Porsche no WEC: sobram nomes, faltam vagas

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RIO DE JANEIRO – A Porsche, como muita gente já sabe, fará o seu regresso aos Esporte Protótipos no Mundial de Endurance (WEC) em 2014, com um LMP1 híbrido-gasolina. Quatro dos seis pilotos que devem compor os trios titulares já foram confirmados. Primeiro, a marca do cavalinho de Stuttgart anunciou Timo Bernhard e Romain Dumas. Depois, surpreenderam ao chamar o suíço Neel Jani. E o quarto nome, pondo fim a uma especulação que vinha desde abril, é o de Mark Webber, que deixa finalmente a Fórmula 1.

Isto posto, circula pela imprensa especializada o seguinte: a Porsche vai com dois carros no WEC ano que vem a tempo pleno e pretende ter um terceiro para Le Mans e talvez Spa ou Silverstone, isto se o circuito britânico permanecer no calendário do campeonato em 2014. Teoricamente com cinco vagas à disposição, o construtor alemão tem um plantel de nomes com que pode contar ou negociar para todo um ano ou apenas para um punhado de corridas.

Um nome muito forte nessa especulação toda é o de Jean-Karl Vernay, hoje na equipe IMSA Performance Matmut, que disputa o WEC na classe LMGTE-AM. É um piloto jovem, já vinculado à montadora e que por um triz não fez parte do campeonato pela Peugeot, que de última hora abandonou a competição antes do anúncio oficial dos inscritos, ano passado. Mas há outros pilotos com peso e experiência, feito o também francês Olivier Pla, que já mostrou o que vale a bordo dos carros da Quifel-ASM e da OAK Racing e até mesmo o alemão Nick Heidfeld pode ser sondado para assumir uma vaga de piloto titular.

Outros quatro pilotos também podem entrar na dança, feito o britânico Mike Conway, que neste ano se divide entre Fórmula Indy e WEC; o francês Fréderic Makowiecki, piloto da Aston Martin no WEC e da Honda no Super GT e até a dupla da Muscle Milk Pickett Racing na American Le Mans Series, formada por Lucas Luhr e Klaus Graf.

Porém, não custa nada lembrar que a própria Porsche tem, dentro de sua própria “casa”, pilotos que podem custar baratinho e transformar a parceria em uma ótima relação custo-benefício, feito o francês Patrick Pilet, o britânico Nick Tandy e o alemão Marco Holzer. Todos já mostraram qualidades e estão prontos para o que der e vier. Se não forem aproveitados no programa da LMP1 para o WEC, existe a chance de conduzir o 911 (991) GT3-RSR nas competições de Grã-Turismo.

Cartas na mesa. E aí, quem vocês acham que a Porsche confirma para 2014?

Comentários

  • Heidfeld e Vernay, a equipe priorizará pilotos com resultados tanto em endurance, quanto em monopostos, dai o “gelo” em alguns de seus atuais contratados, que devem continuar oficialmente nos Gts.

    Luhr e Graf só se a Muscle Milk entrar como equipe cliente em 2015, correndo as etapas de Spa, Le Mans e Austin.

    Falta a vaga para um reserva, olho em Marco Bonanoni (atual reserva na Audi, se não me engano), Holzer ou algum integrante do programa de jovens pilotos da marca, mas que tenha um passado recente e ganhador em monopostos.

    Uma boa pedida seria o polonês Kuba Giermaziak, que tem andando de Porsche Cup, Adac Gt e tem alguns bons resultados de Formula 3.

  • E a audi? Vai continuar forte ano que vem e brigar de frente com a Porsche? Mauricio, sugiro um post no seu blog para a classe LMP1 no próximo ano que ao que parece estará mais encorpada, com informações de equipes que estão se preparando e montando seu “brinquedinho”. Abraço.

  • Eu acho que deveria ter um piloto brasileiro com mais experiência em corridas de Esporte-Protótipos como o Christian Fittipaldi, que corre atualmente na Rolex Sports Car Series, e que já inclisive participou das 24 Horas de Le Mans em 2006 pilotando um Saleen S7-R, e participou de algumas corridas da ALMS algus anos atrás, ou o Ricardo Zonta que pilotou para a Peugeot em 2008, e quem sabe Bruno Senna, que disputou a classe LMP1 em 2009, oque acha disso caro Rodrigo?

  • Eu pelo menos acho que deveriam dar uma chance ao Mike Conway e para o Olivier Pla que mostraram ser ótimos pilotos na LMP2 e vamos e merecem uma chance de irem pra LMP1 mostrarem se podem fazer um excelente trabalho. Alias, já se sabe qual equipe irá dar apoio a Porsche ? Ano que vem o Autodromo de Interlagos vai fechar mais cedo por causa das reformas e vai acabar pegando o período que o FIA WEC irá fazer suas corridas no território. Existe alguma chance, mesmo que remota do FIA WEC abrir o campeonato no mês de Março ou Abril em Interlagos ?

  • Rodrigo, será que com a entrada na LMP1, será que a Porsche manterá o time oficial na LMGTE com o 991 que está rendendo muito bem esse ano com direito a triunfo em La Sarthe… ou talvez forneça exemplares do 991 para equipes independentes como a Manthey que sempre honrou muito bem a marca de Stuttgart…

  • Na minha opinião a Porsche deveria ter as seguinte trincas:
    Timo Benhardt/Romain Dumas/Patrick Long
    Marco Holzer/Richard Lietz/Marc Lieb
    Jorg Bergemeister/Lucas Luhr/Patrick Pillet

  • Torço por Heidfeld na Porsche.

    Nick é muito melhor do que muita gente pensa,vai acrescentar muito a Porsche.

    mas ainda sonho com um retorno do Heidfeld a F1,mas é mera torcida minha.