Direto do túnel do tempo (121)

sid1RIO DE JANEIRO – Ford GT40 tomando uma curva com relevé no antigo traçado do Autódromo de Jacarepaguá no Rio de Janeiro, salvo engano em 1969. O carro pertencia à equipe do Colégio Arte e Instrução, sediado em Cascadura, subúrbio carioca. Além do lendário carro estadunidense, a equipe tinha ainda um Lorena Porsche.

E por que a foto do Ford GT40 no blog? Simples: porque o piloto do carro na ocasião faz aniversário hoje. O grande Sidney Cardoso, figura das mais representativas do hoje infelizmente extinto automobilismo do RJ, completa neste 12 de setembro mais um ano de vida. Parabéns, mestre!

Só para o devido registro: a Alfa GTA que está atrás do “Fordão” é de Aloísio Kreischer.

Há 44 anos, direto do túnel do tempo.

 

Comentários

  • Foto sensacional. Era a Curva Norte da pista antiga, dava para fazer com dois tipos de traçado: ou toda vida por cima e seguindo pro retão ou fazendo a tangência em 3/4 da curva e abrindo para entrar no retão. Por cima era mais gostoso, dava para sentir a força G te empurrando prá fora…
    Esse carro era demais, grande Sidney, arquivo vivo de nossa história, parabéns!

  • Ainda bem que existem pessoas dotadas de preocupação com a história do esporte. Parabéns, Rodrigo Mattar. Seu exemplo DEVERIA ser ‘seguido’ pelos ‘gestores’ (?) de empresas automotivas do país. Posto o veículo acima merecer alentado espaço em qualquer biografia da FORD USA, gostaria de citar uma situação sobre a filial: até porque, chega a ser ‘irônico’ o descaso da FoMoCo Brazil com o passado esportivo da empresa que, voce sabe, não é ‘pequeno’. Ainda mais irônico o fato de que nos USA, a diretoria seguidamente ressalta a importancia de PRESERVAR a história do automobilismo (‘graças ao motorsport, existimos como empresa’). Será que os CEOs do Brazil ‘nunca’ leram os comunicados da PRÓPRIA empresa? Eu entendo uma pessoa da ‘multidão’ não gostar de ler. Porém, seria bom se os responsáveis pela marca ligassem o abajur de vez em quando…

  • Você não tem ideia do que este carro era para nós, pobres mortais, na época. Junto com ele veio a Lola T70 dos irmãos De Paoli, outra beleza de carro. Além dos roncos dos V8 era impressionante a qualidade do acabamento, se comparados aos protótipos feitos aqui. Sobre o Sidney, basta dizer que é “o cara”, né?