Os mais belos Esporte-Protótipos, pelos leitores

O

jaguar_xjr8_16RIO DE JANEIRO – Na foto, um Jaguar XJR-8 Grupo C. Com um carro igualzinho a este, Raul Boesel comemorava há 26 anos um histórico e até hoje inédito título mundial de Endurance por um piloto brasileiro. A razão deste post é a seguinte: de hoje até o dia 15 de novembro, vocês leitores do blog vão ter a chance de eleger, assim como foi feito com os Fórmula 1, os dez mais belos Esporte-Protótipos de todos os tempos.

Cada leitor pode indicar dez carros de diferentes épocas, aproveitando a área de comentários deste post e os mais votados serão elencados no blog a partir do dia 17. Então, mãos à obra e mandem bala!

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

65 Comentários

  • 1. Sauber-Mercedes C9
    2. Porsche 917K
    3. Allard J2X
    4. Pescarolo C60
    5. Mercedes CLR
    6. Ferrari 333SP
    7. Toyota Minolta 88-CV
    8. Nissan R90CP
    9. Alpine A442
    10. Nissan R391

  • Minha humilde lista:
    1) Ford GT-40 – Pintura da Gulf (1969)
    2) Porsche 917 – pintura da Martini Racing (1970)
    3) Porsche 956 – Pintura da Rothmans (1983)
    4) Ford P69 (1970)
    5) Ferrari 512 S (1970)
    6) Jaguar XJR-8 (1988)
    7) Mercedes CLR GT1 (1999)
    8) Sauber-Mercedes C-11 (1990)
    9) Lancia LC2 – Pintura Martini Racing (1985)
    10) Lola T70 (1970)

  • 1. Audi R8 LMP900
    2. Porsche 911 GT1
    3. Toyota GT-One (TS020)
    4. Sauber Mercedes C9
    5. Jaguar XJR-9
    6. Mazda 787B
    7. Porsche 962
    8. Audi R18
    9. Alpine A442B
    10. Pescarolo 01

  • Sao tantos, dificil de escolher. Vai do humor do dia, rs.

    1 – Audi R18 (de qualquer ano)
    2 – Jaguar D-Type
    3 – Porsche 917
    4 – Porsche 956
    5 – Ford GT40 MK I
    6 – Ferrari 330
    7 – Audi R10 TDi
    8 – 911 GT1 1998
    9 – Mercedes CLR
    10 – Sauber C9

  • Minha vez:
    1. Audi R18
    2. Porsche 911 GT1
    3. Ferrari 330 P3
    4. Lola T70 MK3
    5. Porsche 917K
    6. McLaren M8A
    7. Chaparral 2D
    8. Lancia LC2
    9. Bentley Speed8
    10. Alpine Renault A442

  • Dava para listar mais de vinte, mas lá vão os meus dez:
    1- Ford GT-40
    2 – Lola T70 MK lll
    3 – Ferrari 330 P4
    4 – Ferrari 512 M
    5 – Alfa P 33-2
    6 – Porsche 917
    7 – Porsche 904
    8 – Jaguar D-Type
    9 – Chaparral 2 D
    10 – Sauber Mercedes C9

  • Alguns de meus preferidos, já que são muitos e em ordem aleatória, já que também não consigo definir O preferido:

    1) Peugeot 905 EVO
    2) Sauber Mercedes Benz C291
    3) Sauber Mercedes Benz C9
    4) Porsche 956/962 (com qualquer pintura, Rothmans, Canon, Tic Tac, Shell, Skoal Bandit, New Man etc…)
    5) Alpine-Renault A442B
    6) Ferrari 312P (a de cabine fechada)
    7) Audi R15 TDI
    8) Toyota TS020 GT1 ’99
    9) Jaguar XJR9 “Silk Cut”
    10) Nissan Calsonic R89C

