WEC: 28 carros confirmados para Austin

Largada 6h SP

RIO DE JANEIRO – Nenhuma surpresa no que diz respeito ao total de carros anunciados para a 5ª etapa do World Endurance Championship (WEC), que acontecerá no próximo dia 22 de setembro no Circuito das Américas, em Austin. Serão os mesmos 28 bólidos que disputaram a segunda edição das 6 horas de São Paulo, sem tirar, nem pôr. As novidades dizem respeito a estreias e regressos de alguns pilotos.

Na LMP1, as formações dos quatro trios inscritos em Interlagos são as mesmas. A Toyota, que abandonou prematuramente a etapa brasileira, ainda persegue sua primeira vitória no ano. A disputa doméstica entre as tripulações da Audi pela liderança do campeonato continuará nos EUA: Tom Kristensen/Allan McNish/Loïc Duval lideram com 112 pontos, contra 90 de Marcel Fässler/Bénoit Tréluyer/Andre Lotterer.

Dois pilotos farão suas estreias no WEC, na classe LMP2: o mexicano Rudy Junco fechou com a Delta-ADR para andar no #25 ao lado de Tor Graves e James Walker. Ele e o compatriota Ricardo Gonzalez, líder do campeonato ao lado de Martin Plowman e Bertrand Baguette na divisão, devem atrair muito público vindo do México a Austin.  O outro novato na corrida estadunidense é Erik Maris, francês que vai dividir o Art Car da OAK Racing com Jacques Nicolet e Jean-Marc Merlin.

Quem volta à competição é Vitantonio Liuzzi, inscrito no Lotus Praga #31, assim como o britânico James Rossiter, que chegou a ser anunciado para a etapa de Interlagos – mas não compareceu. Outro que está confirmado em Austin é Chris Dyson, por enquanto o único parceiro de Christian Zügel no Zytek Z11SN da Greaves Motorsport.

Na LMGTE-PRO, Fréderic Makowiecki, acidentado em Le Mans, regressa como companheiro de equipe de Bruno Senna no Aston Martin #99 do time oficial. Rob Bell, que correu em Interlagos, tem compromisso no mesmo dia com a etapa final do Blancpain Endurance Series em Nürburgring. Por este motivo, Davide Rigon, que estreou pela 8Star Motorsports em Interlagos, não estará presente na etapa de Austin. O time de Enzo Potolicchio espera anunciar brevemente o nome do terceiro piloto para o #81 da classe LMGTE-AM, indicado pela Ferrari.

Vamos aos inscritos:

LMP1

#1 AUDI SPORT TEAM JOEST DEU
Audi R18 e-tron quattro (M)
Andre Lotterer/Marcel Fässler/Bénoit Tréluyer

#2 AUDI SPORT TEAM JOEST DEU
Audi R18 e-tron quattro (M)
Tom Kristensen/Loïc Duval/Allan McNish

#8 TOYOTA RACING JPN
Toyota TS030 Hybrid (M)
Stéphane Sarrazin/Anthony Davidson/Sébastien Buemi

#12 REBELLION RACING CHE
Lola B12/60 Toyota (M)
Nicolas Prost/Mathias Beche/Nick Heidfeld

LMP2

#24 OAK RACING FRA
Morgan LMP2 Nissan (D)
Alex Brundle/Olivier Pla/David Heinemeier-Hänsson

#25 DELTA-ADR GBR
Oreca 03 Nissan (D)
Tor Graves/James Walker/Rudy Junco Jr.

