Indy com 13 pistas e 18 etapas para 2014

2012 <a href=IndyCar Milwaukee" src="http://rodrigomattardotcom.files.wordpress.com/2013/10/milw-indy-2013.jpg" width="584" height="322" />

RIO DE JANEIRO – A Fórmula Indy terá 18 etapas em 2014, distribuídas em treze circuitos diferentes, entre ovais, mistos e pistas de rua. Novamente a categoria apela para o sistema de rodadas duplas, adotado neste ano e que permanece para o próximo, em três circuitos: Houston, no Texas, Toronto, no Canadá e Detroit, em Michigan. A única coisa que não se sabe é se as largadas paradas continuarão fazendo parte das provas da categoria.

Com o anúncio do calendário, também fica confirmado o fim da São Paulo Indy 300 no circuito do Anhembi. Os promotores da corrida foram informados que não deveriam investir no evento, por ser extremamente dispendioso. A categoria não abre mão de fazer uma etapa no Brasil em 2015 e as dúvidas são: em que circuito? E quem vai promover a corrida?

A data brasileira ficou com… Indianápolis! O circuito sediará não só a Indy 500 no dia 25 de maio como também uma corrida no dia 10 do mesmo mês, no circuito misto. Uma alternativa para cortar custos, é verdade, mas que tira – no meu entendimento – o brilho da mais tradicional corrida do calendário.

O campeonato do próximo ano, que terá como atrações a volta de Juan Pablo Montoya pela Penske e a estreia de Tony Kanaan na Ganassi, começa no dia 30 de março com a etapa de St. Petersburg e acaba em exatos cinco meses: em 30 de agosto, no oval de Fontana, será conhecido o campeão da Fórmula Indy em 2014.

Eis as datas:

30/03 – GP de St. Petersburg (rua)
13/04 – GP de Long Beach (rua)
26/04 – GP de Birmingham (Barber Motorsports Park)
10/05 – GP de Indianápolis (misto)
25/05 – 500 Milhas de Indianápolis (oval)
31/05 – GP de Detroit (rua)
01/06 – GP de Detroit (rua)
07/06 – GP do Texas (oval)
28/06 – GP de Houston (rua)
29/06 – GP de Houston (rua)
06/07 – GP de Pocono (oval)
12/07 – GP de Iowa (oval)
19/07 – GP de Toronto (rua)
20/07 – GP de Toronto (rua)
03/08 – GP de Mid-Ohio (Mid-Ohio Sports Car Course)
17/08 – GP de Milwaukee (oval)
24/08 – GP de Sonoma (Infineon Raceway)
30/08 – GP de Fontana (oval)

Foto: largada da corrida de Milwaukee em 2012; o tradicional circuito oval recebe a antepenúltima corrida da Fórmula Indy ano que vem (arquivo)

Comentários

  • A etapa no misto de Indianápolis terá a ridícula largada parada. Não sei nas outras, mas ela estará presente ano que vem. Provavelmente farão a mesma idiotice em Houston e Toronto, no mínimo.

  • A Indy está se perdendo completamente. Uma completa falta de organização. Pistas medíocres de rua. Circuitos que não deviam correr nem carroças. Pilotos com qualidade técnica muito fraca. Um carro que já nasceu velho e que não é atualizado com deveria ser. Chefes de equipe que são uns aventureiros com exeção de um ou outro. Excluo é claro por razões obvias o Senhor Penske. A categoria caminha para uma nova bancarrota. Está no século 19.

  • nem vou comentar sobre essa aberração do calendário da Indy em 2014,apenas dizer que a SP INDY 300,já foi tarde.

    um lembrança triste: ontem completaram-se dois anos do acidente fatal de Dan Wheldon em Las Vegas.

  • Também achei estranho o calendário terminar em Agosto, mas tenho impressão que é para não confrontar com as partidas da NFL, que costumam iniciar em Setembro. Como hoje existe aquela paranoia por audiência, não duvidaria de algo do tipo.

    A INDY perdeu seu patrocinador-master, a IZOD, e parece que ainda não conseguiu um substituto. Talvez seja essa outra (grande) razão para um calendário tão enxuto e localizado.
    Espero um dia ver novamente corridas da INDY em grandes pistas como Laguna Seca, Road America, Michigan e quem sabe, Surfer’s Paradise.

  • E notícias sobre a prova em Porto Alegre competindo para 2015? Sei que ofereceram no passado a corrida por 10 milhões e a prefeitura fez pouco caso. Eu pessoalmente acredito que o traçado no Parque Germânia/Iguatemi teria chances, se bem planejado, de ser o melhor misto do calendário, realmente existe um autódromo bem legal escondido por aquelas ruas…

  • O calendário da CHAMP CAR está bem melhor…sim é ela mesma, continua na ativa sob nova direção….http://champcar-ws.com/schedule
    Estão correndo com os DP-01 e inclusive alguns pilotos como Justin Wilson, Oriol Servia, James Hinchcliffe estão participando…Para se ter uma idéia, eles correm em Jerez, Zolder, Road America, Montreal….parece bem interessante! A categoria voltou em 2008.