  • 1- jaguar XJR 14 (1991)
    2- Ferrari 330 P3
    3- Porsche 917 K
    4- Sauber C9
    5- Peugeot 905
    6- Porsche 956
    7- Porsche 962
    8- Matra Simca 670
    9- BMW V12 LMR
    10- Ford Gt 40

    11- Aston Martin DBR 1
    12- Alfa Romeo T33
    13- Lola T70
    14- Ferrari 512S
    15- Mazda 787
    16- Porsche WSC 95
    17- Ferrari 333 SP
    18- Bentley Speed 8
    19- Audi R18
    20- Peugeot 908

    Impossivel citar somente 10 carros. rs

    Um abraço a todos!

  • Não conheço muitos, mas aí vão os meus:
    1 – Audi R10 TDi
    2 – Peugeot 908 HDI FAP
    3 – Toyota TS030
    4 – Audi R18 e-tron quattro
    5 – Lotus T128
    6 – Nissan DeltaWing
    7 – Porsche 962
    8 – Porsche 911 GT1
    9 – Bentley EXP Speed 8
    10 – Lola B0540

  • 1 Porsche 917K
    2 Porsche 962C
    3 Audi R8
    4 Audi R10
    5 Sauber C9
    6 Porsche 911 GT1-98
    7 Lancia LC2
    8 Courage C60
    9 HPD ARX-01e
    10 Pescarolo C60 Hybrid

  • Sauber Mercedes c9
    Audi R10 TDi
    Mazda 787B
    Ford GT40 MK I
    Porsche 917 K
    Ferrari 512 S
    Jaguar XJR-9
    Nissan 90 CP
    Toyota Minolta 88C-V
    2 J Race Car 70

  • 1 Porsche 917K
    2 Porsche 962C
    3 Audi R18 etron
    4 Ferrari 250 TR
    5 Ferrari 330 TR LM
    6 Porsche 956 – Pintura da Rothmans
    7 Auto Union Type D Stremeline
    8 Bugatti type 57C
    9 Toyota 85cl
    10 Shelby Cobra Coupe 67′

  • Ordem decrescente:

    10º – WR LM94 (não é nem um pouco conhecido, mas o visual dele me agrada. Se passa por um monoposto, mas não deixa de ter silhueta de protótipo.)
    9º – McLaren M8D
    8º – Audi R8
    7º – Nissan R390 GT1
    6º – Bentley Speed 8
    5º – BMW V12 LMR
    4º – Nissan R90CP
    3º – Jaguar XJR-8
    2º – Porsche 956/962
    1º – Toyota GT-One TS020

  • Jaguar C-Type
    Chaparral 2J
    Porsche 917
    Ferrari 312P
    Roundeu M379
    Ford GT40 MKIV
    Porsche 956
    Lola T70
    Alfa Romeo 33SC12
    Renault Alpine A442B

    Abraços
    Dionisio

  • 1 – o Jaguar XJR9 LM “Silk Cut – Castrol” #22;
    2 – o GT40 “Gulf” Ford de Daytona 1967 #11;
    3 – o Rothmans Porsche 962C #1;
    4 – a 1ª edição do e-tron quattro vencedor do ano passado #1;
    5 – a Lola T70 MK3B de Daytona 1969 #6;
    6 – a Lola B09/60 da Dreysson Racing das 24hrs de Le Man 2011 #11;
    7 – o March 83G “Blue Thunder” #57;
    8 – a 512M da Scuderia Filipinetti de Le Man 1971 #7;
    9 – o Porsche 917 LH Le Man (70/71) #25;
    10 – a BMW V12 LMR da parceria BMW e Williams F1 #15.

