Super GT: chuva quase cancela corrida em Autopolis

RIO DE JANEIRO – O mau tempo na região de Kyushu, onde fica o circuito de Autopolis, quase fez a GTA, organizadora do Super GT, cancelar a 7ª e penúltima etapa do certame japonês de Grã-Turismo. As atividades de pista no sábado foram canceladas após um treino livre realizado em condições bastante desfavoráveis e a qualificação foi marcada para este domingo lá no Japão, poucas horas antes da corrida, quando o clima melhorou – pero no mucho – e os carros inscritos puderam treinar.

A qualificação foi como sempre dividida: a divisão GT300 entrou primeiro, seguida dos GT500. Porém, diante do pouco tempo hábil para a qualificação dividida em dois turnos nas subdivisões do campeonato, foram realizados treinos de 25 minutos de duração e apenas um piloto por carro escolhido para qualificar, ao invés dos dois que normalmente se revezam.

E a pole para a corrida que quase não aconteceu foi do Lexus SC430 #38 da equipe ZENT Cerumo, guiado por Yuji Tachikawa. O piloto marcou 1’38″174, apenas 0″035 mais rápido que o italiano Ronnie Quintarelli, atual bicampeão da GT500 em parceria com Masataka Yanagida.

O francês Fred Makowiecki, líder do campeonato com 46 pontos ao lado do parceiro Naoki Yamamoto, qualificou o #18 da Weider Modulo Dome na terceira posição, como o melhor Honda HSV-010 do grid. Colíder da competição, o brasileiro João Paulo Oliveira levou o Nissan #12 do Calsonic Team Impul ao quinto posto do grid – 1’38″385.

Na GT300, com 24 carros na pista e tráfego muito intenso, quem se deu bem foi Kazuki Hoshino, no Nissan GT-R GT3 #3 da escuderia S-Road NDDP, com o tempo de 1’47″222, apenas 0″014 à frente de um carro idêntico alinhado pela Dijon Racing para Katsumasa Chiyo. Hideto Yasuoka classificou o Aston Martin Vantage V12 da Arnage Racing em terceiro, seguido por Kota Sasaki no Subaru BRZ e Yuki Iwasaki em mais um Nissan.

Líderes do campeonato com 68 pontos, Hideki Mutoh/Yukhi Nakayama, do Team Mugen, vão largar apenas da 16ª posição, dez postos atrás dos vice-líderes Katsyuki Hiranaka/Björn Wirdheim.

A corrida deste domingo será disputada em 300 km de percurso.

Comentários