Um russo na Toro Rosso

GEPA_full_4298_GEPA-31081298852

RIO DE JANEIRO – Nem Antônio Félix da Costa, nem Stoffel Vandoorne. A bola da vez na equipe Toro Rosso para a próxima temporada da Fórmula 1 é Daniil Kvyat. O piloto de 19 anos apenas acaba de ser confirmado como o futuro companheiro do francês Jean-Eric Vergne na escuderia B da Red Bull.

Confesso que estou surpreso com esse anúncio. Afinal de contas, Félix da Costa também faz parte do programa mantido pela marca de energéticos para revelar jovens talentos no automobilismo, tem 22 anos (portanto, mais experiente) e vinha de uma boa temporada na World Series by Renault, em que pese a derrota sofrida ante o dinamarquês Kevin Magnussen. Algo pode ter dado muito errado para o luso nos bastidores, pois todos os rumores apontavam para a sua contratação.

Kvyat tem tudo para ser o que chamamos de um tiro no escuro, uma aposta pra lá de arriscada. Por mais que seja talentoso, o salto que a Red Bull está promovendo em sua carreira é imenso. Vice-campeão da Fórmula Renault ano passado, o russo disputa a GP3 Series e pode chegar ao título da temporada deste ano. Correndo pela MW Arden, equipe cuja participação societária é dividida entre Mark Webber e Christian Horner, Daniil tem 131 pontos, sete a menos que o líder – o argentino Facundo Regalia – e duas vitórias, em Spa-Francorchamps e Monza.

Neste ano, inclusive, Kvyat correu também no Europeu de Fórmula 3, mas como a Carlin não previra a participação do carro onde foi inscrito, o russo não pôde correr com direito a pontos. Na qualidade de hors-concours, ele foi ao pódio sete vezes e inclusive venceu uma das 30 corridas da temporada, em Zandvoort, na Holanda.

É bem possível que Kvyat tenha conquistado a vaga por dois motivos: o primeiro, a entrada da Rússia no calendário da Fórmula 1 em 2014, o que trará mídia para si e para a Toro Rosso. E o segundo, o possível investimento de patrocinadores do país, Lukoil à frente, cacifando a contratação do russo em detrimento ao favoritíssimo Antônio Félix da Costa, que levou uma rasteira e tanto, entrando pelo cano.

Daniil Kvyat entra verde demais, no meu entender, numa categoria que muda radicalmente seu regulamento para o próximo ano. Ele terá que fazer muita quilometragem na pré-temporada e nos simuladores para poder se familiarizar melhor com um carro de dinâmica muito distinta do GP3 e do Fórmula 3, ainda mais com as restrições que serão impostas pelo regulamento.

Comentários

  • Bem que o Razia falou que a vaga da Toro Rosso estava a venda. Tirando 4~5 pilotos confirmados para o ano que vem, esse grid de 2014 tende a ser um dos piores que eu já vi.

  • Já que era para contratar um russo, que trouxessem o Petrov, que também tem grana e já tem experiência na categoria.

    A Toro Rosso e a Red Bull são conhecidas por pedir resultados a curtíssimo prazo de seus pilotos da academia, acho que não foi uma boa idéia para ele. Deveria passar mais um ano na GP3 ou subir para a GP2 e ficar por uns 2 anos antes de tentar ir para a F1.

  • Uma das provas de como a F1 tá sem moral.Se ele for bom em videogame ja é um handcap e tanto.Mais um virador de volante pra fazer o que os engenheiros mandam.Rest in Peace F1

    • Sirotkin ano passado já andava de AutoGP e barbarizava. Vi as corridas da categoria e me impressionei com a velocidade pura do russo. E ele deu um pau no Regalia, que é o líder da GP3.

    • Como o Rodrigo já comentou, o Sirotkin não tem tanta bagagem, mas já mostrou que tem um potencial daqueles no ano passado. Acho que tem mais possibilidades de vingar que o Kyvat, que também tem suas qualidades.

      • Kyvat tá dando o passo maior que a perna. Muitos vão dizer que o Vettel ou até mesmo o Sutil nunca andaram na GP2, mas eles fizeram todos os passos pra F1 já que competiram na Fórmula Renault 3.5. Vamos ver o que vai dar, não se nasce um Kimi Raikkonen do dia pra noite. Por isso temo pelas carreiras do Kyvat e do Sirotkin na F1 por entrarem com pouca bagagem em um F1. Se eu fosse a Toro Rosso, metia esse garoto em um carro de 2010, 2011 pra pegar os meandros do carro porque um F1 é totalmente diferente de guiar um Dallara F312 ou um Dallara GP3/13.

  • RODRIGO e o felix da costa tem chanches ainda na f-1 em 2014?ou tera que procurar uma categoria onde correr?o felix da costa é mais piloto que esse russo, burra toro rosso, o felix da costa andou muito na world series, mereçia correr na toro rosso em 2014 uma pena ele tar sem equipe agora na f-1 o portugues

  • o sirotkin pode machucar algum piloto da f-1 ou se matar,o moleque tem pouca experiencia com carros , se ele for para a sauber vai arriscar a sua vida e de outros pilotos esse russo de 18 anos

    • Olha, deve ser absurdamente alto, porque fora as equipes de F1, eles patrocinam praticamente todos os esportes do mundo!

      Esportistas e pessoas muito atarefadas como fonte de tanto dinheiro? Que nada, é muita gente tomando Red Bull com vodka e whisky nas baladas, isso sim!

  • Bom, os exemplos ensinam, ou será um gênio como Vettel, ou será um defenestrado sem dó nem piedade como Alguersuari, que, inclusive, tinha muito mais experiência quando entrou na F1.

    É precipitada a promoção e também mostra a total irrelevância que Gp2 e World Series adquiriram nas últimas temporadas.

    • Concordo com você, não sou muito de acompanhar outras categorias mas nem sempre “ter experiência” indica fazer um bom trabalho. Vettel pegou um Toro Rosso e conseguiu vitória como nenhum outro piloto conseguiu, mesmo sem passar pela GP2.

      Acho que a Red Bull está arriscando de colocá-lo como piloto mas em caso de novos pilotos, todos são arriscados, guiar um F1 é totalmente diferente de qualquer categoria de base.