O demolidor

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RIO DE JANEIRO – Ele já é tetracampeão, mas a sanha de Sebastian Vettel em busca de recordes e mais recordes na Fórmula 1 não pára. O piloto da Red Bull conquistou hoje no GP de Abu Dhabi talvez a sua mais enfática vitória em 2013, a sétima consecutiva na atual temporada, igualando a marca histórica do compatriota e multicampeão Michael Schumacher. Foi a 37ª vez em que o “Colosso de Heppenheim” chegou ao topo do pódio, a quatro vitórias da marca de Ayrton Senna.

Mais: trata-se do sexagésimo pódio do piloto em toda a sua carreira de 118 GPs, igualando Nelson Piquet – só que na razão de um para cada duas corridas. Querem mais? Foi o 100º pódio da história da Red Bull, hoje a equipe a ser superada na categoria. Os rubrotaurinos celebraram também a 15ª dobradinha da dupla Vettel-Webber. Talvez as parcerias Prost-Senna nos anos de ouro da McLaren e Schumacher-Barrichello na Ferrari tenham sido tão ou mais profícuas que esta que reporto agora, mas a memória não me é amiga neste momento.

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E quando falo que a vitória de Vettel foi enfática na antepenúltima corrida do campeonato, basta olhar a diferença que o separou de Webber na quadriculada. Exatos 30″829, praticamente um terço da distância da pista de Yas Marina. E ainda há quem diga que só o carro faz a diferença em favor do tetracampeão. Ok, então… podem continuar acreditando nessa ladainha.

O piloto da Red Bull voltou a comemorar com estilo e deu os “zerinhos” com que celebrou o tetra em Buddh, na semana passada. Desta vez, sem a interferência da FIA, que na ocasião passada multou a equipe porque Vettel parou o carro longe do parque fechado. Agora foi diferente e ele passou incólume de uma nova reprimenda da entidade máxima do desporto automobilístico.

A corrida, em si, foi desprovida de grandes emoções diante de mais um massacre de Vettel. Nem Kimi Räikkönen, cuja participação foi posta em sérias dúvidas diante da falta de pagamento por parte da Lotus, conseguiu dar algum brilho ao GP de Abu Dhabi, como era esperado: o vencedor do ano passado largou de último em razão de uma irregularidade em seu carro e logo na primeira volta pegou uma Caterham pela proa. Fim de prova prematuro para o finlandês, que não quis nem saber: fardou-se de roupa comum, com direito a prosaicos chinelos de dedo e foi para o hotel, provavelmente chorar as mágoas dos mais de € 13 milhões que a equipe lhe deve abraçado com uma “marvada”.

Na briga pelos milhões da receita auferida às equipes pela classificação do Mundial de Construtores, a Mercedes construiu mais alguns tijolinhos de vantagem em relação à Ferrari. Com o pódio de Nico Rosberg e a apagada 7ª colocação de Lewis Hamilton, a equipe alemã chegou ao total de 334 pontos contra 323 da Ferrari, que chegou hoje ao total de sessenta e cinco corridas consecutivas com pelo menos um carro na zona de pontuação – novo recorde histórico na Fórmula 1.

A performance da equipe italiana foi mediana, mais uma vez. Massa até figurou por oito voltas em 2º lugar e Alonso andou, no máximo, na 3ª posição, vindo de décimo no grid. Mas a estratégia de tentar fazer uma só parada não deu certo para o brasileiro, que acabou na oitava posição. Alonso, que largou com pneus macios, também trocou duas vezes e no fim, fez as voltas mais rápidas da corrida. Envolvido em mais uma polêmica na Fórmula 1 – já que voltou perigosamente dos boxes após sua última parada, investindo furiosamente para cima da Toro Rosso de Jean-Eric Vergne, com direito a uma “pisada” na linha dos boxes – o espanhol ficou livre de uma punição que o teria derrubado substancialmente na classificação final da corrida. Acabou em 5º lugar, a quilométricos 1’07″181 de Vettel. A Ferrari, como dizem por aí, é apenas e tão somente uma equipe histórica.

Os demais destaques foram o ótimo 4º lugar de Romain Grosjean (quarta corrida seguida nos pontos); a Force India com seus dois carros na zona de pontuação – pela segunda corrida consecutiva, aliás, o que não acontecia desde o GP da Inglaterra; e mais uma vez Sergio Pérez salvando a honra da McLaren num dos piores anos da história do time.

E foi tudo. Agora é esperar por Austin e pela movimentação no mercado de pilotos. Hoje, o oráculo finalmente admitiu o que já se sabe há alguns dias, acerca do futuro de Felipe Massa ligado à Williams. Também saberemos se Räikkönen e a Lotus vão chegar finalmente a um acordo e se o finlandês vai de fato correr no Texas e em Interlagos, nas duas corridas finais da Fórmula 1.

Comentários

  • VC saberia explicar pq, se os pneus macios duraram 18 voltas de tanque cheio, andando em bom ritmo, não durariam as 16 finais, com tanque quase vazio? Ah gostei do apelido. Bem que o Galvão poderia inventar um apelido tipo esse pra sempre se referir ao Vettel através dele, durante as transmissões. Com certeza vc aprovaria, certo???

  • Pô! esse Massa é brincadeira! Eu li a pouco quê ele queria botar os macios no último stint, mas a Ferrari colocou os médios,com clara intenção de ajudar o Alonso.E o cara fala quê ainda acredita e confia nas decisões do time.vai ser passivo assim lá nos cacha pregos,onde ele deveria pegar o dinheiro quê ganhou da Ferrari se vendendo e ir curtir junto com a família o local quê é muito bonito por sinal e deixar o automobilismo.No resto o Alonso devia ser punido.Depois tudo certo.

