Direto do túnel do tempo (139)

tumblr_mvbympkEia1rkno9vo1_1280RIO DE JANEIRO – Uma Alfa Romeo T33/3 numa estrada da Itália: só podia ser na Targa Florio, lendária corrida disputada na Sicília num percurso tortuoso de 72 km de extensão, o Piccolo Circuito delle Madonie (que ironia o piccolo, não?) – três vezes mais longo que o Nordscheleife de Nürburgring.

Nos anos 70, uma volta completa pela pista, que passava por dezenas de cidadelas daquela região do país, durava pouco mais de 34 minutos. A Targa Florio tinha duração de 11 voltas e até 1973, se não me engano, fez parte do World Sportscar Championship, o Campeonato Mundial de Marcas.

O carro #5 que ilustra esta postagem era guiado no dia 16 de maio de 1971 pelo holandês Toine Hezemans e pelo italiano Nino Vaccarella. A dupla fez a pole position e derrotou a poderosa esquadra da Porsche, que naquela corrida alinhou o modelo 908/03, cujas características eram mais adequadas a um circuito do gênero do que o 917. Num carro idêntico, só que com o número #2, Andrea de Adamich/Gijs Van Lennep, outra dupla formada por um italiano e um holandês – coincidência, hein? – chegaram em segundo.

Há 42 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários