Vitória de Hartley/Hirschi e título da Alpine e de Ragues/Panciatici no ELMS

RIO DE JANEIRO – Numa corrida bastante disputada ao longo das 3 horas de duração, especialmente na hora e meia final, a Murphy Prototypes conquistou enfim sua primeira vitória em corridas de Endurance. Graças ao bom trabalho de Jonathan Hirschi e especialmente de Brendon Hartley, o carro #18 cruzou à frente num total de 93 voltas no circuito francês de Paul Ricard, local da última etapa da temporada do ELMS.

MOTORSPORT : EUROPEAN LE MANS SERIES ELMS 3 HOURS OF PAUL RICARD 09/27-28/2013

E quem riu por último foram os franceses Pierre Ragues/Nelson Panciatici, que após a perda de uma roda do Oreca #1 da Thiriet by TDS Racing, que fez o carro de Pierre Thiriet/Mathias Beche perder sete voltas, acabaram fazendo o resultado suficiente para conquistar o título entre os pilotos. Com o 4º lugar, acabaram perfazendo 85 pontos e derrotaram Thiriet, vice com 77 após o oitavo posto obtido pelo antigo campeão da LMP2. O resultado garante a escuderia de Philippe Sinault e a lendária marca fundada por Jean Rèdelè uma vaga direta nas 24h de Le Mans na segunda divisão de protótipos.

O pódio teve ainda Natacha Gachnang/Christian Klien em segundo, numa excelente performance da dupla da Morand Racing, onde Gachnang roubou do Zytek da dupla pole position Oliver Turvey/Simon Dolan a possibilidade do vice-campeonato. O carro #38 do Team Jota Sport dominou a primeira parte da prova com Turvey a bordo e Dolan, que assumiu o comando ainda em primeiro, não soube segurar a dianteira, sendo superado primeiro por Hartley e depois por Gachnang.

Na divisão LMPC, mesmo com o 22º lugar geral, a dupla formada por Paul-Loup Chatin/Gary Hirsch conseguiu levar o título da divisão entre os pilotos, a despeito dos problemas enfrentados ao longo da disputa. Anthony Pons/Soheil Ayari cruzaram na frente, insuficiente porém para reverter o que era praticamente irreversível. Restou aos franceses do #48 o consolo de terminar a corrida em 8º lugar na geral. O Team Endurance Challenge – leia-se Oreca – levou também a vaga automática para Le Mans 2014.

O inglês Johnny Mowlem e o irlandês Matt Griffin confirmaram o título na divisão LMGTE entre os pilotos e a RAM Racing foi campeã entre as escuderias, com uma vitória enfática na divisão que lhes deu o 9º lugar na classificação geral da prova. O principal rival da dupla, o alemão Christian Ried, acabou em terceiro no grupo, ajudado pelos parceiros Klaus Bachler e Nick Tandy. Com o único carro montado com pneus Dunlop na divisão, Joël Camathias/Andrea Bertolini ficaram com o segundo posto no pódio. Com o triunfo e o título, o time de Dan Shufflebottom que já esteve na Fórmula 1 ganhou o acesso imediato para Le Mans 2014 na classe LMGTE-PRO.

A escuderia russa SMP Racing levou a melhor na LMGTC, graças ao seu trio formado por Fabio Babini, Viktor Shaitar e Kyrill Ladygin, que venceram a corrida e também confirmaram a liderança e o título, que oferta a eles uma vaga direta nas 24h de Le Mans na classe LMGTE-AM em 2014. A Ferrari dos rivais Stefano Gai/Andrea Rizzoli/Lorenzo Casé não terminou a disputa, nocauteada por problemas mecânicos. Isto posto, chegou em segundo a tripulação de outro carro do time dos conterrâneos de Lenin, guiado por Devi Markozov/Aleksandr Frolov/Luca Persiani, enquanto Cédric Mezard/Steeve Hiesse levaram o último lugar do pódio para a Scuderia Villorba Corse em sua estreia na divisão.

Veja a classificação final do campeonato:

LMP2

1. Nelson Panciatici/Pierre Ragues – 85 pontos
2. Pierre Thiriet – 77
3. Simon Dolan/Oliver Turvey – 71
4. Jonathan Hirschi – 69
5. Brendon Hartley – 64
6. Mathias Beche – 62
7. Natacha Gachnang – 58
8. Michel Frey – 46
9. Patric Niederhauser – 40
10. Franck Mailleux – 30
11. Maurizio Mediani/Sergey Zlobin e Christian Klien – 28
13. Alex Kapadia e Bastien Briére/John Hartshorne/Thomas Dagoneau – 16
15. Mark Patterson – 14
16. David Heinemeier-Hänsson/Tom Kimber Smith e James Swift/Renaud Kuppens – 10
18. Olivier Porta/Romain Brandela/Stéphane Raffin – 8
19. Marcello Marateotto – 6
20. Tony Burgess – 4

LMPC

1. Paul-Loup Chatin/Gary Hirsch – 115 pontos
2. Anthony Pons/Soheil Ayari – 98
3. Alex Loan – 33
4. Nico Verdonck – 18
5. Nicky Catsburg/C.O. Jones – 16
6. Matthieu Lecuyer – 15

LMGTE

1. Johnny Mowlem/Matt Griffin – 114
2. Christian Ried – 80
3. Nick Tandy – 70
4. Gunnar Jeannette/Frankie Montecalvo e Federico Leo/Marco Cioci/Piergiuseppe Perazzini – 63
6. Andrea Bertolini/Joël Camathias – 61
7. Klaus Bachler – 48
8. Gianluca Roda e Emmanuel Collard/François Perrodo – 40
10. Patrice Milesi – 38
11. Jean-Karl Vernay – 22
12. Howard Blank/Jean-Marc Bachellier/Yannick Mallegol – 16
13. Paolo Ruberti e Sébastien Crubillé – 10
15. Horst Felbermayr Jr., Patrick Long e Wolf Henzler – 8

LMGTC

1. Fabio Babini/Viktor Shaitar/Kyrill Ladygin – 100
2. Andrea Rizzoli/Stefano Gai/Lorenzo Casé – 76
3. Andrew Smith/Ollie Milroy – 67
4. Aleksandr Frolov/Devi Markozov – 57
5. Luca Persiani – 47
6. Alasdair McCaig – 40
7. Boris Rotenberg – 23
8. Dylan Derdaele/Kuba Giermaziak/Raffi Bäder – 16
9. Joe Twyman e Steeve Hiesse/Cédric Mezard – 15
11. Nico Pronk/Peter Kox – 13
12. Diego Romanini/Fabio Mancini/Tommaso Rocca e Phil Quaife – 12
14. Mika Salo/Anton Ladygin – 11
15. Youri Evgstineev – 10
16. Matthieu Lecuyer/Dimitri Enjalbert/Thomas Accary – 8

Comentários