  • Não conheço muito a velha guarda dos protótipos, então vou citar de uns 20 anos para cá. A ordem pouco importa:

    1- Mercedes-Benz CLK LM 1998
    2- Porsche 911 GT1 1998
    3- Pescarolo 01 Judd LMP1 2009
    4- Epsilon Euskadi EE-1 LMP12008
    5- Lola Aston Martin B09/60 LMP1 2009
    6- Oreca 01 AIM LMP1 2009
    7- Peugeot 908 HDi LMP1 2010
    8- Audi R18 e-tron quattro LMP1 2013
    9- Acura ARX-02 LMP1 2009
    10- Toyota TS030 LMP1 2013

  • Duas perguntas:

    – Can-am vale?
    – Vale os que nunca correram?

    Independentemente das respostas, lá vai (não estão na ordem de preferência):

    1. Jaguar XJR14
    2. Sauber Mercedes c-11
    3. Porsche 917 LH (a psicodélica)
    4. Mazda RX 792P
    5. Peugeot 908
    6. SHADOW-DN4
    7. Schkee BD1
    8. Porsche 911 GT1 98
    9. Bentley EXP Speed-8
    10. Mc Laren F1 GTR long tail version

  • Lá vai minha lista rodrigo, segura aí!

    1º Porsche 956 – Rothmans Team Joest
    2º Porsche 917K Psicodhelic
    3º Jaguar XJR-9 Silk Cut
    4º Porsche 935 – O famoso ”Moby Dick”
    5º Ford GT40 Mk. IV ( O famoso #1 pilotado por A.J Foyt)
    6º Mercedes-Benz Sauber C9
    7º Jaguar D-Type (O vitorioso da trágica Le Mans de 55)
    8º Audi R8
    9º Porsche 961
    10º Toyota TS020, mais especificamente o de 98

  • 1- Ford GT 40 Mk IV Gulf 1969 (que final EMOCIONANTE!)
    2- Porsche 917K Gulf 1970 (390 de final na Mulsanne????? – WTF)
    3- Mecedes – Sauber C9 1991
    4- Mazda 787B – 1991
    5- Peugeot 905 Evo (fazendo 1-2-3 em LeMans ’93)
    6- Ferrari 330 P4 1966 (Ganharam Daytona, mas apanharam em LeMans)
    7- Jaguar E-Type 1957
    8- Bentley Speed 8 2003
    9- Jaguar XJR-8 1991 (Essa combinação de cores ficou show!)
    10 – Toyota GT-One TS020 (Esse carro no GranTurismo 4, PRO!)
    Abraços

  • Lá vai a minha lista…

    1. Porsche 911 GT1 1998
    2. Sauber C9
    3. Porsche 917
    4. Sauber C11
    5. Bentley Speed 8 2003
    6. Pescarolo P01 Judd
    7. Ferrari 512S Coda Lunga
    8. Lola B09/63 Aston Martin (DBR 1-2)
    9. Audi R8 LMP900 (com a pintura da Infineon… ou até aquela do crocodilo, hehehe)
    10 McLaren F1 GTR Long Tail, com a pintura do Gulf Team Davidoff

  • Difícil escolher, mas vamos lá

    Gulf Porsche 917 1970
    Martini Porsche 917 1971
    Hippie Porsche 917 1971
    Silk Cut Jaguar XJR-9 1987
    Renault Alpine A442B 1978
    Audi E-tron híbrido 2013
    Rothmans Porsche 956 1983
    Sauber Mercedes C9 1989
    ICI EDS Chevrolet Intrepid 1991
    Toyota TS030 híbrido 2012

  • 1. Porsche 956 “Rothmans” de 1983
    2. Porsche 911 GT1 de 1998
    3. Toyota TS020 (GT-ONE) de 1998
    4. Mazda 787B de 1991
    5. Mercedes-Benz CLK GTR de 1998
    6. Sauber C9 de 1989
    7. Jaguar XJR-9 de 1988
    8. Audi R8 de 2001
    9. Ford Mk IV de 1967
    10. Bentley Speed 8 de 2003

  • Perdi a votação dos F1, mas esta eu não perco.
    O Porsche 917 é imbatível, sem dúvida o número 1 desta lista
    Na seuqencia viria oJaguar de 1988 e o Mercedes CLK.
    O audi r8r e audi e-tron tambem fazem parte da lista.

