FIA GT Series: Audi, Ortelli e Vanthoor campeões

img_2025

RIO DE JANEIRO – O FIA GT Series encerrou hoje a temporada de 2013 com o Baku World Challenge, realizado nas ruas da capital do Azerbaijão. Foram duas corridas ganhas sem qualquer contestação pelos Audi R8 LMS Ultra da equipe Belgian Audi Club Team WRT. Isto resultou no título da dupla formada pelo monegasco Stéphane Ortelli e pelo belga Laurens Vanthoor, que venceram a corrida principal do fim de semana após 30 voltas completadas.

Foi, aliás, uma corrida atribulada desde o início, quando vários carros – entre eles a BMW de Allam Khodair/Cacá Bueno – se envolveram num incidente patrocinado pela Mercedes do russo Sergey Afanasiev e pelo Audi de Niki Mayr-Melnhof. Não obstante, o Safety Car também deu as caras com a saída de pista do McLaren de Andreas Züber e a disputa foi neutralizada.

Após os pits obrigatórios, o israelense Alon Day emergiu no comando da corrida, mas o piloto da Mercedes #1 não suportou a pressão e perdeu não só a liderança para Laurens Vanthoor como também o segundo posto para Kévin Estre, que após o revezamento dos pilotos, vinha em oitavo e conseguiu sensacionais ultrapassagens com o McLaren da Hexis Racing – equipe que encerra suas atividades após este fim de semana.

O segundo posto de Estre e do companheiro de pilotagem Rob Bell só foi possível porque Alon Day e Álvaro Parente acabaram envolvidos num entrevero na última volta, deixando o antigo piloto da Indy Lights em 3º e o português, que competiu em parceria com Sébastien Loeb, em quarto.

Numa corrida sem nenhum brasileiro entre os dez primeiros, a vitória na classe Pro-Am ficou com o Lamborghini da GRT Grässer Racing Team, guiado por Dominik Baumann/Hari Proczyk, que concluíram na quinta colocação, seguidos por outro carro da marca de Sant’Agata, guiado por Stefan Rosina/Filip Sladecka. Na esvaziada Gentlemen Trophy, que tinha apenas dois carros inscritos, vitória para Federico Leo/Claudio Sdanewitsch, com Ferrari F458 da AF Corse.

No próximo ano, o FIA GT Series muda de nome e passa a se chamar Blancpain Sprint Series, para diferenciar do Blancpain Endurance Series. O regulamento das duas categorias é o mesmo, mas a Sprint Series tem corridas com apenas 60′ de duração. A próxima temporada terá sete rodadas, uma a mais que em 2013.

Eis o calendário:

18 a 21 de abril – Coupe de Pâques (Nogaro, França)
17 e 18 de maio – Brands Hatch (Inglaterra)
4 a 6 de julho – Zandvoort (Holanda)
22 a 24 de agosto – Slovakia Ring (Orechová Potôň, Eslováquia)
5 a 7 de setembro – Algarve (Portimão, Portugal)
27 e 28 de outubro ou 4 e 5 de novembro – Navarra (Espanha)
1º e 2 de novembro – Baku World Challenge (Baku, Azerbaijão)

Comentários