WEC, 6h de Fuji: Audi termina sexta-feira na frente

AUTO - WEC 6 HOURS OF FUJI 2013

RIO DE JANEIRO – A Audi deu o troco em cima da Toyota e no combinado da sexta-feira, pôs o e-tron quattro número #2, o mesmo que se acidentara no primeiro treino, na frente ao fim das duas sessões de treinos livres. Com câmbio e motor trocados, o R18 guiado por Loïc Duval, que tem muito conhecimento da pista, foi o mais rápido do dia em 1’27″333, meio segundo mais rápido que o #1, dos atuais campeões do Mundial de Endurance.

Com três pilotos da Audi marcando os melhores tempos do dia individualmente, posto que Allan McNish também andou bem no #2, Stéphane Sarrazin acabou por registrar a melhor marca dos Toyota TS030 Hybrid, com 1’27″977, mais de seis décimos pior que o tempo de Duval. Kazuki Nakajima foi o quarto mais rápido, quatro milésimos apenas atrás do colega de equipe e piloto do #8.

Na Rebellion Racing, Mathias Beche foi o melhor dos dois pilotos do time, seis décimos melhor que Andrea Belicchi. O tempo do suíço foi de 1’30″080, quase três segundos pior que o melhor entre os LMP1 híbridos que correm neste fim de semana em Fuji.

A LMP2 teve uma briga encarniçada pelo melhor tempo do dia. Nosso querido Ricardo Divila, que está trabalhando com a Jim Gainer (a.k.a. Greaves) neste fim de semana confirmou que a G-Drive Racing, no desespero, “queimou” um terceiro jogo de pneus novos para passar à frente do #27 guiado por Björn Wirdheim. De fato, a estratégia suicida deu certo, pois Mike Conway marcou 1’32″662 contra 1’33″228 do sueco.

Alex Brundle fez o terceiro melhor tempo desta subdivisão de protótipos com o Morgan #24 da OAK Racing, em 1’33″463, enquanto o quarto mais rápido foi Nicolas Minassian, no Oreca #49 da Pecom Racing, montado com pneus Michelin. Bertrand Baguette ficou com o quinto tempo e Richard Bradley, no #47 da KCMG, acabou mesmo com a sexta posição.

Fred Makowiecki, mesmo sem treinar na segunda sessão, registrou o melhor tempo do dia na LMGTE-PRO. O francês do Aston Martin #97 ficou com a marca de 1’39″548, exatamente três décimos de segundo melhor que Richie Stanaway, guiando o #99 do construtor britânico. Giancarlo Fisichella melhorou exatamente um segundo entre as duas sessões, pondo a Ferrari #51 da AF Corse em terceiro. Quarto tempo para Marc Lieb no Porsche #91 e quinto para Patrick Pilet no #92, com diferença de meio segundo entre os dois pilotos. Kamui Kobayashi só andou no primeiro treino e ficou com o sexto e último tempo da divisão – 1’41″088.

Na LMGTE-AM, Jean-Karl Vernay, que já fora o mais rápido no primeiro treino de manhã, melhorou ainda mais sua marca e ficou à frente com o Porsche #76 da IMSA Performance Matmut, cravando 1’41″389. Ele foi quase três décimos melhor que o escocês Jamie Campbell-Walter, no #96 da Aston Martin Racing. O irlandês Matt Griffin foi o terceiro melhor do dia com a Ferrari #61 da AF Corse e Bruno Senna, que registrou seu melhor tempo de manhã, ficou em quarto com o #95 – 1’41″939. Como curiosidade, o português Rui Águas e o francês Julien Canal fizeram o mesmo tempo na segunda sessão, em 1’42″015.

O pior tempo entre os 80 pilotos presentes foi do sul-africano Jack Gerber. Com 1’48″057, ele foi mais de dois segundos mais lento que o estadunidense Tracy Krohn. No mesmo carro, Matt Griffin foi mais de seis segundos mais rápido. Não à toa, o #61 figurou com a terceira posição no treino. Contudo, se Gerber continuar nesse ritmo lento, a AF Corse pode acabar largando do fim do grid, posto que o piloto tem que cumprir voltas dentro de um limite de 110% do melhor tempo da equipe.

ACO anuncia revisão no calendário de 2014

O Automobile Club de l’Ouest (ACO), que organiza o Mundial de Endurance em parceria com a FIA, anunciou hoje pequenos ajustes no calendário previamente anunciado em Austin, na etapa anterior do WEC. A corrida texana não será mais disputada num domingo e sim num sábado, dia 20 de setembro. As etapas de Spa-Francorchamps e Fuji foram antecipadas em uma semana.

As novas datas:

28-29/03 – Ensaios oficiais do WEC em Paul Ricard
20/04 – 6h de Silverstone
04/05 – 6h de Spa-Francorchamps
01/06 – Journée Test das 24h de Le Mans
14-15/06 – 24h de Le Mans
31/08 – 6h de São Paulo
20/09 – 6h das Américas
05/10 – 6h de Fuji
01/11 – 6h de Xangai
15/11 – 6h do Bahrein

Comentários