#26 G-DRIVE RACING RUS
Oreca 03 Nissan (D)
Roman Rusinov/John Martin/Mike Conway

#31 LOTUS CZE
Lotus Praga T128 (D)
Kevin Weeda/Vitantonio Liuzzi/James Rossiter

#32 LOTUS CZE
Lotus Praga T128 (D)
Thomas Josef Holzer/Dominik Kraihamer/Jan Charouz

#35 OAK RACING FRA
Morgan LMP2 Nissan (D)
Bertrand Baguette/Ricardo Gonzalez/Martin Plowman

#41 GREAVES MOTORSPORT GBR
Zytek Z11SN Nissan (D)
Christian Zügel/Chris Dyson/Tom Kimber-Smith

#45 OAK RACING FRA
Morgan LMP2 Nissan (D)
Jacques Nicolet/Jean-Marc Merlin/Erik Maris

#49 PECOM RACING ARG
Oreca 03 Nissan (M)
Luis Perez-Companc/Pierre Kaffer/Nicolas Minassian

LMGTE-PRO

#51 AF CORSE ITA
Ferrari F458 Italia (M)
Gianmaria Bruni/Giancarlo Fisichella

#71 AF CORSE ITA
Ferrari F458 Italia (M)
Toni Vilander/Kamui Kobayashi

#91 PORSCHE AG TEAM MANTHEY DEU
Porsche 911 (991) GT3 RSR (M)
Jörg Bergmeister/Patrick Pilet

#92 PORSCHE AG TEAM MANTHEY DEU
Porsche 911 (991) GT3 RSR (M)
Marc Lieb/Richard Lietz

#97 ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Vantage V8 (M)
Darren Turner/Stefan Mücke

#98 ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Vantage V8 (M)
Pedro Lamy/Paul Dalla Lana/Richie Stanaway

#99 ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Vantage V8 (M)
Bruno Senna/Fréderic Makowiecki

LMGTE-AM

#50 LARBRE COMPETITION FRA
Chevrolet Corvette C6-R (M)
Julien Canal/Fernando Rees/Patrick Bornhauser

#57 KROHN RACING USA
Ferrari F458 Italia (M)
Tracy Krohn/Nic Jönsson/Maurizio Mediani

#61 AF CORSE ITA
Ferrari F458 Italia (M)
Jack Gerber/Matt Griffin/Marco Cioci

#76 IMSA PERFORMANCE MATMUT FRA
Porsche 911 (997) GT3 RSR (M)
Jean-Karl Vernay/Christophe Bourret/Raymond Narac

#81 8STAR MOTORSPORTS USA
Ferrari F458 Italia (M)
Rui Águas/Enzo Potolicchio/Matteo Malucelli

#95 ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Vantage V8 (M)
Nicki Thiim/Christoffer Nygaard/Kristian Poulsen

#96 ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Vantage V8 (M)
Roald Goethe/Stuart Hall/Jamie Campbell-Walter

Comentários

  • Uma pena que tiveram a ideia de botar a ALMS no mesmo FDS e na mesma pista. Se fosse só o FIA WEC eu aposto que todos os times da P1, P2 e GT estariam engordando esse grid do FIA WEC e seria um lindo espetaculo com 6 P1, 13 P2 e 26 GTE (Entre GTE-Pro e GTE-Am)

    • Pena por que? Eu achei ótimo. Mas a Corvette eu soube, de fonte segura, que foi convidada para correr no WEC e disse não, baseada no que aconteceu em Le Mans. O regulamento da LMGTE favorece muito os Aston Martin e eles não topam fazer vexame em casa.

      • Mas será que eles são abertos no futuro a participarem a sério do FIA WEC ou pelo menos apoiarem oficialmente algum time que vier a utilizar um Corvette C7R no futuro. Já que o C6R tem prazo de validade até 2014 na GTE-Am. O BoP da ALMS é o mesmo que o ACO determina ou é totalmente diferente ? Levando em conta que em Sebring a Aston Martin não fez nada de relevante perto da SRT Motorsports, BMW Team RLL e Corvette Racing.

      • Não. Embora ambas sigam o regulamento ACO/FIA, nos EUA o BoP é menos cruel com Corvette e SRT Viper do que com os outros times. Questão de política.

