Briga nos tribunais?

RIO DE JANEIRO – Coisa feia à vista no automobilismo internacional. A Nissan deverá sofrer um processo muito em breve, por causa da semelhança do seu futuro protótipo ZEOD RC com motor elétrico em relação ao DeltaWing, segundo informam os colegas da revista Autoweek.

size_590_O_Nissan_ZEOD_RC

Desenhado por Ben Bowlby, o ZEOD tem clara inspiração no DeltaWing, que também foi projetado pelo engenheiro – a bem da verdade, para a Fórmula Indy, antes de ser aproveitado como protótipo com tecnologia alternativa. Não custa nada lembrar que a Nissan foi a principal apoiadora do projeto que hoje é tocado por Dr. Don Panoz, fundador da American Le Mans Series. Rompido o acordo, a Nissan decidiu fazer o seu próprio carro. E nasceu o ZEOD RC, com linhas parecidas com as da anterior criação de Ben Bowlby.

size_590_O_DeltaWing_Coupe

A Nissan tenta desconversar mas, por seu turno, reconhece realmente que o ZEOD RC é um carro bastante parecido com o DeltaWing. E como Don Panoz tem as patentes de desenvolvimento do seu projeto, ele pretende processar o construtor japonês por plágio.

Será que vamos ter briga nos tribunais? A ver.

Comentários

  • Sem sentido. Desde os primórdios do automobilismo as equipes usavam plataformas praticamente idênticas dos quais iam herdar e nele fazia seu próprio carro. Don Panoz precisa rever seus conceitos e aceitar que o projeto vai ser copiado por várias e várias marcas no decorrer dos anos, caso ainda insista o projeto nas pistas. O que se cria, se copia. Não tem jeito.

  • Se fosse assim, a Benetton deveria ter processado todas as outras equipes da F1 que adotaram o bico “Tubarão” em seus carros no começo dos anos 90? A mesma equipe, mas então chamada de Renault/Genii/Lotus também deveria ter acionado seus advogados ao descobrir que outras escuderias também estavam desenvolvendo seus escapamentos invertidos em 2011?

    A Audi deveria ter processado a Peugeot por também correr em Le Mans com motor diesel?

    Realmente, Panoz conseguiu gastar toda sua montanha de dinheiro e, agora, o que vier é lucro!

    • Ai discordo. porque neste caso a equipe de engenheiros criaram o carro da Shadow e a equipe é que detém o direito do carro. Se sairam para a Arrows o projeto era da Shadow e não dos engenheiros. Criar igualzinho, parece obvio, que não podiam, mas se o regulamente autorizava aquelas características técnicas, nada impede que outro projetistas criassem carros com aquelas características. No caso de Delta Wing, me parece que a Nissan é que é dona do conceito, e que sub contratou outra empresa para desenvolvê-lo. É como uma equipe de engenheiros terceirizada. Falta detalhes do contrato, mas acho que a Nissan não é boba. E, novamente, se o regulamento permite carros com aquela largura, distância entre eixos, altura, etc. os outros tem direito de projetar carros com as mesmas variáveis e a semelhança virá obrigatóriamente.

      • No caso do Delta Wing, o conceito é do engenheiro Ben Bowlby, que quis aplicá-lo na Fórmula Indy e não deu certo porque a Dallara foi a escolhida para o projeto do carro novo. A ideia do Delta Wing virar protótipo foi apoiada pela Nissan, que forneceu o motor. Ela não é propriamente dona do conceito. Tanto que, se fosse assim, o Delta Wing teria que ter sido extinto e o Ben Bowlby, que já não trabalha mais neste projeto, fez o ZEOD RC, claramente inspirado no Delta Wing. Inspirar-se num conceito não significa, necessariamente, plágio. A história citada da Arrows e da Shadow aconteceu porque parte do corpo técnico da escuderia de Don Nichols resolveu se bandear para uma nova escuderia e aí nasceu a Arrows. E foi comprovado o plágio naquela ocasião.

    • No caso do Shadow que foi copiado pela ARROWS, o projetista que mudou de emprego era Tony Southgate, o S da sigla ARROWS e teve bastante trabalho, pois teve que fazer projeto novo para a equipe poder correr, após decisão judicial.

  • A Nissan devia ter contratado uma empresa na China para projetar o ZEOD e aí não tinha chance alguma de processo em tribunal. Brincadeiras a parte, acho a questão ridícula. É a mesma coisa que dizer que ninguém mais podia desenhar carros, motos, bicicletas, etc. É obvio que um projeto foi influenciado pelo outro. Melhor dizendo, um projeto é a base de outro, mas primeiro acho que a Nissan deve ter garantido em contrato que o projeto de Delta Wing não era uma caixa fechada e que poderia criar versões deste carro no futuro ou pelo menos se influenciar deste. Acho que o conceito pertence a Nissan e mesmo assim a própria Nissan não tem como impedir que outras empresas criem carros de competição que se assemelhem com o Delta Wing. Caso contrário, serio o mesmo que terem patenteado todas as possibilidades de distância entre eixos, largura, comprimento, altura, ângulos, etc. Se a moda pega, vai haver uma espécie de revolução nos departamentos de design de produto das empresas. Seria uma implosão das empresas. Ficaria tudo limitado e ninguém fazia mais nada.