WEC, 6h de Fuji: Audi não brinca em serviço; brasileiros andam bem na LMGTE-AM

WEC - 6h of Fuji 2013

RIO DE JANEIRO – Em pleno território inimigo, a Audi não brincou em serviço. Graças a um ótimo trabalho de Andre Lotterer e Bénoit Tréluyer, que se revezaram durante o qualifying, o Audi R18 e-tron quattro da trinca que defende seu título mundial conquistou hoje a pole position para as 6 Horas de Fuji, sexta e antepenúltima etapa do Mundial de Endurance (WEC).

Computadas as duas melhores voltas das que cada piloto percorreu no circuito de 4,563 km de extensão – cujo dono, inclusive, é a Toyota, o protótipo alemão #1 ficou com a média de 1’26″577, apenas 0″178 mais rápido que o TS030 #8 guiado por Sébastien Buemi e Anthony Davidson.

Kazuki Nakajima foi excelente a bordo do #7, mas Nicolas Lapierre teve problemas em seu stint. Como efeito, o segundo carro do time chefiado por Pascal Vasselon abre a segunda fila, com o Audi #2 escondido na quarta posição e com uma média de tempo 0″848 pior que o Audi #1.

vsa_wec_fuj13_sp1_0318

A Rebellion Racing garantiu a óbvia 5ª posição no pelotão de largada, com Andrea Belicchi e Mathias Beche relegados a 2″673 da média da pole, que é o que a dupla pôde fazer neste fim de semana no Japão. Em contrapartida, a OAK Racing comemorou bastante a pole do #35 na LMP2, graças ao bom desempenho de Bertrand Baguette e Martin Plowman, chegando à média de 1’32″938 no cômputo das voltas.

John Martin e Mike Conway colocaram o Oreca Nissan #26 da G-Drive Racing com a segunda melhor média da divisão, enquanto em terceiro, a boa surpresa do treino: o Zytek Nissan de Björn Wirdheim e de Katsuyuki Hiranaka. Os dois e mais Masayuki Ueda ficaram com o terceiro melhor tempo da classe e oitavo na geral.

vsa_wec_fuj13_sp1_0432

Na LMGTE-PRO, enquanto os torcedores japoneses ficavam bastante tristonhos com a ausência do ídolo Kamui Kobayashi, cuja Ferrari não teve condições de entrar na pista após um acidente, a Aston Martin cumpriu a velha rotina: fez 1-2 no grid da principal categoria de Grã-Turismo, com o #97 pilotado por Fred Makowiecki e Stefan Mücke à frente do #99 de Pedro Lamy e Richie Stanaway. Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella levaram o #51 da AF Corse ao terceiro posto do grupo, à frente dos dois Porsches do Team Manthey.

vsa_wec_fuj13_sp1_9788

Já entre os LMGTE-AM, de novo a Aston Martin deu as cartas. E graças a Bruno Senna, que fez boas voltas e a um de seus parceiros, Christoffer Nygaard. Assim, o #95 ficou à frente com a média de 1’40″649 deixando o Corvette C6-R #50 conduzido por Fernando Rees e Julien Canal durante o treino na 2ª posição do grupo. O Aston #96 ficou com o terceiro tempo, com Jamie Campbell-Walter e Stuart Hall, seguido do Porsche #88 da Proton Competition e da Ferrari #81 da 8Star Motorsports.

Amanhã, a partir das 23h de Brasília, será dada a largada para as 6 Horas de Fuji. Lembrando que nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, começa o Horário de Verão, com os relógios sendo adiantados em 1h. Assim, a corrida terminará às 6h da manhã em diversas localidades. O blog A Mil Por Hora terá mais uma vez o live streaming do Mundial de Endurance para os leitores acompanharem a corrida.

