Dorna divulga pré-calendário da MotoGP com 19 datas; Brasília está incluído, com ressalvas

Race-start-Le-Mans-2013

RIO DE JANEIRO – A Dorna, organizadora do Mundial de Motovelocidade, fez saber nesta quarta-feira que o calendário da temporada de 2014 terá, a princípio, 19 datas. Ainda podem haver mudanças e a principal delas passa pela realização – ou não – do GP do Brasil, de volta ao calendário após mais de uma década.

O Autódromo de Brasília, em condições precárias, terá que passar por uma extensa e radical reforma em suas instalações para receber a exigente vistoria da FIM – normalmente mais exigente que a FIA – e assim ter a pista homologada para receber as categorias MotoGP, Moto2 e Moto3. A data prevista no calendário divulgado pela Dorna é 28 de setembro, no que seria a 15ª etapa do campeonato.

Sendo assim, o governo do DF tem, a contar de hoje, menos de 365 dias para começar a efetuar tais obras – no que, honestamente, duvido que aconteça. Prefiro acreditar muito mais no retorno do evento ao país em 2015 do que no próximo campeonato.

Brasília não é a única pista com ressalvas para o calendário do ano que vem. Jerez de la Frontera, que sediará o GP da Espanha em 4 de maio, está “sujeita ao contrato”, como diz a divulgação, entre a Dorna e os donos do circuito da Andaluzia.

As outras novidades são a saída de Laguna Seca, que recebia apenas a MotoGP e a entrada da Argentina, com a etapa marcada para 27 de abril em Termas de Río Hondo.

Eis as datas:

23/03 – GP do Catar (Losail) (*)
13/04 – GP das Américas (COTA)
27/04 – GP da Argentina (Termas de Río Hondo)
04/05 – GP da Espanha (Jerez de la Frontera) (**)
18/05 – GP da França (Le Mans Bugatti)
01/06 – GP da Itália (Mugello)
15/06 – GP da Catalunha (Barcelona)
28/06 – GP da Holanda (TT Assen) (***)
13/07 – GP da Alemanha (Sachsenring)
10/08 – GP de Indianápolis (Indianápolis)
17/08 – GP da República Tcheca (Automotodrom Brno)
31/08 – GP da Grã-Bretanha (Silverstone)
14/09 – GP de San Marino & Riviera di Rimini (Misano)
21/09 – GP de Aragão (MotorLand Aragón)
28/09 – GP do Brasil (Brasília) (****)
12/10 – GP da Malásia (Sepang)
19/10 – GP do Japão (Twin Ring Motegi)
26/10 – GP da Austrália (Phillip Island)
09/11 – GP da Comunidade Valenciana (Ricardo Tormo)

(*) etapa noturna
(**) sujeito ao contrato
(***) etapa no sábado
(****) circuito sujeito a homologação

Comentários

  • Uma pergunta. Quando o circuito é homologado pela FIM pra MotoGP. Se quando a FIA for homologar, qual será a grade do circuito ? Será a mesma de Termas de Rio Hondo ?

  • Rodrigo, Li que o Governo do Estado de Goiás, vai iniciar na proxima semana a reforma do Autódromo Internacional de Goiânia, depois de concuido todo o processo licitatorio e assinatura da ordem de serviço. Na noticia cita que a reforma estará finalizada em abril de 2014. Sei não, depois de varias promessas, a gente fica meio que com pé atras, né?!?!. Agora o dirigente maior do órgão estadual que comandará a reforma é um cara que gosta de corrida de automóvel e já correu. Quem sabe, com esse predicado de ser o homem forte do órgão faça acontecer a reforma. Dizem que vai mudar muita coisa lá, mas não vão mexer no traçado da pista e sim recapeá-la dentro do padrão FIA . Também falam que depois da reforma será o segundo melhor autódromo do Brasil. O que você acha disso tudo?

  • Rodrigo, Li que o Governo do Estado de Goiás, vai iniciar na próxima segunda-feira – depois de concluída a licitação e assinada a autorização da obra – a reforma do Autódromo Internacional de Goiânia. Na noticia cita que a reforma estará finalizada em abril de 2014. Sei não, depois de varias promessa, a gente fica meio que com pé atrás, né?!?!. Agora o dirigente maior do órgão estadual que comandará a reforma é um cara que gosta de corrida de automóvel e já correu. Quem sabe com esse predicado de ser o homem forte do órgão faça acontecer a reforma. Dizem que vai mudar muita coisa lá, mas não vão mexer no traçado da pista e sim recapeá-la dentro do padrão FIA . Também falam que depois da reforma será o segundo melhor autódromo do Brasil. O que você acha disso?

  • Sou de Brasilia e torço pra essa etapa acontecer, até pq sou motociclista mas tem tantas toupeiras aqui no governo do DF que vejo com ceticismo essa corrida aqui. Gente que não entende nada de esporte a motor. Há cerca de duas semanas estive na pista e vi a ampliação de uma área de escape, tomara que não abandonem no meio da obra. Isso sem contar a estrutura para os espectadores que é um lixo. Mas pra quem fez estádio de 1,5 bilhão é fácil reformar o autodromo, basta vontade e competência.