ELMS, treinos livres: Hartley/Hirschi na frente

RIO DE JANEIRO – Deu Murphy Prototypes na cabeça durante os treinos livres para as 3h de Paul Ricard, última prova do European Le Mans Series, neste sábado. O Oreca Nissan #18 de Brendon Hartley/Jonathan Hirschi fechou as duas sessões não-oficiais com o melhor tempo do dia em 1’49″088, média de 191,1 km/h para os 5,891 km do circuito.

No que realmente interessa, que é a briga pelo título, Pierre Thiriet e seu parceiro Mathias Beche começaram na frente. O Oreca #1 ficou com a segunda melhor marca no combinado das sessões, mais de meio segundo atrás de Hartley/Hirschi e a somente 0″048 do Zytek Nissan #38 do Team Jota Sport, dos britânicos Simon Dolan/Oliver Turvey.

Empatados com Thiriet na liderança do campeonato com 73 pontos, os também franceses Nelson Panciatici/Pierre Ragues começaram ditando o ritmo no Alpine Nissan #36 da Signatech, ao marcarem o melhor tempo na primeira sessão, de manhã. À tarde, não melhoraram muito e caíram para quarto, com 1’50″065.

Nenhuma surpresa entre os LMPC: Anthony Pons/Soheil Ayari marcaram 1’53″816 e ficaram à frente dos líderes Paul-Loup Chatin/Gary Hirsch, por milésimos de segundo. Chatin e Hirsch só precisam terminar a corrida de amanhã para assegurar o título.

Com a marca de 1’56″847, a dupla líder da LMGTE, formada por Johnny Mowlem/Matt Griffin, começou o fim de semana na frente. A eles, basta também terminar a corrida para levarem a taça para a equipe RAM Racing. A Ferrari de Joël Camathias/Andrea Bertolini ficou a meio segundo do melhor tempo da divisão – o único carro com pneus Dunlop superou por 0″413 o Porsche de Christian Ried/Nick Tandy/Klaus Bachler, com outra Ferrari, a de Gunnar Jeannette/Frankie Montecalvo, em quarto.

A LMGTC teve o domínio da trinca líder no campeonato: Fabio Babini/Viktor Shaitar/Kyrill Ladygin ficaram no topo da divisão com a Ferrari F458 #69 da SMP Racing, com o tempo de 1’58″843, exatamente um décimo à frente do #62 da AF Corse, com Andrea Rizzoli/Stefano Gai/Lorenzo Casé. A terceira posição ficou com a Lamborghini de Peter Kox/Nico Pronk/Dennis Retera.

No primeiro treino, a BMW da equipe DKR Engineering, de Thomas Accary/Matthieu Lecuyer/Dimitri Enjalbert, acabou sofrendo uma saída de pista – o que provocou o fim prematuro da sessão livre. Como os danos foram relativamente extensos, o carro do time de Luxemburgo sequer foi à pista para o segundo treino.

Comentários