  • Vamos nessa!
    Audi R18
    Toyota TS 020
    Toyota TS 030
    Bentley Speed 8
    Sauber Mercedes C9
    Ford GT40
    Mazda 787B (esse não posso esquecer!!!)
    Peugeot 908 (um que vi com a pintura prateada, insanamente lindo!!)
    Deltawing
    Bentley Speed 6 (o primeiro campeão de LeMans, se não me engano.)
    Abraços!

  • Peugeot 908
    Toyota TS 030
    Porsche 956
    Jaguar XJR-9
    Porsche 917K
    Ford GT40 MK I
    Lancia LC2
    Renault Alpine A442B
    Epsilon Euskadi EE
    Ferrari 330 P4 ’67

  • 1. BMW LMR V12 1999
    2. Allard J2X-C
    3. Porsche 956
    4. Toyota TS020 GT One 1998
    5. Bentley Speed 8 2003
    6. Audi R8 2002
    7. Ferrari 333 SP
    8. Mazda 787b 1989
    9. Ford GT40 Mk III
    10. Peugeot 905 Evo 1C 1993

  • 1.Sauber Mercedes C9(Colocaria tambem o C11)
    2.Audi R18 TDi 2011
    3.Toyota Gt-One TS020
    4.Porsche 956 Rothmans
    5.Pescarolo C60(2005)
    6.Nissan R390 GT1
    7.Ferrari 330 P4
    8.Ford Gt 40(Gulf 1969)
    9.Mazda 787b
    10.Lola-Aston Martin B09/60(2010-Gulf)

  • Lá vai a lista:

    1 – McLaren F1 GTR

    2 – Porsche 911 GT1

    3 – Porsche 917K

    4 – TVR Sagaris

    5 – Ford GT40

    6 – Saleen S7R

    7 – F40 Competizione

    8 – Ferrari Enzo FXX

    9 – Nissan R390 GT1

    10 – Panoz Esperante GTR-1

  • 1 – Porsche 917k

    2 – Porsche 956/962

    3 – Audi R8

    4 – Audi R18 e-tron quattro

    5 – Panoz Esperante GTR-1

    6 – Jaguar XJ-R9

    7 – Bentley EXP Speed 8

    8 – Toyota TS030 Hybrid

    9 – Mazda 787B

    10 – Mercedes Benz CLK-GTR

    P.S: Os Daytona Prototypes da Grand-Am também valem, Rodrigo?

  • 1. Porsche 956
    2. Cadillac LMP02 Northstar
    3. Audi R8
    4. Bentley Speed 8
    5. Toyota GT one (TS020)
    6. Epsilon Euskadi ee1
    7. Mercedes CLR
    9. BMW V12 LMR
    10. Peugeot 908

  • Minha lista:
    Jaguar XJR-12 (1991)
    Sauber C9
    Sauber C11
    Porsche 956
    Porsche 962
    Peugeot 905 (1991)
    Porsche 911 GT1
    Mercedes CLR
    Toyota TS020 (1999)
    Mazda 787B

  • grande rodrigo, hoje vou abusar, mas acho que vc me perdoa.
    lh, ou coda longa. porsches 906 de 66, 907 de 67 e 68, 908 de 68 e 69, 917 de 70 e 71.
    alfa de 68, ferrari de 70.
    mclaren de 98.
    sem este recurso mais visivel. gt40, chaparral, corvette e 911 em qualquer geração, 330p4, maserati birdecage de 65, porsche 962, sauber c9 e jaguar de 87 a 89, não me pergunte a nomenclatura porque nõ lembro.
    dos anos 2000 vale a pena lembrar dos audi r8, r10 e r18. peugeot 908 e toyota ts 30.
    assim, esqueci do wm que fez o recorde em 88.
    extrapolei a lista? sim, e claro , mas publique por gentileza para dar mais ideias aos nossos companheiros admiradores das pistas.
    obrigado.

