Um novo motor diesel para o WEC?
RIO DE JANEIRO – A partir de 2014, a Audi poderá não estar sozinha no desenvolvimento de propulsores movidos a diesel no World Endurance Championship (WEC). De acordo com matéria assinada por Filippo Zanier no site Italiaracing.net, a Mecachrome, cujo passado sempre esteve ligado à Renault no automobilismo, desenvolve um motor V10 biturbo de 5,5 litros para clientes particulares na divisão LMP1.
De acordo com o texto, o motor poderá debitar até 700 HP de potência, trabalhando inclusive com o uso de sistemas híbridos de recuperação de energia. Mas não deixa de ser intrigante o seguinte: o número de equipes particulares na principal classe de protótipos já não é dos melhores e neste ano vimos a debandada da Strakka e a diluição do interesse da Rebellion em detrimento do desenvolvimento de um novo protótipo, algo perfeitamente justificável. Em tempos de crise, quem irá investir com os franceses neste projeto e no desenvolvimento de um motor LMP1 turbodiesel para clientes?
Uma equação difícil de resolver, não é mesmo?
Me vejo o brigado a acreditar que é mais um balão de ensaio, infelizmente. De concreto para a P1 ano que vem temos o que? Audi, Rebellion, Toyota e Porsche?
Quanto aos outros anúncios e rumores, acho muito difícil, todo mundo precisa de dinheiro para tanto, e, convenhamos, não tá fácil pra ninguém.
Pois é. O que se sabe de concreto é que teremos três times oficiais em 2013, mais a Rebellion. A Dome está fazendo seu LMP1, a OAK Racing também e a ADESS AG, da Alemanha, desenvolve um outro projeto. A Honda vem por enquanto só com motores. A coisa não anda mesmo fácil pra todo mundo. Vai ver a Mecachrome está pondo a vara na água pra alguém morder a isca.
Tem aquele construtor franco-inglês também, a Perrinn.
Interessante a quantidade de parceiros da Renault que tem apostado no endurance – Nissan, Caterham e, agora, Mecachrome. Poderia ser esse o caminho?
Infelizmente, hoje temos muito projetos e poucos fundos, quem sabe daqui a algum tempo com o campeonato mais em voga as coisas não começam a andar?
Correr de LMP1 com time privado não tem demonstrado muito interesse do pessoal. Eu também não gostaria. Já entra sabendo que vai perder e gasta-se muito. Mesmo com pontuação separada e tudo, não tá legal.
Acho que a Stakka só volta em outra classe para 2014. Se voltar.
Vai ser difícil essa Mecachrome vender motor pro ano que vem. Como foi dito, não há muitos clientes na praça.
Gostaria da opinião do Rodrigo sobre o assunto, mas eu acho que o que afasta o interesse de times privados – e até de outras montadoras – da LMP1 são as mudanças constantes de regulamento.
Se a gente levar em conta que um projeto vencedor para a categoria leva, em média, uns três anos para ser consolidado (Audi e Peugeot mostram isso) fica difícil encorajar outros grupos a participar se ninguém consegue garantir o regulamento por muito tempo.
Caso da Toyota, que entrou no ano passado, melhorou nesse ano, mas em 2014, vai ter que reaprender muita coisa, porque o regulamento será outro.