Penúltima da ALMS com 32 carros

Corvette Racing Circuit of the Americas 2013

RIO DE JANEIRO – No próximo sábado, a American Le Mans Series disputa no circuito Virginia International Raceway (VIR) a penúltima corrida da temporada 2013 e também de sua história. Com o título de pilotos da LMP1 definido há duas etapas em favor de Lucas Luhr/Klaus Graf, que somam 162 pontos e sete vitórias consecutivas em oito etapas, agora fica a expectativa acerca dos vitoriosos nas outras classes.

E a disputa é notadamente bem mais equilibrada: na LMP2, quatro pilotos ainda estão na briga. Marino Franchitti comanda a classificação com 141 pontos, quatro à frente de seu atual parceiro de equipe e antigo rival, Guy Cosmo. Scott Tucker e seu xará Sharp, ambos com 129 e 127 pontos, respectivamente, ainda têm chance.

A divisão LMPC teve Colin Braun dando adeus ao titulo a partir do momento em que a CORE Autosport decidiu escalá-lo na LMGT formando dupla com Patrick Long no Porsche do time. Jonathan Bennett, patrão e piloto, está 20 pontos atrás de Mike Guasch, que é o líder. Outro piloto que ainda sonha com o título de campeão é Tristan Nunez, com os mesmos 100 pontos de Bennett.

Na LMGT, Antonio Garcia/Jan Magnussen estão na ponta com 112 pontos e podem dar ao modelo C6-R da Corvette o título na última temporada do carro e da ALMS. A concorrência é forte: Dirk Muller tem 99 pontos e está na briga, assim como os atuais campeões Oliver Gavin/Tommy Milner, que somam 94. Dominik Farnbacher/Marc Goossens, que vêm em 4º lugar com 89 pontos, correm por fora.

E os pilotos também estão bastante próximos na classificação da LMGTC, onde Jeroen Bleekemolen/Cooper MacNeil aparecem na frente com 115 pontos, quatro a mais que Nelson Canache Jr./Spencer Pumpelly e dez à frente do venezuelano Henrique Cisneros. O galã-piloto Patrick Dempsey está em 4º lugar com 81, mas dificilmente terá possibilidades de ir mais além no campeonato.

Para a corrida do próximo sábado, poucas novidades: Guy Smith regressa ao volante do #16 da Dyson Racing, compondo a dupla com Johnny Mowlem desta vez. Na LMPC, James French é quem divide o #7 com Rusty Mitchell. Também haverá a volta de David Cheng no #52 partilhado com Mike Guasch na PR1/Mathiasen. Na LMGT, Leh Keen participa com a Ferrari #23 ao lado de Townsend Bell e Joey Hand estará de novo no #56 com Dirk Muller. E entre os Porsche LMGTC, a boa nova é o retorno do #31, com Eduardo Cisneros e o polonês Jakub “Kuba” Giermaziak.

Já sem chances no campeonato da classe LMPC, Bruno Junqueira é um dos ausentes no fim de semana, embora seu nome constasse da lista prévia de inscritos divulgada dia 19 de setembro. Assim, não haverá depois de muito tempo qualquer piloto brasileiro numa prova da American Le Mans Series.

Vamos aos inscritos:

LMP1

#6 MUSCLE MILK PICKETT RACING
HPD ARX-03c (M)
Klaus Graf/Lucas Luhr

#16 DYSON RACING
Lola B12/60 Mazda (M)
Guy Smith/Johnny Mowlem

#0 DELTAWING RACING CARS
DeltaWing DW12 Elan (B)
Katherine Legge/Andy Meyrick

LMP2

#01 EXTREME SPEED MOTORSPORTS
HPD ARX-03b (M)
Anthony Lazzaro/Scott Sharp

#02 EXTREME SPEED MOTORSPORTS
HPD ARX-03b (M)
Johannes Van Overbeek/Ed Brown

#551 LEVEL 5 MOTORSPORTS
HPD ARX-03b (M)
Scott Tucker/Ryan Briscoe

#552 LEVEL 5 MOTORSPORTS
HPD ARX-03b (M)
Marino Franchitti/Guy Cosmo/Stefan Johansson

