Mais uma pole de Muller no WTCC

4220120131102083657

RIO DE JANEIRO – Campeão e já garantido como um dos grandes reforços da Citroën no ano de estreia da marca francesa no Mundial de Carros de Turismo (WTCC), Yvan Muller conquistou nesta madrugada de sábado para nós, aqui no Brasil, a pole position para a corrida #1 da penúltima rodada dupla que será disputada em Xangai, na China.

Aliás, a equipe RML monopoliza a linha de frente do grid de 30 carros, que conta com a presença de vários pilotos locais e também de Macau, antiga possessão portuguesa hoje anexada ao governo chinês e que receberá dentro de duas semanas a última rodada dupla da competição. Muller fez o tempo de 1’53″486, superando por quatro décimos de segundo o companheiro de equipe Tom Chilton.

O domínio dos Cruze também foi latente no treino classificatório, pois os carros da marca da gravatinha ocupam as seis primeiras posições. Pepe Oriola, da equipe Tuenti, que trocou o Seat pelo Chevrolet, ficou com o 3º tempo, seguido pelos britânicos James Nash e Alex MacDowall. O sueco Rickard Rydell, competindo com o carro da Nika Racing que durante grande parte do campeonato foi do dinamarquês Michael Nykjaër, foi o sexto mais rápido.

O primeiro “não-Cruze” foi o Honda do magiar Norbert Michelisz, que abre a quarta fila junto ao Seat do campeão do ano passado, Rob Huff. Os dois carros da equipe Jas, com Gabriele Tarquini à frente de Tiago Monteiro, completaram os dez mais rápidos no grid da corrida #1.

Franz Engstler fez o 11º tempo e classificou-se como o melhor piloto BMW no grid, à frente do Volvo C30 guiado pelo sueco Thed Björk. Aliás, a dupla de carro e piloto nórdicos impressionou na volta do modelo no WTCC em Xangai, com o bom desempenho nos treinos livres. Só que o carro estava abaixo do peso mínimo durante o Q1 e o piloto foi penalizado: Björk terá que largar da 17ª posição. A infração beneficiou o Lada de James Thompson, que subiu para décimo-terceiro.

Confira o grid:

1. fila
Yvan Muller – Chevrolet Cruze – RML – 1’53”486
Tom Chilton – chevrolet Cruze – RML – 1’53”868

2. fila
Pepe Oriola – Chevrolet Cruze – Tuenti – 1’54”008
James Nash – Chevrolet Cruze – Bamboo – 1’54”034

3. fila
Alex MacDowall – Chevrolet Cruze – Bamboo – 1’54”054
Rickarcd Rydell – Chevrolet Cruze – Nika – 1’54”215

4. fila
Norbert Michelisz – Honda Civic – Zengo – 1’54”576
Rob Huff – Seat Leon – Munnich – 1’54”623

5. fila
Gabriele Tarquini – Honda Civic – Honda Jas – 1’54”666
Tiago Monteiro – Honda Civic – Honda Jas – 1’54”959

6. fila
Franz Engstler – BMW 320TC – Engstler – 1’55”624
Tom Coronel – BMW 320TC – Roal – 1’55”204

7. fila
James Thompson – Lada Granta – Lada – 1’55”316
Marc Basseng – Seat Leon – Munnich – 1’55”434

8. fila
Hugo Valente – Seat Leon – Campos – 1’55”535
Charles Ng – BMW 320TC – Engstler – 1’55”581

9. fila
Thed Björk – Volvo C30 – Polestar – 1’54”826 (*)
Darryl O’Young – BMW 320TC – Roal – 1’55”591

10. fila
Tom Boardman – Seat Leon – STR – 1’55”610
Fredy Barth – BMW 320TC – Wiechers – 1’5”719

11. fila
Mikhail Kozloviskiy – Lada Granta – Lada – 1’55”920
Rene Munnich – Seat Leon – Munnich – 1’56″171

12. fila
Fernando Monje – Seat Leon – Campos – 1’56”282
Mehdi Bennani – BMW 320TC – Proteam – 1’56”359

13. fila
Yukinori Taniuguchi – Seat Leon – Campos – 1’57”128
Stefano D’Aste – BMW 320TC – PB – 1’58”448

14. fila
Henry Ho – BMW 320Si – Engstler – 1’58”865
Filipe De Souza – Chevrolet Cruze LT – China Dragon – 1’59”230

15. fila
Kim Veng Ng – Chevrolet Cruze LT – China Dragon – 2’00”337
Ka Lok Mak – BMW 320si – RPM – 2’01”838

Comentários