Quatro vezes Yvan Muller

4155620130922102529

RIO DE JANEIRO – O francês Yvan Muller chegou lá de novo. Aos 44 anos, o piloto da equipe RML Chevrolet conquistou neste fim de semana seu quarto troféu de campeão do WTCC, o Mundial de Carros de Turismo. Com cinco corridas de antecedência, ele sequer precisou vencer para faturar mais um caneco.

Na primeira das duas baterias da programação, vitória da Honda: o húngaro Norbert Michelisz, que surpreendeu ao conquistar a pole position no pelotão recorde de 29 carros, o maior grid do ano, venceu absoluto com o carro #5 da Zengö Dension Team após as 26 voltas previstas. O britânico Alex MacDowall chegou em segundo a bordo do Cruze da Bamboo Engineering e Muller, que precisava cruzar à frente de Gabriele Tarquini em qualquer uma das corridas, foi o 3º e assim consagrou-se campeão.

A corrida #2 da programação foi a de número 200 da história do WTCC, onde ironicamente o vencedor da primeira prova e o novo campeão mundial abandonaram logo após a primeira volta. E a BMW fez a festa: com a inversão do grid entre os melhores do Q2, Tom Coronel, oitavo na primeira prova, lutou muito para conquistar sua primeira vitória em 2013 e precisou de 17 voltas para superar o marroquino Mehdi Bennani, que fez excelente corrida noutra BMW, inscrita pela Proteam. O piloto holandês da ROAL, um dos mais ‘figuras’ do grid, comemorou bastante o triunfo e, mais uma vez, como já fizera noutras ocasiões, entrou no pódio feli da vida, sorridente e com uma fitinha igualzinha a que os sushimen usam nos restaurantes de comida oriental, na testa.

Yvan Muller, hoje o maior vencedor do WTCC em número de títulos, vai tentar o quinto troféu em 2014, enfrentando uma concorrência e tanto na sua nova equipe. Ano que vem ele entra na Citroën e seu parceiro será ninguém menos que o multicampeão mundial de Rali Sébastien Loeb.

Uma equipe do barulho, não é não?

Resultado final da corrida #1 em Suzuka:

1 – Norbert Michelisz – Honda Civic – Zengo – 26 voltas em 23’58”613
2 – Alex MacDowall – Chevrolet Cruze – Bamboo – 4”832
3 – Yvan Muller – Chevrolet Cruze – RML – 5”149
4 – Tom Chilton – Chevrolet Cruze – RML – 5”422
5 – James Nash – Chevrolet Cruze – Bamboo – 14”377
6 – James Thompson – Lada Granta – Lada – 25”611
7 – Robert Huff – Seat Leon WTCC – Munnich – 25”786
8 – Tom Coronel – BMW 320 TC – Roal – 25”940
9 – Marc Basseng – Seat Leon – Munnich – 26”247
10 – Fernando Monje – Seat Leon – Campos – 26”534

Resultado final da corrida #2:

1 – Tom Coronel – BMW 320 TC – Roal – 26 voltas em 23’56″929
2 – Mehdi Bennani – BMW 320 TC – Proteam – 2”259
3 – Tiago Monteiro – Honda Civic – Honda Jas – 9”935
4 – Gabriele Tarquini – Honda Civic – Honda Jas – 10”732
5 – James Nash – Chevrolet Cruze – Bamboo – 11”438
6 – Tom Chilton – Chevrolet Cruze – RML – 11”802
7 – Charles Ng – BMW 320 TC – Engstler – 13”762
8 – Rob Huff – Seat Leon – Munnich – 14”088
9 – Stefano D’Aste – BMW 320 TC – PB – 23”564
10 – Darryl O’Young – BMW 320 TC – Roal – 23”753

Classificação do campeonato:

1. Yvan Muller (campeão por antecipação) – 360 pontos
2. Gabriele Tarquini – 211
3. Tom Chilton – 183
4. James Nash – 181
5. Michael Nykjaer – 180
6. Norbert Michelisz – 156
7. Rob Huff – 153
8. Tom Coronel – 143
9. Pepe Oriola – 127
10. Tiago Monteiro – 117
11. Alex MacDowall – 108
12. Mehdi Bennani – 80
13. Marc Basseng – 45
14. James Thompson – 37
15. Jose María Lopez – 35
16. Stefano d’Aste – 16
17. Fredy Barth – 15
18. Charles Ka Ki Ng e Darryl O’Young – 7
20. Hugo Valente e Franz Engstler – 4
22. Fernando Monje – 1 ponto

Comentários