Direto do túnel do tempo (135)

1374183_617053075024875_1779925524_nRIO DE JANEIRO – Foto do acervo de Paulo Henrique Souza, devidamente “roubartilhada” do facebook do Jovino Coelho com parte do grid de 25 carros que disputou os 200 km de Belo Horizone, num circuito montado no entorno do Mineirão, no dia 20 de agosto de 1972. O pole position foi Tite Catapani com a Lola T210 #94 da Hollywood, que não se encontra na imagem, com o tempo de 1’15″7 para os 2,85 km de extensão do circuito improvisado.

A foto mostra alguns dos carros que largaram atrás da Lolinha: o Avallone-Chrysler #1 de Antônio Carlos Avallone; o Porsche 910 #4 de Clóvis “Banana” Ferreira; o Porsche 907 #48 de Angi Munhoz, da lendária equipe Motorádio; o VW 1,9 litro #38 da equipe Speedshop de Belo Horizonte, com Chiquinho Lameirão; o Fúria com motor Ferrari de Camilo Christófaro; o protótipo Newcar-VW de Newton Pereira, a Alfa GTA de Antônio Castro Prado e a BMW Schnitzer vermelha guiada por Paulão Gomes e classificada por Aguinaldo de Goés Filho.

Sobre a participação de Paulão, cabe aqui o registro: ele estava inscrito para correr com a BMW “Esquife”, teve o carro incendiado após um acidente e, durante a disputa, capotou o carro emprestado por Aguinaldo. A vitória foi de Tite Catapani, após 70 voltas e 1h35min de corrida, com duas voltas de vantagem sobre Clóvis Ferreira e cinco de frente para Antônio Castro Prado. Angi Munhoz, mesmo abandonando com a suspensão quebrada, chegou em quarto, seguido pelos mineiros Tony Zauza, que correu com um Puma e Cláudio Vidigal, inscrito num Volkswagen.

Há 41 anos, direto do túnel do tempo.

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