Direto do túnel do tempo (125)
RIO DE JANEIRO – Dica preciosíssima do Pedro Neves, via facebook: eis o vídeo das voltas de classificação de Gil de Ferran, a bordo do Reynard Honda do Marlboro Team Penske, no circuito de Fontana, em 2000.
Naquela oportunidade, ele registrou a maior velocidade média para uma competição de automobilismo em recinto fechado. O brasileiro bateu o recorde anterior, que era do compatriota Maurício Gugelmin, marcando 241.428 mph. Trocando em miúdos, 388,537 km/h – um recorde hoje praticamente impossível de ser batido.
Gil de Ferran deixou sua marca definitivamente nos EUA. Além deste recorde, foi bicampeão da CART em 2000/01 e vencedor em 2003 das 500 Milhas de Indianápolis. Um grande piloto!
Há 13 anos, direto do túnel do tempo.
Gary Gerald e Paul Page…pena que a Cart acabou…ou melhor, acabaram com a Cart…
dê uma olhadinha no grid de largada..
A velocidade máxima foi registrada nessas voltas, passou dos 400 Km/h?
Sim, passou sim.
E cravar 2.5 milhas A FRENTE do segundo colocado, numa pista dessas… Que conjunto soberbo era esse hein????
Por isso que o Gil é um dos maiores pilotos brasileiros de todos os tempos.
Cara, o cidadão tem que ter aquilo roxo pra ver 400 no painel e o pé não afrouxar!!!
A Cart em oval era surreal! Infelizmente não transmitiram a corrida decisiva de Fontana ao vivo aqui para o Brasil. Só fui ver a prova completa no ano passado por conta do You Tube.
388,537 km/h. Eu não consigo nem imaginar o que é essa velocidade… E o Gil, de fato, era um monstro!
Bons tempos, grandes carros e corridas, a CART era muito legal.
A notar que no grid de largada, entre os 26 pilotos, havia oito brasileiros: Gil de Ferran, Christian Fittipaldi, Hélio Castroneves, Tony Kanaan, Cristiano da Matta, Roberto Moreno, Maurício Gugelmin e Tarso Marques.
Valeu CBA, pela renovação!
Tem mais um, Alvaro:
O Luis Garcia Jr, que aparece em último na tabela de tempos.
Abs.
Zé Maria
Bons tempos ………. !!!
O som do motor era uma coisa de louco …. Rodrigo vc sabe qual era a especificação dos motores da Cart naquela época ?
Era um V-8 com 2,64 litros turbocomprimido e aproximadamente 900 HP de potência.
Naquela época já existia a IRL, a categoria que surgiu após a cisão entre a CART e Tony George, né Rodrigo?
Qual era especificação dos motores da IRL (atual IndyCar Series) naquele ano e tinha alguma diferença aos motores da CART?
Em 2000 eram motores derivados de blocos de série, aspirados, V8 e com 4 litros de capacidade cúbica. Baixariam depois para 3,5 litros e posteriormente para a configuração atual – 2,2 litros turbo.
Brigado pela informação! XD
insano, louco, pura adrenalina, virei fã do Gil de Ferran, nas imagens de reta, tenha a sensação de que o carro vai decolar e o ronco do motor é de arrepiar !!!
Ah para. Nem era rápido. “Só” 388.537 Km/h de MÉDIA. Meu Deus do Céu. O mais legal é que eu posso dizer que eu vivi nesta época KKKKKKKKKKK Sensacional. Valeu Gil de Ferran. E o carro como era bonito ? Não essa coisa horrenda que é hoje…
Sei que é muito mais que isso, mas, levando pro lado da televisão, é um carrão bonito e potente desse que faz falta nessa Indy horrorosa de hoje em dia.
Falando na vitória do Gil em 2003 em Indianápolis, este ano teve a trinca brasileira, Gil em 1º, Helinho em 2º e Tonny em 3º, é para chorar de emoção.
Sem palavras!! Gil de Ferran sem dúvida era um piloto incrível. Tive minha infância marcada pelas corridas da CART e torcia muito pelo Gil e pelo Gugelmin. A saudade e a nostalgia são incalculáveis. Ainda assisto reprises no youtube com frequência. Muito obrigado pelas reportagens, grande abraço!