Um Porsche com jeito de Audi

PorscheLMP1_102

RIO DE JANEIRO – Alguém surpreso? Pois a Porsche não fez mais segredo e trouxe a público algumas fotos do “seu” protótipo LMP1 para 2014 no Mundial de Endurance. Quando digo “seu” é porque o carro, por mais que tenha o trem de força do cavalinho empinado de Stuttgart, movido a gasolina e com sistema híbrido, lembra muito o Audi R18 e-tron quattro, principalmente na seção dianteira.

PorscheLMP1_100

Muito embora o carro, que já está em fase de testes e desenvolvimento, tenha sido fotografado com esta camuflagem que o decora, é impossível não perceber que existe uma enorme semelhança estética e aerodinâmica entre o modelo de Ingolstadt e o carro que virá à luz ano que vem sob a marca da Porsche. Também pudera: as duas são do mesmo grupo, o Volkswagen Auto Group (VAG). Vocês esperavam algo diferente?

Alemão pode ser tudo. Menos burro.

Comentários

  • É obvio que o Audi e-tron vai sambar dentro de poucos anos. Não há lógica nenhuma em manter as duas marcas no WEC ao mesmo tempo. E quem vai dançar vai ser a Audi. Espero que a Audi vá para a F1. Aos poucos parece que a VW vai neste sentido. Seriam 3 marcas do grupo em 3 categorias diferentes do topo da FIA. A F1, o WEC e o WRC. Espero que aconteça assim.

  • Eu penso que a Audi podia se dedicar em fazer o Audi R8 LMS ultra em um carro GTE e tentar fazer sucesso na LMGTE-Pro como fez todos esses anos na LMP1, mas acho dificil eles sairem da LMP1 pois apesar de serem do mesmo grupo. É cada um no seu quadrado e não acho que a Audi largaria o endurance depois de todos esses anos que venceram Le Mans com todos os meritos e sem nenuma picaretagem.

  • Rodrigo, honestamente, acho que os carros seriam parecidos de qualquer forma. O que manda aí é a aerodinâmica, não o fato de ambas as marcas pertencerem ao mesmo grupo. O ar que passa no carro da Audi é mesmo que passa pelo carro da Porsche.

  • É parecido, mas não idêntico. Basta lembrar que o Lotus T128, que também segue a mesma filosofia de design e foi criado por uma empresa independente.

    Eu acho é que a Porsche teve acesso ao projeto do R18 no momento em que começou o seu projeto de LMP1, sendo assim, não teve que partir do zero.

    Não acredito que o carro será o mesmo e as mudanças serão só no drive train, e sim que foi decidido que não seria muito sensato começar um projeto novo fechando os olhos para outro já existente e vitorioso.

    Pelo menos para os próximos anos as 2 marcas continuam, a novidade será a entrada da Audi na United Sports (ALMS + Grand Am), isso se a Nascar não decidir usar de vez as especificações DTM/Super GT já em 2015.

      • Acho que só muda se as marcas americanas aderirem ao mesmo tipo de carro DTM/Super GT. Nunca acreditei é que a aproximação com o DTM tem como objetivo um campeonato paralelo, eles tão é de olho em uma alternativa para o imbróglio DP/P2/Delta Wing.

    • O boato na verdade é outro. Parece que houve contato entre a Audi e a Indy, visando fornecer motores. A Indy quer uma terceira marca, preferencialmente européia, para substituir o fiasco da Lotus. E a Audi quer voltar às competições nos EUA, devido a importância daquele mercado.

      • O negócio da Audi nos EUA foi, ao que consta, com a United Sports Car Racing, onde a marca forneceria motores para os Daytona Prototypes do certame.

  • um dirigente da porsche disse a um tempo atras que preferia ver audi e porsche construirem um carro junto do que competirem entre si. segundo ele nao seria divertido caso isso acontecesse. mas resaltou tambem que a vw teria obviamente mais chances de ganhar caso ambas marcas construissem seus carros separados. e ai Rodrigo, vc no lugar da vw, faria o que nesse caso ?

  • Espero torcer que a marca dos quatro anéis continue nas pistas, principalmente no endurance por um muito tempo, quanto mais rivais para a Audi, melhor..