George Bignotti (1916-2013)

FULL

RIO DE JANEIRO – O automobilismo estadunidense está de luto. Morreu na última sexta-feira o antigo chefe de mecânicos da Fórmula Indy George Bignotti. Ele tinha 97 anos de idade e faleceu em Las Vegas, no estado de Nevada, em sua própria residência. As causas não foram reveladas.

Nascido em 1916 na Califórnia, na cidade de San Francisco, Bignotti foi um dos maiores nomes das 500 Milhas de Indianápolis fora das pistas. Em tempos onde criatividade e organização de equipe davam as cartas, George foi um dos grandes, senão o maior chefe de equipe que o lendário oval já viu. Por isso, entrou para o Hall da Fama do circuito, em 1993.

FULL (1)

Basta dizer que entre 1961 e 1983, trabalhou com sete pilotos que venceram a Indy 500, entre eles A.J. Foyt (duas vezes), Graham Hill, Al Unser (também duas vezes), Gordon Johncock e Tom Sneva.  Tudo isso em seis equipes diferentes: Bignotti-Bowes Racing, Ansted-Thompson Racing, John Mecon, Vel’s Parnelli Jones Racing, Patrick Racing e Bignotti-Cotter Racing.

Afora esses triunfos, Bignotti poderia ter levado outros pilotos à vitória em Indianápolis, feito Johnny Boyd, Roberto Guerrero e Joe Leonard – afora a possibilidade de permitir mais triunfos a Unser, Foyt e Johncock. Entre os muitos pilotos que correram com carros preparados por ele estão Jackie Stewart, Mario Andretti, Rodger Ward, Jimmy Reece, George Amick, John Surtees, Fred Agabashian, Wally Dallenbach, Bob Veith, Bobby Marshman, Swede Savage, Jud Larson, Walt Faulkner, Kevin Cogan e Geoff Brabham.

FULL (2)

Na retaguarda de tantos bons nomes, George Bignotti só poderia ser – como de fato o é – o grande recordista de vitórias como chefe de mecânicos em provas de monopostos da USAC e da Fórmula Indy. Foram 85 triunfos no total, uma marca difícil de ser superada nos dias atuais.

“Ele era fantástico”, disse A.J. Foyt. “Estamos todos muito tristes com sua morte”, completou o tetracampeão de Indianápolis.

Emérito contador de (ótimas) histórias, fã dos Indianápolis Colts e do NY Yankees, Bignotti casou-se duas vezes e sua segunda mulher, Kay Meyer, é filha do tricampeão da Indy 500 Louis Meyer. Entre seus filhos estão a jornalista Mary Mendez e o também chefe de mecânicos William “Billy” Bignotti, que lhe deu dois netos.

Fotos: arquivo Indianapolis Motor Speedway

Comentários