  • Achei a idéia boa também. Agora a Corvette e a SRT Viper deveriam meter as caras no WEC só para pelo menos se fazer presente. É complicado esse negócio de BOP. E a gente sabe que tem influências políticas e monetárias por debaixo disso. Uma pena.

  • Olha, pelo que sei há boatos de que a Dyson Racing e a Muscle Milk podem – ou não – ingressar no FIA WEC em 2014, isto se eles quiserem continuar na LMP1 ou descerem para a LMP2 na USCR,Também há boatos de que a Level 5 Motorsports (LMP2) também estaria de olho no Mundial de Endurance, Não sei se é verdade ou especulação.

    • Olha, todo boato tem seu fundo de verdade. O que se sabe é que essa equação DP/LMP2 para o United Sports Car Racing não pegou bem porque ainda não foi resolvida. O campeonato começa em janeiro de 2014, estamos em fevereiro e até agora, necas a respeito. Assim fica difícil.

      • Lá no site do John Dagys. Ele disse que há interesse da Greaves, OAK Racing, Murphy Prototypes e da Jota Sport em Daytona e Sebring. Porém o regulamento precisa sair logo pra eles se decidirem. Eu acho que até o fim do mês deve sair. Seria muito engraçado um time do “Liberté, égalité, fraternité” vencer no reduto da família France e indo contra ao “etnocentrismo” da NASCAR apesar do endurance ser totalmente uma história diferente e outras pessoas tocando o certame que até o momento promete ser pau a pau com o FIA WEC em muitos aspectos.

  • Uma coisa que não entendi.
    Qual foi o motivo se substituírem as tradicionais 12 Horas de Sebring, pelas 6 Horas de Austin no calendário deste ano do WEC? O circuito da Flórida não tem estrutura suficiente para receber uma prova de uma categoria de alto nível como o FIA WEC, se a corrida de Sebring, é uma das mais tradicionais provas de endurance do mundo? Pode explicar isso, caro Rodrigo?

    • Posso: a FIA e o ACO querem o máximo de pistas no calendário que tenham a Fórmula 1. E por mais que Sebring seja – e é tradicional – o pessoal do WEC não curtia a ideia de dividir a pista com os carros da American Le Mans Series. Isto aconteceu por dois anos. Os pilotos curtiam o clima, mas os dirigentes, não.

      • O FIA WEC é um PUTA CAMPEONATO. Se não é o melhor do mundo, é um dos três primeiros. Porém acho eu que eles tem que descer um pouco do pedestal e se juntar pra fazer corrida com os seus principais aliados (no caso a SuperGT e o United SportsCar Racing). Seria bom para o FIA WEC porque ele pode mostrar a todos que são os mais rapidos e os melhores e para as categorias citadas porque terão exposição mundial maior e poderão mostrar que proporcionam belos espetaculos. Antigamente isso acontecia quando tinha 12 Horas de Sebring (o WEC com a IMSA GT Championship) e os 1000km de Fuji (o WEC e o JGTC). Todos gostavam e acontecia com a maior harmonia. E hoje aposto que os astros principais do espetaculo adorariam fazer.

        O unico erro do ACO/FIA foi ter ido embora de Sebring por causa desses dirigentes que não aceitavam dividir a pista com um campeonato que tem o mesmo regulamento, os mesmos carros e a mesma dinamica de prova.

  • Concordo plenamente!
    As 12 Horas de Sebring vão perder um pouco do seu charme, já que não teremos mais os carros da divisão principal a LMP1, e também alguns LMP2 e GTs, essa corrida, que junto com as 24 Horas de Le Mans, e a Petit Le Mans formavam a Tríplice Coroa das provas de endurance, e seria bom se continuasse assim, isso pelo menos nas 12 Horas de Sebring onde veriamos corridas emocionantes e acirradas, com grids cheios, equipes européias cruzando o Atlântico, enfim. Essa corrida não será mais a mesma daqui por diante.