Ganassi e Ford unidas no USCC

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RIO DE JANEIRO – Após quatro anos de parceria com a BMW, a equipe de Chip Ganassi anuncia uma importante mudança no pacote técnico para o novo certame Tudor United SportsCar Championship. Os motores do fabricante bávaro serão substituídos pelo novo propulsor Ford Ecoboost V6 Turbo para a temporada de 2014.

O anúncio foi feito nesta terça-feira no SEMA Show, uma feira de exposições que está acontecendo em Las Vegas, no estado de Nevada, até a próxima sexta-feira. A terra dos cassinos viu a confirmação oficial de um rumor que vinha tomando conta dos bastidores do novo campeonato e que teve um desfecho feliz para ambas as partes.

O novo motor Ecoboost V6 Turbo com 3,5 litros de capacidade cúbica estreou com uma marca histórica. Impulsionando um protótipo Riley DP guiado por Colin Braun, atingiu 222.971 mph no traçado oval do Daytona Motor Speedway, quebrando um recorde de mais de duas décadas pertencente a Bill Elliott.

A equipe terá um carro para a temporada completa, para a já usual dupla formada pelo mexicano Memo Rojas e pelo veterano Scott Pruett, de 53 anos, que volta a competir com a mecânica Ford, sua velha conhecida dos tempos de IMSA GTO, Trans-Am, Fórmula Indy e Nascar.  Com a marca do oval azul de Detroit, Pruett conquistou três de seus quatro titulos na Trans-Am antes de migrar para a Fórmula Indy.

O piloto, que está perto da aposentadoria definitiva, celebrou a nova união Ford-Ganassi. “Não existiria Scott Pruett se não fosse pela Ford”, afirmou. “É muito bom voltar a competir com eles novamente, um bom modo de dizer ponto final na minha carreira”, disse – sem dar pistas sobre quando será a hora de parar.

Com o anúncio da parceria, muito se questiona sobre o fornecimento de motores Ford para a Michael Shank Racing, equipe há anos defendida pelo brasileiro Oswaldo “Ozz” Negri. As negociações estão avançadas e é possível que exista uma definição em breve. Já a BMW perde uma forte cliente no mercado estadunidense e pelo visto a única equipe com o powerplant V8 de 4,5 litros preparado pela Dinan deverá ser o Team Sahlen, já que a Starworks cogita mudar para os LMP2 ou se concentrar na LMPC por contenção de custos.

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