A Sebastião o que é de Sebastião: Ogier campeão do WRC
RIO DE JANEIRO – O Rali da Alsácia, antepenúltima etapa do Campeonato Mundial de Rali (WRC) mal começou e a temporada 2013 conheceu seu campeão. Com antecedência de três etapas, Sébastien Ogier, da Volkswagen, levou por antecipação o titulo mundial – o primeiro dele na modalidade e o décimo de um piloto chamado Sébastien, de forma consecutiva, já que o mito Loeb ganhou nove “canecos” direto nos últimos anos.
O que ocorreu foi o seguinte: no chamado Power Stage, um trecho curtinho de apenas 4,5 km de extensão, em Estrasburgo, Ogier fez o 3º melhor tempo. Seu principal rival, Thierry Neuville, único que ainda podia sonhar matematicamente com uma pouco provável virada, foi o segundo e tinha que torcer para que o líder do campeonato não pontuasse. Não adiantou.
A vitória no Power Stage foi de Dani Sordo, da Citroën – que vê o regresso de Sébastien Loeb para a sua despedida definitiva do WRC. Em 2014, o multicampeão de Rali passa de vez às competições de asfalto, das quais já tomou parte neste ano no FIA GT Series. Ano que vem, ele corre no WTCC com o novo C-Elysée da marca francesa.
Quanto a Ogier, é um título merecido. Nas dez etapas anteriores à França, ele e seu navegador Julien Ingrassia venceram seis etapas. O piloto de 30 anos não escondeu a felicidade quando soube que era o novo campeão do mundo.
“Estou muito feliz!”, afirmou Ogier. “Antes do estágio, estava um pouco confuso sobre o que podia acontecer, mas estamos aqui e atingimos o nosso objetivo.”
“Foram oito anos trabalhando duro por isso”, disse o co-piloto Julien Ingrassia.
O título de Ogier é também o primeiro da Volkswagen no Mundial de Rali e o primeiro de um carro alemão em quase 30 anos. A última conquista fora do Audi Quattro de Stig Blomqvist em 1984, nos tempos do chamado Grupo B.
Deve ser dito que os 9 títulos de Loeb em categoria FIA superam amplamente os 7 de Schumacher e também das lendas da Nascar com 7 títulos de: # 43 Richard Petty 200 vitórias e # 3 Dale Earnhardt Senior
Nascar não é categoria FIA.
Sim, mas creio que vale a comparação se pensarmos em Automobilismo Mundial e esquecermos de Federações, Empresas e Ligas.
No entanto, creio que a comparação com os 7 títulos do Sapateiro é válida