Esboço com 21 corridas

RIO DE JANEIRO – A Fórmula 1 continua encontrando um jeito de ter mais corridas e oferecer às equipes menos datas para testes. Ou seja: mesmo com a mudança de regulamento proposta para o próximo ano, nada muda em tese com relação à parte desportiva da categoria – que vai continuar paradoxalmente cara para todas as equipes.

Segundo reportagem de Jonathan Noble para a revista britânica Autosport, o calendário para a temporada 2014 está esboçado com 21 datas. Para o meu gosto, é longo demais. São duas corridas a mais em relação a este ano, começando em 16 de março e terminando em 30 de novembro. Mas ainda carecem de confirmação e aprovação a permanência da Coreia do Sul, a estreia da Russia e a volta do México, após 22 anos.

O calendário aponta ainda nove provas no continente europeu, três na América do Norte e oito entre Ásia e Oriente Médio. O Brasil, que encerra o campeonato, segue como única ‘perna’ sul-americana. O circuito de Interlagos deverá ter uma reforma de modernização, com novo paddock e novas garagens, a serem erigidas na reta oposta do traçado paulistano.

Com este esboço de calendário, as demais categorias a nível mundial e internacional, começando pelo World Endurance Championship, já devem começar a submeter brevemente à FIA os seus pedidos de datas.

O provável calendário do Mundial de 2014 é este:

16/03 – Austrália (Albert Park)
23/03 – Malásia (Sepang)
06/04 – China (Xangai)
13/04 – Coreia do Sul (Yeongnam)
27/04 – Bahrein (Sakhir)
11/05 – Espanha (Barcelona)
25/05 – Mônaco (Monte-Carlo)
08/06 – Canadá (Montreal)
22/06 – Áustria (Red Bull Ring)
06/07 – Grã-Bretanha (Silverstone)
20/07 – Alemanha (Hockenheim)
27/07 – Hungria (Hungaroring)
24/08 – Bélgica (Spa-Francorchamps)
07/09 – Itália (Monza)
21/09 – Cingapura (Marina Bay)
05/10 – Japão (Suzuka)
19/10 – Rússia (Sochi)
26/10 – Abu Dhabi (Yas Marina)
09/11 – México (Cidade do México)
16/11 – EUA (Circuito das Américas)
30/11 – Brasil (Interlagos)

Comentários

  • Achei muito inchado esse calendário, e percebi que a Índia está mesmo fora da próxima temporada. Mas F1 no México? Onde? Teria que fazer alguma reformulação no Autódromo Hermanos Rodriguez para atender o regulamento atual da FIA? Isso sem contar como será o desempenho dos carros, já que a capital mexicana é muito alta – 2300 metros acima do nível do mar – mas voltando ao assunto, o Sr. Bernie Ecclestone, quer levar a sério quando o assunto é expandir a F1 em qualquer país,por vontade dele, por causa de dinheiro, isso sem com patrocinadores, público, etc. Há boatos de que a Tailândia, pode receber uma etapa em 2015, ou ate um possível – pasmem – retorno à Argentina. Enfim esse calendário de 2014 da F1 muito exagerado.

  • De 21 corridas apenas nove na Europa. Será que esse tanto de corrida longe da sede das equipes não seja um dos motivos para a quebradeira geral que está tomando conta das equipes da F1 além da famosa crise mundial? Me parece que só a Mercedes, Ferrari, Mclaren e Red Bull é que não estão passando por seríssimas dificuldades financeiras no momento. A Fia não já não deveria ter resolvido essa questão faz muitos anos? Só vejo o Bernie levando e as equipes médias e pequenas à beira da falência.

  • Das 21 pistas, só 11 entrarão no calendário da F1 ideal, que vai acontecer quando eu for Líder Supremo do Mundo: Melbourne, Monte Carlo, Montreal, Zeltwegg (Red Bull Ring é coisa de fresco), Silverstone, Spa (rodada dupla, quicá tripla), Italia, Suzuka, Hermanos Rodrigues, Austin e Interlagos.

    As etapas da Alemanha e Espanha mudariam de pistas, já que os 2 países tem autódromos excelentes a disposição, França voltaria com uma rodada dupla em Paul Ricard.

    Gostaria também de fazer uma corridinha naquela pista sueca de 27 Km também, dizem que ela fica em um ilha de veraneio, imagina que cena divina as suecas vendo a corrida de topless…

  • Contei pelo menos 4 corridas, absolutamente desnecessárias, pelo menos no que diz respeito à localização (em paízes sem nenhuma tradição no automobilismo) Corridas, essas, que poderiam dar lugar a Grandes Prêmios mais tradicionais.

    Aliás, Rodrigo, o que aconteceu com os planos da volta do GP da França, que seria, teoricamente em Paul Ricard?? Miou? GP da França não pode ficar de fora do calendário.