Alfa Romeo SE048: mais um Grupo C que nunca correu
RIO DE JANEIRO – O blog mostra hoje mais um Esporte-Protótipo que nunca disputou qualquer corrida: vamos conhecer a história do projeto da Alfa Romeo para o Mundial de Grupo C, que nos anos 90 passou por uma crise sem precedentes que provocou o fim daquele campeonato.
No início daquela década, a Alfa Romeo estava envolvida com dois malfadados projetos: o primeiro era do motor para a Fórmula Indy, numa parceria que pouco rendeu frutos, tanto para o construtor italiano quanto para a equipe Patrick Racing, que daria um tempo nas pistas e só regressaria para desenvolver os novos pneus de competição da Firestone. O segundo, a pedido de Bernie Ecclestone, era da criação dos Procar baseados no Alfa Romeo 164, que correriam com motores V10 de 3,5 litros – a mesma cilindrada da Fórmula 1.
Com o fracasso dos motores Alfa nos EUA e a Procar tornando-se uma categoria natimorta, a Alfa Romeo passou a trabalhar – em segredo – no desenvolvimento de um Esporte-Protótipo dentro do regulamento do Grupo C, uma vez que a mecânica do Procar também servia para aquela competição. Primeiro, o motor foi testado num velho modelo Lancia LC2 da equipe Mussato Action Car, que ainda permaneceu nas pistas até 1991. Depois é que a unidade foi instalada no novo carro, batizado como Alfa Romeo SE048.
Engenheiros da Alfa e também da Abarth, liderados por Ignazio Lunetta, estiveram envolvidos na concepção do bólido e o SE048 com o motor V1035 desenhado por Pino d’Agostino seguia o padrão dos protótipos do Grupo C daqueles tempos: aerodinâmica refinada, pureza de linhas e cobertura das rodas para melhorar o fluxo de ar na seção traseira do carro.
Porém, em setembro de 1990, ordens vindas do board da Fiat, em Turim, provocaram o cancelamento definitivo do projeto Grupo C da Alfa Romeo, que até chegou a ser apresentado em 1992 mas nunca deixou de ser um carro-laboratório, no fim das contas. E há quem diga que o motor V1035 concebido pelo engenheiro d’Agostino foi a base para a unidade V10 que a Ferrari passaria a utilizar a partir de 1996, quando o conceito dos V12 foi abandonado pela mais tradicional das escuderias da Fórmula 1.
Hoje, o Alfa Romeo SE048 repousa placidamente ao lado da Alfa 164 Procar, no Museu Histórico da Alfa Romeo em Arese, na Itália. O carro reapareceu em público em 2010, há três anos, no Goodwood Festival of Speed, realizado anualmente na Inglaterra.
Rodrigo. Um belíssimo Alfa que nunca correu pra valer, infelizmente. Postei sobre essa história, também. Nesse link aqui tem algumas fotos do projeto, em escala ~~> http://blogdoboueri.blogspot.com/2013/06/embriao.html
Legal, a lembrança!
Que tal falar dos absurdos carros da Procar? Os vídeos no Youtube são impressionantes!
Baita carro!! mas foi mesmo uma pena a briga da FIA com a ACO naquela época. Certamente nos amantes da velocidade teria conhecido um carro melhor do que o outro.
Se não me engano o Alfa 164 foi fruto de um acordo entre a Alfa, a Peugeot e a Saab. Na verdade o carro que deu origem ao Alfa 164 foi o revolucionário, para a época, Peugeot 405. Acho que muitas partes dos 3 carros são comuns. Dos 3 o Peugeot foi o único com sucesso comercial. o 164 nunca emplacou.
Olá Rodrigo belo carro, curiosamente postei em 2012 sobre esta bela máquina. Abraços
http://bongasat.blogspot.com.br/2012/02/alfa-romeo-se048-o-alfa-secreto.html