LMPC

#7 BAR1 MOTORSPORTS
Oreca FLM09 Chevrolet (C)
James French/Rusty Mitchell

#8 BAR1 MOTORSPORTS
Oreca FLM09 Chevrolet (C)
Chris Cumming/Kyle Marcelli

#18 PERFORMANCE TECH MOTORSPORTS
Oreca FLM09 Chevrolet (C)
Tristan Nunez/Ryan Booth

#52 PR1 MATHIASEN MOTORSPORTS
Oreca FLM09 Chevrolet (C)
Mike Guasch/David Cheng

#81 DRAGONSPEED MOTORSPORTS
Oreca FLM09 Chevrolet (C)
Renger Van der Zande/Mirco Schultis

#05 CORE AUTOSPORT
Oreca FLM09 Chevrolet (C)
Jonathan Bennett/Tom Kimber-Smith

LMGT

#3 CORVETTE RACING
Chevrolet Corvette C6-R (M)
Jan Magnussen/Antonio Garcia

#4 CORVETTE RACING
Chevrolet Corvette C6-R (M)
Oliver Gavin/Tommy Milner

#17 TEAM FALKEN TIRE
Porsche 911 (997) GT3 RSR (F)
Wolf Henzler/Bryan Sellers

#23 TEAM WEST/AJR/BOARDWALK FERRARI
Ferrari F458 Italia (Y)
Leh Keen/Townsend Bell

#48 PAUL MILLER RACING
Porsche 911 (997) GT3 RSR (M)
Marco Holzer/Bryce Miller

#55 BMW TEAM RLL
BMW Z4 GTE (M)
Bill Auberlen/Maxime Martin

#56 BMW TEAM RLL
BMW Z4 GTE (M)
Dirk Muller/Joey Hand

#62 RISI COMPETIZIONE
Ferrari F458 Italia (M)
Olivier Beretta/Matteo Malucelli

#91 SRT MOTORSPORTS
SRT Viper GTS-R (M)
Dominik Farnbacher/Marc Goossens

#93 SRT MOTORSPORTS
SRT Viper GTS-R (M)
Kuno Wittmer/Jonathan Bomarito

#06 CORE AUTOSPORT
Porsche 911 (997) GT3 RSR (M)
Patrick Long/Colin Braun

LMGTC

#11 JDX RACING
Porsche 911 (997) GT3 Cup (Y)
Mike Hedlund/Jan Heylen

#22 ALEX JOB RACING
Porsche 911 (997) GT3 Cup (Y)
Cooper MacNeil/Jeroen Bleekemolen

#27 DEMPSEY DEL PIERO RACING
Porsche 911 (997) GT3 Cup (Y)
Patrick Dempsey/Andy Lally

#30 NGT MOTORSPORT
Porsche 911 (997) GT3 Cup (Y)
Henrique Cisneros/Sean Edwards

#31 NGT MOTORSPORT
Porsche 911 (997) GT3 Cup (Y)
Kuba Giermaziak/Eduardo Cisneros

#44 FLYING LIZARD MOTORSPORTS
Porsche 911 (997) GT3 Cup (Y)
Seth Neiman/Dion Von Moltke

#45 FLYING LIZARD MOTORSPORTS
Porsche 911 (997) GT3 Cup (Y)
Spencer Pumpelly/Nelson Canache Jr.

#66 TRG
Porsche 911 (997) GT3 Cup (Y)
Ben Keating/Damien Faulkner

(M) – Michelin; (B) – Bridgestone; (C) – Continental; (F) – Falken; (Y) – Yokohama

Foto: carros da ALMS em Austin na 8ª etapa do campeonato (arquivo)

Comentários

  • E a briga na GT vai ser sensacional. Principalmente pelo campeonato. Apesar da Corvette ser favorita, a BMW também é muito competente e o carro é muito bom em sessões de alta velocidade e alta pressão aerodinâmica. Vamos ver quem vai se dar melhor nas últimas corridas do campeonato. Teoricamente as pistas favorecem a maior velocidade de reta do Corvette. Mas já vimos a BMW tirar o doce dos americanos outras vezes.

  • Eu acredito que os Corvettes vão vencer essa corrida, e a decisão ficar para a Petit Le Mans.Torço também pelo desempenho dos Vipers.

    P.S: Ficou muito estranho esse Delta Wing de capota fechada , parece até um Batmóvel.