Ah, as voltas que o mundo dá…

960152_674786885867600_552251258_nRIO DE JANEIRO – A polêmica carona de Fernando Alonso a Mark Webber em Cingapura, após a corrida da Fórmula 1 no último fim de semana continua dando pano pra manga. Todo mundo lembrou, é claro, do carreto triplo de Nelson Piquet a Stefan Johansson, René Arnoux e Philippe Alliot no GP do México em 1986 e a histórica forcinha de Nigel Mansell a Ayrton Senna, num GP da Inglaterra nos anos 90.

Um dos que condenou a atitude da dupla Alonso-Webber foi Derek Warwick, o comissário-piloto que atuou junto aos homens da FIA que puniram o australiano da Red Bull com a perda de 10 posições no GP da Coreia do Sul, posto que Mark acumulou a terceira advertência em seu prontuário.

Muito bem: sabem quem é o piloto que está sendo levado de carona na foto acima, lá por 1987/1988?

Pois é, gente… é o mesmo Derek Warwick, que guiava na Arrows naquela época e aceitou uma carona de Gerhard Berger, piloto da Ferrari.

Se alegaram perigo no que Alonso fez com o australiano, nos anos 80 isso aí da foto era o que, então?

Pura hipocrisia…

 

Comentários

  • Sim, também tive a mesma opinião à punição de Webber. Mas, ele acumulou três advertências. O que, pelas regras, se converte na perda de 10 posições mesmo.

    Agora, vendo o vídeo de como e onde o Alonso parou para resgatar o amigo… Poderia sim, ter dado uma merda federal. Por mais que eu goste as caronas, que as ache legais e tudo o mais, achei justo o puxão de orelhas.

  • Acho que estou careta rsrsrs, mas a FIA não errou. Ok se no passado o Warwick fez isso, mas hoje não pode. A F1 aprende com os erros. Pilotos que morreram queimados, depois das tragédias, os tanques que eram nas laterais dos carros, foram reposicionados. O Senna morreu, e os cockpits hoje são mais altos e protegem mais a cabeça dos pilotos. Não precisamos que alguém caia e morre numa carona dessas.
    Plasticamente é legal, eu gosto, mas hoje não dá. Há dois vídeos na internet que mostram esse caso com detalhes. O primeiro mostra que a parada do Alonso para pegar o Webber foi totalmente irresponsável, e o segundo vídeo, mostra a tal carona a mais de 100 km/h.
    Não dá. Hoje, não pode. Já chega os que morreram para que algo mudasse. É um esporte de risco, mas se um cara age como o Webber, e não é impedido por alguém da FIA, no caso, o fiscal de pista, em caso de acidente o buraco é mais embaixo, e, “Tio Bernie” não vai segurar essa não…

  • Sei que procedimento não se discute, se cumpre. Mas é verdade que cenas como a carona de Alonso a Webber são legais de se ver. Espero que isto aconteça sempre. De vez em quando é bom afrontar convenções estúpidas.

    • Não concordo com o termo “convenções estúpidas”. As cenas são sim, legais de se ver (como bem lembrou o Maurício Filho). Mas, a segurança em primeiro lugar. Se o Rosberg ou o Hamilton não conseguissem desviar do carro e/ou do Webber, poderíamos ter um acidente semelhante ao do Tom Pryce…

      E não, não acho que essa comparação seja um exagero. Por mais que a velocidade fosse MUITO menor e as condições gerais também. Podia sim, ter dado merda. Isso que eu quis dizer.

      • Respeito sua opinião, Jaime, mas são sim, ao meu ver, convenções estúpidas. Concordo que Alonso parou o carro em um ponto perigoso da pista, mas nunca aconteceram mortes nestas situações. O acidente de Tom Pryce não tem nada a ver, foi uma outra situação: fiscal jovem, despreparado… deu no que deu.

        Amo a Formula 1, mas está enchendo o saco com comissários que fizeram o diabo no passado e agora querem ser corretos. A Fórmula 1 se tornou um esporte politicamente correto e estupidamente chato por conta desses protocolos e convenções, é fato. Certas coisas bem que poderiam se abolidas. A “carona” é uma delas. É apenas meu ponto de vista. Um abraço!

      • Valeu amigo. Entendo o seu posicionamento e até concordo com ele, em partes. Algumas punições são ridículas, chatas e totalmente sem sentido.

        E só lembrando que, caronas não são proibidas pelo regulamento atual.

        Abs

  • Não há nada de hipocrisia. A carona dada ao Warwick ocorreu em outra época, quando a segurança ainda não era tão importante como hoje. E passados tantos anos, isso não significa que ele (Warwick) não pense diferente hoje. Além disso, vale lembrar que a punição ao Webber não foi pela carona em si (que, convenhamos, é algo perigoso demais), e sim pelo fato de ter se colocado em uma situação de risco e de ter cometido uma infração pela terceira vez nesta temporada. Portanto, a FIA acertou.

  • Prezado Rodrigo Mattar,
    a sociedade atual vive um tempo politicamente correto ao extremo da ortodoxia, o que a torna fundamentalista, persecutória, intolerante e… chata.
    Abs

  • Apenas uma pergunta: nessa ocasião já era proibida a carona? Se era, o Warwick tá errado em punir o Webber. Se não era e hoje a FIA proíbe, ele agiu certo em dar a ADVERTÊNCIA, que virou punição pois já haviam outras duas.

  • rodrigo, imagino que com esse estimulo talvez possa lembrar, que no brasil apos uma prova de formula ford por volta de 1991 em guapore se nao me engano, um piloto nosso morreu apos cair numa carona dessas… consegue lembrar?!

  • igor gomes o piloto que morreu em 91 foi em taruma não guapore a prova e foi o jose cesar saad, ele tava de carona e caiu e bateu a cabeça e morreu na hora

  • Não acho que foi hipocrisia do Warwick,o video mostra Webber quase sendo atropelado por uma das Mercedes(tá no site do Benicio Viana,JC Speedway),faltou pouco mesmo pra ter dado uma baita duma merda federal a maneira como o Webber entrou na pista pra pegar a carona com o Alonso.

    Imagina se fosse Vettel ao invés de uma das Mercedes que estivesse passando quando o Webber atravessou imprudentemente na pista?

    acho que Vettel passava o carro por cima do Webber…

    Escancarei um pouco do meu lado negro e ruim. rs.

  • O da foto aí é perigo também. Os tempos mudam. Em Roma tinha corrida de bigas com vale tudo, sangue, roda com roda, valia atropelamento, etc. No século XXI já não vale mais nada disso. As corridas perderam toda a emoção mesmo. Não entendo essa comparação com o passado. Se Warwick pegou carona, agora tinha que aliviar. Se Warwick tivesse matado alguém, agora alguém tinha que matar também? Estranho essa obscessão com cenas de uma F1 que matava 2 pilotos por ano em média. Na verdade essa cena de Warwick é de um pouco mais para frente no tempo, mas… A nostalgia é ótimo. Eu também sou louco pelos anos 80, mas há limites pra tudo. O que está errado tem que ser corrigido. Evolui gente.

  • Rodrigo, em Taruma um piloto na F Ford, Cesar Saade morreu ao cair de uma carona dessas. Se nao me engano, no seu antigo blog Saco de Gatos, voce postou algo a respeito, mas nao encontro.