar de mais um aniversário do tricampeão mundial Nelson Piquet, que hoje completa 61 anos, a foto dele a bordo de um dos carros mais bonitos de todos os tempos da Fórmula 1: a Brabham BT52B BMW, cujo motor atingia incríveis 1000 HP de potência nos treinos de classificação.

Nelsão venceu com esse carro o Mundial de 1983, derrotando todos os franceses que guiavam em carros de ponta – leia-se Alain Prost (Renault), René Arnoux e Patrick Tambay (Ferrari). No fim do ano, fez 22 de 27 pontos possíveis, passou Arnoux e Prost na classificação e poderia ter ganho as três últimas corridas se quisesse, mas na África do Sul, como todo mundo sabe, tirou o pé para Riccardo Patrese ganhar.

Uma conquista que, aliás, o blog vai relembrar etapa por etapa, porque Piquet merece. Ele nunca ligou para homenagens, eu sei. Mas entre seus fãs e quem reconhece seu talento, poucos hão de discordar que vimos um dos mais técnicos e inteligentes pilotos de seu tempo – talvez o maior acertador de carros que o automobilismo já conheceu.

Parabéns, Piquet! E obrigado por tudo, sempre!

 

Comentários

  • Sou fã do que Nelson Piquet fez nas pistas. Por causa dele me apaixonei por automobilismo. Para mim sempre será o maior de todos.

    Sobre carros belos, todos os Brabham que usou eram lindos, do BT46 ao BT54. Mas os mais lindos de todos foram o BT49, BT52B e, principalmente, BT50.

    Aliás, Rodrigo, conhece alguém que venda a miniatura do BT52B em escala 1:18 da Minichamps a um preço honesto? Já achei alguns que vendem por absurdos mil reais!!!

  • Resumo perfeito.
    “”””””Mas entre seus fãs e quem reconhece seu talento, poucos hão de discordar que vimos um dos mais técnicos e inteligentes pilotos de seu tempo – talvez o maior acertador de carros que o automobilismo já conheceu.””””

    Vc tem toda a razão…. maior acertador de carros que o automobilismo conheceu…
    Digo que o mundo “”reconheceu como tal”””

    Parabéns, Piquet! E obrigado por tudo, sempre….
    É isso!! Falar mais o que???? O cara é mesmo o melhor e pronto….

  • Foi nessa temporada de 1983 que Gordon Murray e Piquet inovaram e lançaram o reabastecimento, o regulamento era omisso nisso e todos largavam de tanque cheio. Piquet largava com meio tanque e pneus mais macios, mais leve e com mais aderência, abria vantagem suficiente para voltar na ponta após a parada única. As outras equipes demoraram 3 corridas para usar a novidade, tinha de modificar o chassis , bocal e tanque. Aí, um abraço, Piquet já tinha pontuação para poder administrar e ser campeão.

    • O Brabham-BMW BT 52 foi o primeiro F1 a ser campeão com motor turbo, que era baseado num bloco de série, 4 cilindros em linha, feito em ferro fundido e usava uma imensa turbina.

      • Quis dizer o primeiro piloto campeão de F1 com motor turbo, pois a Ferrari já tinha ganho em 1982 o mundial de construtores dom seu V6 biturbo, f

    • A introdução do do reabastecimento se deu em 82, salvo engano, no GP da Áustria. O Carro era o BT50, o primeiro da equipe a usar o motor turbo da BMW.

  • Esse carro começou o ano branco e azul, como as Brabhams de anos anteriores, e salvo engano , no GP da Inglaterra ele adotou esse novo layout azul e branco , lindíssimo , completando o contraste com o capacete da gota vermelha , personalíssimo.Ha…, a musiquinha tema da vitória começou no GP Brasil quando Piquet venceu.Foi uma temporada fantástica com belos carros como os Lotus, e os Tyrrels.A F1 ja foi muito boa de pilotos e muito mais criativa, ao contrário da uniformidade rasa de hoje.

    • É verdade. E não foi uma mera mudança de pintura ao estilo “negativo” com a inversão das cores. Foi feita uma extensa atualização do monoposto, quando passou a ser denominado BT53B.

      Mas o que mais chama atenção nesses carros é o mistério sobre a potencia que o motor produzia. Piquet disse que o dinamômetro “só” conseguia medir 1.200cv. Tem gente que fala em insanos 1.600 cv. Está aí uma coisa que gostaria de ter certeza.

  • Piquet sempre foi e será o cara. Eu gostava do Ayrton, mas para mim o Piquet era melhor, para mim, deixei isso bem claro. Comecei a acompanhar a F1 quando moleque, no início da década de 80, e claro, o Piquet era um dos melhores senão o melhor piloto na ocasião. Sempre ouvia meu pai falar que ele acertava os carros que andava, passando horas nos boxes após os treinos (meu pai era louco por F1). Isso sem falar na personalidade do cara… impagável! Piquet não tinha e ainda não tem “papas na língua”, e gente assim na F1 faz um bom tempo que não aparece…

  • Para mim foi a melhor temporada da F-1 que já acompanhei. Se os dirigentes da F-1 querem(?) melhorar a categoria, que dêem uma olhada no regulamento da temporada de 1983. simplesmente fantástica.