Chuva dá uma trégua e Audi faz melhor tempo em Austin

MOTORSPORT : FIA WEC WORLD ENDURANCE CHAMPIONSHIP 6 HOURS OF CIRCUIT OF THE AMERICAS ROUND 5 09/20-22/2013

RIO DE JANEIRO – Após uma sexta-feira tremendamente atribulada, com muita chuva no Circuit of The Americas (COTA), os carros do Mundial de Endurance (WEC) fizeram enfim neste sábado o primeiro e único treino livre com pista seca. O tempo melhorou – mas não muito – e as equipes trabalham também com a possibilidade de uma corrida, digamos assim, ‘aquática’ neste domingo.

Sem ser incomodada pela Toyota, que mesmo após o acidente sofrido nas 6h de São Paulo apenas limitou-se a reconstruir o TS030 danificado em Interlagos, sem substitui-lo por outro chassis, a Audi dominou a última sessão livre antes do qualifying. O carro #1, com Andre Lotterer a bordo, registrou a melhor volta do fim de semana em 1’48″650, seis décimos abaixo do #2 guiado por Allan McNish, o segundo mais rápido. O Toyota, logicamente, ficou em terceiro e o Lola Toyota da Rebellion, sem ter concorrência alguma entre os LMP1 não-oficiais, ficou em quarto, cinco segundos mais lento que o e-tron quattro líder.

Na LMP2, com a maioria dos carros bastante próxima em termos de desempenho, o #26 guiado por Mike Conway encontrou um bom caminho na terceira sessão e fez o melhor tempo em 1’55″042, sete centésimos à frente do OAK Morgan Nissan #35, do trio líder do campeonato, formado por Baguette/Gonzalez/Plowman. O Oreca #49 da Pecom Racing, único com pneus Michelin na subdivisão, foi o terceiro mais rápido e sétimo na geral.

A Aston Martin dominou a sessão entre os LMGTE-PRO: o #98 de Lamy/Stanaway/Dalla Lana ficou à frente no pelotão de sete carros, dois décimos abaixo do #97 de Mücke/Turner/Gavin. O britânico juntou-se aos titulares do carro como inscrição de última hora, pois Mücke ainda não estava considerado 100% fisicamente, após o forte acidente sofrido por ocasião das 24h de Barcelona, semanas atrás. O Porsche #92 oficial do Team Manthey, de Lietz e Lieb, ficou em terceiro.

Na LMGTE-AM, a 8Star Motorsports colocou-se em evidência com o tempo de 2’05″564 para o trio formado por Águas/Potolicchio/Malucelli, meio segundo abaixo do Porsche #88 da Proton Competition de Roda/Ried/Ruberti, que por sua vez foi somente um décimo melhor que a Ferrari #61 de Cioci/Griffin/Gerber.

Comentários