Vídeos históricos – a primeira de 101 vitórias brasileiras na F-1 (1970)

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=vT7K1NEvYm4]

RIO DE JANEIRO – Quatro de outubro de 1970. O dia em que tudo começou a fazer sentido para o automobilismo brasileiro, pelo menos no que dizia respeito a uma categoria chamada Fórmula 1. Depois dessa vitória de Emerson Fittipaldi no GP dos EUA, em Watkins Glen, tudo mudou.

Além do significado que esse triunfo teve na ocasião, pois foi através dele que a Lotus foi campeã de Construtores e Jochen Rindt foi o – até hoje único – campeão mundial post mortem de pilotos, vieram outras 100 vitórias até 2009, oito títulos mundiais com três pilotos diferentes e outros ótimos (e também alguns maus) momentos dos pilotos do Brasil na categoria máxima do automobilismo.

Lá se vão quatro anos desde o dia 13 de setembro de 2009, quando a Brawn Mercedes de Rubens Barrichello cruzou a linha de chegada do GP da Itália, em Monza, à frente.

Saibam, leitores, que houve dois longos períodos sem vitórias brasileiras na F-1: entre 14 de julho de 1975 (a última vitória de Emerson) e 30 de março de 1980 (a primeira de Piquet); e depois entre 7 de novembro de 1993 (a última de Senna) e 30 de julho de 2000 (a primeira de Barrichello).

O terceiro jejum, que vigora há mais de quatro anos, não parece ter dia e hora certos para terminar. Só torço para que não seja tão longo quanto o segundo, que durou quase sete anos…

Comentários