Confira o grid das 6h de Fuji:

1º #1 Andre Lotterer/Bénoit Tréluyer/Marcel Fässler
Audi R18 e-tron quattro LMP1
1’26″577

2º #8 Sébastien Buemi/Anthony Davidson/Stéphane Sarrazin
Toyota TS030 Hybrid LMP1
1’26″755

3º #7 Kazuki Nakajima/Nicolas Lapierre/Alex Wurz
Toyota TS030 Hybrid LMP1
1’26″860

4º #2 Loïc Duval/Allan McNish/Tom Kristensen
Audi R18 e-tron quattro LMP1
1’27″425

5º #12 Mathias Beche/Andrea Belicchi
Lola B12/60 Toyota LMP1
1’29″450

6º #35 Bertrand Baguette/Martin Plowman/Ricardo Gonzalez
Morgan Nissan LMP2
1’32″938

7º #26 John Martin/Mike Conway/Roman Rusinov
Oreca 03 Nissan LMP2
1’33″019

8º #27 Björn Wirdheim/Katsuyuki Hiranaka/Masayuki Ueda
Zytek Z11SN Nissan LMP2
1’33″073

9º #24 Olivier Pla/Alex Brundle/David Heinemeier-Hänsson
Morgan Nissan LMP2
1’33″097

10º #25 James Walker/Shinji Nakano/Tor Graves
Oreca 03 Nissan LMP2
1’33″209

11º #47 Tsugio Matsuda/Richard Bradley/Kazuhiro Koizumi
Morgan Nissan LMP2
1’33″512

12º #49 Nicolas Minassian/Pierre Kaffer/Luis Perez-Companc
Oreca 03 Nissan LMP2
1’33″525

13º #31 James Rossiter/Vitantonio Liuzzi/Kevin Weeda
Lotus T128 LMP2
1’34″080

14º #32 Thomas Josef Holzer/Jan Charouz/Dominik Kraihamer
Lotus T128 LMP2
1’34″246

15º #45 Keiko Ihara/Jacques Nicolet
Morgan Nissan LMP2
1’35″408

16º #97 Fréderic Makowiecki/Stefan Mücke/Darren Turner
Aston Martin Vantage V8 LMGTE-PRO
1’39″114

17º #99 Pedro Lamy/Richie Stanaway
Aston Martin Vantage V8 LMGTE-PRO
1’39″591

18º #51 Gimmi Bruni/Giancarlo Fisichella
Ferrari F458 Italia LMGTE-PRO
1’39″693

19º #91 Jörg Bergmeister/Patrick Pilet
Porsche 911 (991) GT3 RSR LMGTE-PRO
1’39″736

20º #92 Richard Lietz/Marc Lieb
Porsche 911 (991) GT3 RSR LMGTE-PRO
1’39″778

21º #95 Bruno Senna/Christoffer Nygaard/Kristian Poulsen
Aston Martin Vantage V8 LMGTE-AM
1’40″649

22º #50 Fernando Rees/Julien Canal/Patrick Bornhauser
Chevrolet Corvette C6-R LMGTE-AM
1’40″814

23º #96 Jamie Campbell-Walter/Stuart Hall/Jonny Adam
Aston Martin Vantage V8 LMGTE-AM
1’40″824

24º #88 Paolo Ruberti/Gianluca Roda/Christian Ried
Porsche 911 (997) GT3 RSR LMGTE-AM
1’41″311

25º #81 Davide Rigon/Rui Águas/Enzo Potolicchio
Ferrari F458 Italia LMGTE-AM
1’41″369

26º #61 Matt Griffin/Marco Cioci/Jack Gerber
Ferrari F458 Italia LMGTE-AM
1’41″529

27º #57 Maurizio Mediani/Nic Jönsson/Tracy Krohn
Ferrari F458 Italia LMGTE-AM
1’41″625

28º #76 Jean-Karl Vernay/Markus Palttala/Raymond Narac
Porsche 911 (997) GT3 RSR LMGTE-AM
1’41″683

29º #71 Toni Vilander/Kamui Kobayashi
Ferrari F458 Italia LMGTE-PRO
sem tempo cronometrado

Comentários