AsLMS: OAK conquista pole em Fuji
RIO DE JANEIRO – O chinês Cong Fu Cheng levou o Morgan #24 da OAK Racing à pole position para a 2ª etapa do Asian Le Mans Series, que se realiza na madrugada deste sábado (pelo horário de Brasília, claro) no circuito japonês Fuji International Speedway.
Escalado para qualificar o carro do time de Jacques Nicolet, o piloto marcou 1’34″253 em sua volta mais rápida no treino oficial. E não foi fácil superar o #18 da KCMG, pois Richard Bradley, no carro do time de Hong Kong, virou em 1’34″311. Apenas 0″058 separando os dois primeiros do grid, portanto.
Para nenhuma surpresa, os Super GT da classe GT300 foram muito rápidos no treino classificatório, após a boa performance nas sessões livres. Os dois Honda CR-Z com sistemas híbridos foram os melhores entre os bólidos da subclasse, que terá pontuação em separado e válida pelo Campeonato Japonês.
O #16 de Hideki Mutoh/Yukhi Nakayama, do Team Mugen, abre a segunda fila, seguido do #55 de Takashi Kobayashi/Shinichi Takagi/Tomoku Nojiri. O Subaru BRZ de Tetsuya Yamano/Kota Sasaki, após marcar o melhor tempo no primeiro treino livre, ficou com o terceiro tempo do grupo, seguido pela Mercedes de Katsuyuki Hiranaka/Björn Wirdheim e o Nissan de Tetsuji Tamanaka/Naoya Yamano.
Na LMGTC, o melhor dos carros inscritos foi o Aston Martin #007 da Craft Racing AMR. Richard Lyons superou por 0″207 o tempo do italiano Andrea Bertolini e levou a melhor, conquistando o 11º lugar geral do grid. O terceiro tempo da divisão foi do McLaren da AAI-RStrada, tripulado na sessão oficial por Tatsuya Tanigawa. Por fim, o solitário Ferrari F458 da classe LMGTE, com Akira Iida, ficou apenas na décima-sétima colocação.
Vamos ao grid:
1ª fila:
Cong Fu Cheng/David Cheng/Jeffrey Lee – Morgan Judd LMP2 – 1’34″253
Richard Bradley/Hiroshi Koizumi/James Winslow – Morgan Nissan LMP2 – 1’34″311
2ª fila:
Hideki Mutoh/Yukhi Nakayama – Honda CR-Z – 1’38″241
Shinichi Takagi/Takashi Kobayashi/Tomoku Nojiri – Honda CR-Z – 1’38″363
3ª fila:
Kota Sasaki/Tetsuya Yamano – Subaru BRZ – 1’38″528
Katsuyuki Hiranaka/Björn Wirdheim – Mercedes-Benz SLS AMG GT3 – 1’38″880
4ª fila:
Naoya Yamano/Tetsuji Tamanaka – Nissan GT-R Nismo GT3 – 1’38″936
Hiroki Katoh/Kazuho Takahashi – McLaren MP4-12C GT3 – 1’39″059
5ª fila:
Haruki Kurosawa/Tsubasa Kurosawa – Mercedes-Benz SLS AMG GT3 – 1’39″310
Takeshi Tsuchiya/Hironori Takeuchi/Motoyoshi Yashida – Mercedes-Benz SLS AMG GT3 – 1’39″471
6ª fila:
Richard Lyons/Frank Yu – Aston Martin Vantage V12 GT3 – 1’39″520
Andrea Bertolini/Steve Wyatt/Michele Rugolo – Ferrari F458 Italia GT3 – 1’39″727
7ª fila:
Naoki Yokomizo/Kyosuke Mineo – Porsche 911 (997) GT3 R – 1’39″778
Yuki Iwasaki/Igor Susskho/Kenji Kobayashi – Nissan GT-R GT3 Nismo – 1’40″112
8ª fila:
Tatsuya Tanigawa/Marco Seefried/Jun San Chen – McLaren MP4-12C GT3 – 1’40″181
Yasu Kikuchi/Morris Chen – McLaren MP4-12C GT3 – 1’41″237
9ª fila:
Akira Iida/Shinji Nakano/Shogo Mitsuyama – Ferrari F458 Italia – 1’41″399
Anthony Liu/Davide Rizzo/Massimiliano Wiser – Lamborghini Gallardo GT3 – 1’41″412
10ª fila:
Yuya Sakamoto/Akira Mizutani/You Yokomaku – Porsche 911 (997) GT3 R – 1’41″593
Akihiro Asai/Naoya Gamou – Porsche 996 GT300 – 1’43″799
Imaginem se os LMP2 abandonarem a prova, e um GT vencer a prova? Acho impossível mas coisas podem acontecer.