  • Por preferencia:
    Porsche 917K Martini
    Porsche 956 Rothmans
    Alpine A442B
    Ferrari 512s
    Mclaren ELVA
    SalberC9
    Matra Simca MS650
    Ford GT 40
    Bentley Speed 8

  • Boa noite Rodrigo, segue minha lista de favoritos:

    – Mazda 787B
    – Sauber-Mercedes C9
    – Jaguar XJR-8
    – Porsche 917
    – Porsche 956
    – Alfa Romeo TT33
    – Matra M670
    – Ford GT40

  • Olá tudo certo Rodrigo?
    Parabéns pelo blog, confesso que nunca comentei mais sou leitor diário do mesmo sou de Rondônia. Simplesmente apaixonado por automobilismo e matando meus desejos nos simuladores para console :) aqui está minha lista ótimo dia Rodrigo.

    1- Nissan R390 GT1 -1997′
    2- Mazda 787B -1991′
    3- Toyota Minolta 88C-V – 1989′
    4- Bentley Speed 8 – 2003
    5- Peugeot 908 HdI FAP Oreca – 2010′
    6- Jaguar XJR-9 – 1988′
    7- Ferrari 330 P4 – 1967′
    8- Ford Mark IV – 1967′
    9- Mercedes -Benz CLK – GTR – 1998′
    10- Sauber Mercedes C9 – 1989′

  • Vamos lá na minha lista por ordem de importância, (pra mim é claro…rs)

    Porsche 917K/LH – O antes e o depois de tudo
    Ferrari 312P – Lindo, aerodinâmico e com um V12 de arrepiar até cabelo de defunto
    Jaguar D-Type – A revolução tecnológica dos anos 50
    Lola T-70 – A resposta americana
    Alpine A450 – E pensar que debaixo daquilo tudo tinha algo de um A-108…
    Matra MS670 – Se a Endurance tivesse um fundo musical seria esse
    Mercedes 300SL – Tão bela e tecnológica que se tornou carro de rua.
    Alfa P-33/2 – Alfa é Alfa, ponto.
    Ford GT-40 – Quando a vingança é um prato que se come quente
    Porsche 935 – Quando um carro de rua vira um carro de competição completo.

  • 1 – Ferrari 330 P4 (“fechada”)
    2 – Porsche 917 K
    3 – Porsche 908/2 (spyder)
    4 – Ferrari 312 P (spyder)
    5 – Ferrari 250 LM
    6 – Porsche 904
    7 – Ferrari 212 M
    8 – Ford GT40 Mk I
    9 – Lola T70 Mk3 (e não a 3A)
    10 – Mc Laren M6-A

    E, só pra exagerar, os Porsches 910 e 907, ambos “fechados” e a Lola T-210.

  • 1 Posche 917 K Gulf JWR
    2 Porsche 917 LM branca
    3 Peugeot 905 LM
    4 Alfa 33P3 WKRT
    5 Ferrari 512 S
    6 Laguar Silk Cut XJR 11
    7 Audi R18 ultra
    8 Bentley Speed 8
    9 Porsche + AUDI Can Am
    10 Porsche 911 96
    11 Ford GT 40 Gulf JWR
    12 Matra 670C 73
    13 Renault Alpine A442 B
    14 Mazda MXR 01
    15 Mercedes CLK Le Mans

  • Parabéns Rodrigo Mattar pela pesquisa, muito legal …..
    Minha lista é a seguinte:
    1 – Porsche 911 GT1 98
    2 – Audi R18 e-tron quattro
    3 – Mazda 787B
    4 – Peugeout HDI
    5 – Saleen S7R
    6 – Bentley EXP Speed 8

  • Rodrigo!

    Se não for muito trabalho, divulga o resultado completo da votação tb, pra que possamos fuçar no google e relembrar com deleite todos os citados!

    Saudações!

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames