Um novo motor diesel para o WEC?

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RIO DE JANEIRO – A partir de 2014, a Audi poderá não estar sozinha no desenvolvimento de propulsores movidos a diesel no World Endurance Championship (WEC). De acordo com matéria assinada por Filippo Zanier no site Italiaracing.net, a Mecachrome, cujo passado sempre esteve ligado à Renault no automobilismo, desenvolve um motor V10 biturbo de 5,5 litros para clientes particulares na divisão LMP1.

De acordo com o texto, o motor poderá debitar até 700 HP de potência, trabalhando inclusive com o uso de sistemas híbridos de recuperação de energia. Mas não deixa de ser intrigante o seguinte: o número de equipes particulares na principal classe de protótipos já não é dos melhores e neste ano vimos a debandada da Strakka e a diluição do interesse da Rebellion em detrimento do desenvolvimento de um novo protótipo, algo perfeitamente justificável. Em tempos de crise, quem irá investir com os franceses neste projeto e no desenvolvimento de um motor LMP1 turbodiesel para clientes?

Uma equação difícil de resolver, não é mesmo?

Comentários

  • Me vejo o brigado a acreditar que é mais um balão de ensaio, infelizmente. De concreto para a P1 ano que vem temos o que? Audi, Rebellion, Toyota e Porsche?

    Quanto aos outros anúncios e rumores, acho muito difícil, todo mundo precisa de dinheiro para tanto, e, convenhamos, não tá fácil pra ninguém.

    • Pois é. O que se sabe de concreto é que teremos três times oficiais em 2013, mais a Rebellion. A Dome está fazendo seu LMP1, a OAK Racing também e a ADESS AG, da Alemanha, desenvolve um outro projeto. A Honda vem por enquanto só com motores. A coisa não anda mesmo fácil pra todo mundo. Vai ver a Mecachrome está pondo a vara na água pra alguém morder a isca.

      • Tem aquele construtor franco-inglês também, a Perrinn.

        Interessante a quantidade de parceiros da Renault que tem apostado no endurance – Nissan, Caterham e, agora, Mecachrome. Poderia ser esse o caminho?

        Infelizmente, hoje temos muito projetos e poucos fundos, quem sabe daqui a algum tempo com o campeonato mais em voga as coisas não começam a andar?

  • Correr de LMP1 com time privado não tem demonstrado muito interesse do pessoal. Eu também não gostaria. Já entra sabendo que vai perder e gasta-se muito. Mesmo com pontuação separada e tudo, não tá legal.

    Acho que a Stakka só volta em outra classe para 2014. Se voltar.

    Vai ser difícil essa Mecachrome vender motor pro ano que vem. Como foi dito, não há muitos clientes na praça.

  • Gostaria da opinião do Rodrigo sobre o assunto, mas eu acho que o que afasta o interesse de times privados – e até de outras montadoras – da LMP1 são as mudanças constantes de regulamento.

    Se a gente levar em conta que um projeto vencedor para a categoria leva, em média, uns três anos para ser consolidado (Audi e Peugeot mostram isso) fica difícil encorajar outros grupos a participar se ninguém consegue garantir o regulamento por muito tempo.

    Caso da Toyota, que entrou no ano passado, melhorou nesse ano, mas em 2014, vai ter que reaprender muita coisa, porque o regulamento será outro.