OAK Racing triunfa finalmente no AsLMS

IMG_8127

RIO DE JANEIRO – Em mais uma corrida com baixíssimo número de carros – apenas oito no total – as 3h de Zhuhai, 3ª e penúltima etapa do Asian Le Mans Series, tiveram enfim a primeira vitória da OAK Racing na temporada 2013. Após 114 voltas, o Morgan Nissan #24 guiado por Ho-Pin Tung/David Cheng/Shaun Tong se impôs diante do protótipo Oreca 03 Nissan #18 alugado pela KCMG junto à escuderia europeia Murphy Prototypes para este fim de semana.

Com problemas sérios desde os treinos livres, a trinca formada por Gary Thompson/Jordan Oon/James Winslow, não puderam se familiarizar com o bólido. Largaram da última posição, sem tempo cronometrado, e terminaram em segundo a 58 segundos da trinca ganhadora. Dentro das circunstâncias, foi um excelente resultado para o time chefiado por Paul Ip.

Entre os modelos Grã-Turismo inscritos, mais uma vez a AF Corse se saiu bem com sua Ferrari F458 Italia da classe LMGTC: Steve Wyatt/Michele Rugolo/Andrea Bertolini terminaram em 3º na geral, quatro voltas atrás do protótipo da OAK Racing. Como efeito, a trinca do time italiano conquistou o título por antecipação na divisão, tanto entre os pilotos quanto para a escuderia, que sacramenta uma vaga nas 24 Horas de Le Mans de 2014 na classe LMGTE-AM, juntando-se à SMP Racing (campeã do European Le Mans Series) e à IMSA Performance Matmut, vencedora em Sarthe neste ano.

A equipe Taisan Ken Endless chegou num discreto 4º lugar com o único modelo LMGTE inscrito, desta vez com Akira Iida/Shogo Mitsuyama/Naoki Yokomizo a bordo da Ferrari F458 Italia #70. Nas demais posições terminaram o McLaren MP4-12C #91 de Jun San Chen/Takeshi Tsuchiya/Tatsuya Tanigawa, o Ford GT de Frank Yu/Darryl O’Young/Keita Sawa (que levou uma punição de 50 segundos de acréscimo ao tempo final de prova), o Lamborghini de Anthony Liu/Davide Rizzo/Massimiliano Wiser e o segundo McLaren da AAI-Rstrada, para Morris Chen/Marco Seefried/Yasu Kikuchi. E foi tudo.

O campeonato do AsLMS se encerra em dezembro apenas. A última etapa será em Sepang, na Malásia, no dia 8 de dezembro. A rigor, só a LMP2 decide o título nessa corrida final, já que a KCMG lidera com 68 pontos, enquanto a OAK Racing soma 64. Na LMGTE, com o Team Taisan Ken Endless como único participante, nem há competição. E a AF Corse, como já dito, ganhou a taça na LMGTC.

Comentários