Ponto de ônibus (5)

3443212860_fe6eab0ca2RIO DE JANEIRO – Mais uma viagem ao tempo patrocinada pelo blog: ônibus com carroceria Cirb e chassi e motor Mercedes-Benz, em 1970, da linha 123 (Praça Mauá-Jardim de Alah) na Avenida Rio Branco. Reparem na placa com seis números e na capelinha que identifica o número da linha. Atrás, um ônibus da CTC com a sugestiva linha 171, que ligava a Rodoviária Novo Rio a Botafogo, nas imediações do Cemitério São João Baptista.

A empresa concessionária da linha era a Castelo Auto Ônibus, prefixo 21500, que tinha grande parte das linhas que hoje pertencem à Real Auto Ônibus, que comprou-a.

Foto do vastíssimo acervo do blog Cia. de Ônibus

 

Comentários

  • Excelentes esses posts sobre os ônibus, pura nostalgia.
    Outro detalhe legal eram as pinturas das carrocerias aqui do município do Rio, cada empresa tinha sua e que agora a nossa inteligentíssima prefeitura resolveu acabar, deixando os ônibus em grande parte cinzas com um ou outro detalhe colorido, enfim, todos estão praticamente iguais, nossos ônibus perderam esse visual que os diferenciava.
    Rodrigo, não esquece de postar alguns ônibus da CTC, que próxima de sua extinção tinham alguns coletivos em péssimo estado de conservação, mas tinham alguns Volvos maneiros, principalmente da linha 999 que faziam a linha Castelo-Charitas.

  • Caramba, eu ANDEI MUITO NESSE ONIBUS !!! Entre 65 e 72 eu morava em Copacabana e estudava no Colegio São Bento, na Praça Mauá, e ia e voltava todo dia de 123 – Praça Mauá-Jardim de Allah. A gente conhecia todos os onibus pelo final do numeral (esse era o 15), e até alguns motoristas. O melhor “carro” era o 23, novinho em folha e guiado pelo “Aranha” (eram sempre os mesmos 2 motoristas em cada onibus, trocando turno). Outro motorista gente finissima era o “Urubu”, que guiava o 13, um Mercedes monobloco, já meio velhinho e o unico da frota.
    Quando a gente dava a sorte de pegar, na hora do almoço (pouco transito), o Aranha, ficavamos enchendo o saco pra ele acelerar tudo no aterro: o onibus ia a 95 km/h no retão do aterro, era o onibus que mais andava. O Aranha sentava a mamona, e passava todos os outros onibus das outras linhas no aterro, o que pra nós, era uma vitoria !!! Só faltava a bandeirada….
    Teve um ano que, no ultimo dia de aula, o pessoal da empresa colocou um onibus exclusivo para os alunos do colegio, todo mundo viajou de graça, viagem “expressa” Praça Máua até a Barata Ribeiro em Copacabana, só parava no ponto pra os alunos saltarem. E foi no 23, com o Aranha dirigindo ! Legal pra caramba !!!.
    Obrigado Rodrigo pro ter me feito lembrar disso.

    Antonio Seabra