Muitas novidades para o USCC

RIO DE JANEIRO – A semana que antecede os testes de pré-temporada em Sebring e depois em Daytona termina repleta de notícias e mudanças nas equipes que vão disputar o Tudor United SportsCar Championship. E são mudanças radicais de planejamento e equipamento também, para a temporada 2014.

PC2014

Começando pela Muscle Milk Pickett Racing. O time de Greg Pickett, que poderia abraçar a classe Prototypes fazendo o downgrade do HPD ARX-03c transformando o protótipo num LMP2, muda radicalmente de classe para o próximo ano. A equipe opta por competir na divisão Prototype Challenge (PC), com o chassis Oreca FLM09 – carro, aliás, com o qual a equipe já trabalhou no início de 2012, com Mike Guasch e Memo Gidley como pilotos titulares.

“Tudo o que posso dizer é que estamos empolgados com o futuro”, disse o chefão Greg Pickett. “Estudamos muitas opções para o próximo ano, incluindo outras categorias, mas ao final de tudo, o nosso coração está nas corridas de carros esporte”, afiançou. “O formato Pro-Am desta classe é fundamental para seu sucesso contínuo, o emparelhamento de pilotos com menor experiência e os profissionais provou-se bem-sucedido no exterior. Tenho certeza que fará sucesso aqui também”, concluiu.

A Muscle Milk Pickett Racing, que teria fechado com Klaus Graf e Lucas Luhr, por sinal, deve rever os planos em virtude do ranqueamento proposto para a divisão PC no USCC. Portanto, os pilotos não foram oficialmente confirmados para 2014.

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Na GTD, outra mudança é proporcionada pela escuderia Paul Miller Racing, que nos últimos anos foi vista na extinta American Le Mans Series com carros Porsche, quer na divisão LMGTC, quer na LMGT, onde estavam nas duas últimas temporadas. No próximo ano, o time virá – a exemplo da Flying Lizard – como cliente da Audi.

As relações de Paul Miller com a marca de Ingolstadt são antigas: em 1976, fundou-se a Paul Miller Group Auto, uma das maiores concessionárias da montadora nos EUA. A mudança do Porsche 911 GT America, o novo carro da marca de Stuttgart, para o R8 LMS, acontece de forma natural.

“Não poderia estar mais animado para iniciar uma nova temporada num novo carro”, comentou Bryce Miller, filho de Paul Miller e piloto da equipe. Seu futuro companheiro será anunciado brevemente e a equipe pretende já participar dos testes coletivos em Sebring e Daytona a partir de sábado com o novo carro. Além deles e da Flying Lizard, a Fall-Line Motorsports também correrá com o Audi R8 LMS em 2014 na divisão GTD.

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A Level 5 Motorsports, que ganhou o último campeonato de LMP2 na American Le Mans Series com Scott Tucker, apresentou nesta semana o chamado “customer service”, um programa de clientes da escuderia para a disputa de nada menos que três categorias do Tudor United SportsCar Championship em 2014.

Eu explico: a equipe tem nada menos que nove carros disponíveis para os interessados, expandindo sua área de atuação nas pistas com nada menos que três Oreca FLM09 para a divisão Prototype Challenge e duas Ferrari F458 para a classe GTD – juntando-se aos quatro protótipos que o time possui enquadrados no regulamento LMP2: dois HPD ARX-03b, um Lola B11/83 Coupé e um Lola B11/40 Spyder.

A Level 5 pretende estar presente nos testes de pré-temporada em Sebring e Daytona para “impressionar” com sua eficiência e seu paddock repleto de carros. Mas não há garantias de que o time irá disputar o certame estadunidense por completo no próximo ano. Scott Tucker gostaria de participar do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) e está direcionando esforços para entrar com sua escuderia na divisão de equipes particulares da LMP1, a LMP1-Light.

2014 Mazda SKYACTIV-D Prototype Racer

Outra boa (boa não, ótima) notícia foi confirmada hoje: a Mazda finalmente vai levar a tecnologia Skyactiv-D de seu motor 2,2 litros turbodiesel para a divisão Prototypes do USCC em 2014. O projeto foi anunciado em 2012 e contemplaria a estreia neste ano com a equipe de Patrick Dempsey, inclusive nas 24 Horas de Le Mans. Mas houve dificuldades e a companhia japonesa optou por ingressar na divisão GX da Rolex Sports Car Series, para desenvolver melhor os motores.

Embora a divisão GX tivesse pouco quorum e os carros fossem os mais lentos do grid, a Mazda ganhou considerável experiência no desenvolvimento da mecânica Skyactiv-D, a ponto de anunciar um envolvimento total na categoria com dois protótipos, que serão alinhados pela equipe SpeedSource Race Engineering, de Sylvain Tremblay, provavelmente com chassis Lola B12/80 Coupé. Os novos protótipos com motor Mazda serão vistos em janeiro durante o Roar Before The Rolex 24, os testes marcados para acontecer de 3 a 5 daquele mês, em Daytona.

Outra mudança envolve a equipe Turner Motorsport: cliente fiel da BMW na Rolex Sports Car Series, Will Turner deverá ser agraciado com a troca de carro para 2014: o modelo M3, já sem a menor chance de competitividade diante dos novos GT3 que são admitidos para a divisão GTD do Tudor United SportsCar Championship, deve ser substituído pelo Z4 GT3, semelhante ao usado no FIA GT Series e no Blancpain Endurance Series por diversas equipes. Pelo menos um carro já está inscrito pelo time para os treinos coletivos em Daytona, nos dias 19 e 20, com Paul Dalla Lana a bordo. Caso a troca realmente se confirme, o Z4 da Turner terá que passar por um downgrade para se adequar ao regulamento técnico mais espartano do certame estadunidense.

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