Direto do túnel do tempo (145)

1470290_10200495452668703_337855125_nRIO DE JANEIRO – Dois monstros das pistas numa foto que une o então campeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi com um dos maiores mitos do automobilismo: o lendário Porsche 917/10, cuja potência chegou a ser aferida em 1.100 HP nos tempos da Série Can-Am.

Aqui, o brasileiro guia o carro #1 do time de Willy Kauhsen (WKRT) – patrocinado pelas salsichas Redlefsen –  numa prova da Intersérie no circuito de Nürburgring, em 1974. Emerson fez a pole position com o Porsche, no tempo de 7’34″3 mas na corrida acabou em 6º lugar. O vencedor, após oito voltas, foi Helmut Kelleners, num McLaren M20 Chevrolet da Felder Racing. Herbert Müller, que conquistaria o título ao fim daquele campeonato, foi o segundo a bordo do Porsche 917/30 do Martini International Racing Team e a terceira posição foi de Reinhold Joest, num Porsche 908/03.

Na época, o manager do brasileiro era o jornalista português Domingos Piedade, que militou muito tempo na Alemanha e tinha enorme conhecimento com as equipes do país, de forma que não foi difícil convencer Willy Kauhsen a ceder um carro para Fittipaldi competir.

Há 39 anos, direto do túnel do tempo.

 

Comentários

  • Imagina pegar este carro, reconhecidamente um dos de mais difícil condução da história do automobilismo e fazer a pole no circuito de 22Km de Nürburgring, o mais desafiador que existe, até hoje. Quando Emerson corria havia uma corrente de opinião de que ele ele tinha regularidade e sorte, mas não era um piloto rápido e audaz; Que isto era um erro está mais que provado há muito tempo e esta sua lembrança vem reforçar isto para mim. eu tinha conhecimento dessa corrida, mas não dos detalhes. Um monstro sem dúvida; e rápido e audaz

    • Acho que o Wilsinho correu com o 917 fechado. O aberto esteve aqui no Brasil na Copa Brasil de 1972, em Interlagos e, se não me engano, quem andaram com o 917/10 igual ao da foto foram Willy Kauhsen e Franz Pesch.

      • Rodrigo, seguinte: no fechado ele andou na Copa Brasil em 1972. . . Acho que foi nele que o Emerson literalmente “apagou” a Dona Juze em uma volta em Interlagos. . .depois ficaram com o carro, chegando a dar uns rolés pela Av. Cidade Jardim no mesmo. . .outros tempos.
        O Tigrão de fato também andou de 917/10 na Europa, era amarelo o Panzer, só não lembro agora se antes ou depois que o irmão. . .
        Abs.
        Zé Maria

      • (Continuando. . ,)
        Inclusive ele comentou em tom de brincadeira que no dia da prova em Nurburgring (ou Hockhenheim), a Suzy abriu as cortinas do quarto pela manhã e disse que estava chovendo. . . daí que bateu a maior saudade de estar em casa no Wilson. . .

    • Provavelmente só testou o carro mesmo, Elísio, porque esse carro com patrocínio Bosch esteve aqui na Copa Brasil com o Willy Kauhsen. Acho que o teste do Wilsinho foi em Hockenheim.

  • bom dia a todos. vai ai as fontes. 4rodas, novembro de 73. wilsinho correu sim em hockenhein com o 917/10, a materia da revista diz que foi em 30 de setembro daquele ano. ja na copa brasil ele correu com o 917 coupe, não achei a revista, mas tenho certezaque a 4rodas fez simuma materia sobre o evento.
    sobre os patrocinadores do wilsinho, eram bosch, uniroyal, shell e heuer. tava bem ele.
    a materia da revista diz que o carro chegava 1200 cv, mas o site 917ar, muito bem feito por um hermano nosso que teve o privilegio de ver os 917 em ação em 70 e 71, quem chegou a esta marca foi o 917/30 na can am. dizem as lendas que mar donohue teria feita varias voltas em tladega a mais de 400 km/h, mas nunca consegui uma informação confiavel a respeito.

  • Em 9 de agosto de 1975, Mark Donohue estabeleceu o recorde de velocidade em circuito fechado na Superspeedway de Talladega ao dirigir um Porsche 917-30. Ele teve uma média de 221,160 mph ao redor do circuito, atingindo uma velocidade máxima de 241 mph no final das retas. Esse recorde veio apenas uma semana antes de Donohue se machucar fatalmente nos treinos para o GP da Áustria. O recorde mundial duraria apenas quatro anos, mas continua sendo a volta mais rápida em Talladega.