  • sebastian vetel pode ser bom e andar muito mas ele tornou a f-1 chata demais, se continuar assim, a f-1 perdera audiencia e público, qual a graça de ver sempre o mesmo piloto ganhar e ele largar e disparar na frente e ninguém o ultrapassar e tentar ultrapassar,?eu não vejo nenhuma que alguem bata sebastian vetell em 2014 pois ta chata demais a f-1 só com esse alemão ganhando as provas,ta um saco ver as corridas assim

  • por um momento eu lendo pensei que era o texto do FG auhahuahuahuhuhuauh, acompanhando sempre por aqui as verdadeiras notícias da finada f1 de emoções e sobre tb o finado automobilismo brasileiro parabens Mattar.

  • Por mais que ele seja um ótimo Piloto, ou ate excepcional como gostam alguns, ele vai entrar para a historia, demolir vários recordes de pilotos muito melhores que ele e tal, mas assim como o Schumacher, pura e simplesmente por não ter adversários, e não os tem mais por força do carro, com Schumacher também foi assim, 5 anos sem carro que competisse com a Ferrari, com um mãozinha da FIA que não Fazia alterações no regulamento para tentar melhorar a competitividade, ai engraçado depois que o cara ganha tudo, faz e acontece, depois que da Ferrari gastar caminhões de dinheiro para sempre ter o melhor equipamento, a FIA muda tudo, limita os gastos das equipes, limita treinos fora e dentro da temporada e mais um monte de coisa, acho isso realmente muito engraçado para não dizer suspeito, se gênio assim é fácil.

    provavelmente o Vettel vai chegar a penta e ate hexa, mas não vai merecer assim com não merece o tri nem o tetra, ganhar tudo, logico, não é pecado, só não consigo achar gênio um cara que disputa com ele mesmo, e não porque os outros não cheguem aos seus pês, mas porque o equipamento dele não tem concorrente.

    • Incrível, um moleque de 26 anos bate o pé na porta da F1 e em menos de 6 anos é tetracampeão, e ainda tem gente que acha que ele não merece, porque é muito melhor que os outros!

      Se Vettel foi escolhido pela Red Bull é porque ele sempre foi um gênio, sempre andou na frente em todas as categorias de base e conseguiu um heroica primeira vitória da empresa andando no carro de sua equipe B!

      Se ele fosse campeão só por causa do carro, porque ele e não qualquer outro piloto esta nessa posição? Hamilton teve uma trajetória muito parecida, chegou na F1 com mais experiência e foi criado dentro de uma equipe muito mais tradicional, quantos temporadas e títulos ele tem agora?

      Alonso, dizem, é um gênio, mas a quanto tempo não ganha um campeonato? Se esses dois, ou qualquer outro se mostrasse muito melhor que Vettel, estaria o alemão a bordo do carro da Red Bull agora?

      E outra, a F1 é uma corrida tecnológica e ser superior tecnicamente é o objetivo de todas as equipes, logo, a Red Bull tem todo o mérito do mundo por isso. Se fosse uma competição só de pilotos, os carros seriam iguais e acabou.

      Vettel e Red Bull, culpados por serem bons demais?

      • Vettel é um bom piloto, só não acho que seja um gênio, não acho que ele seja muito melhor que Alonso, Hamilton, Raikonnen, Massa, Button e vários outros a ponto de ganhar 4 campeonatos seguidos da forma que ganhou, o seu comentário Gustavo prova o meu ponto de vista, vc só falou no carro da RBR, todos esse pilotos estão no mesmo nível, mas o carro esta fazendo muita diferença, se vc colocar qualquer um desse pilotos no carro da RBR do jeito que esta nos últimos 4 anos, muito provavelmente ele vai ser campeão.

        Quanto as categorias de Base, já houve pilotos que ganharam mais que ele e nunca forma campeões na F1.

        Sobre a disputa tecnologica, cabe A FIA promover alterações para tentar melhorar a competitividade entre as equipes, para evitar de termos por anos a fio um carro “Genio”, coisa que novamente ele demorou a fazer, espero que seja mais competitivo o ano que vem.

      • Não, não venceriam, não, Flávio. O de 2012 e, principalmente, o de 2010, pilotos como Hamilton, Massa e Button não teriam ganho.

        Se Vettel é piloto do melhor carro, é porque merece. Se a Red Bull, como todo o dinheiro que tem achasse que a grama do vizinho andava mais verde, teria contratado outro piloto, vale lembrar duas coisas: Alonso andou se sassaricando tal qual uma adolescente fogosa para os austríacos este ano inteiro e Webber brigou de igual para igual com Vettel dentro da equipe em 2010.

        Os fatos estão ai, os números estão ai, e, contra eles, meu chapa, não existe discussão.

        E quanto ao carro, só resta os parabéns a Red Bull, tem todos os méritos possíveis nisso e tanto ela quanto qualquer outro construtor entra no grid pra isso, ganhar!

        Por último, a função da FIA é garantir justiça na competição e não transformar a categoria em um telecatch bilionário.

        Vc pode até simpatizar mais com um ou outro piloto, mas o garoto tem nem 6 temporadas e já conta 4 títulos, dois deles ganhos de aos 45 do segundo tempo. O mundo o considera um gênio, os maiores especialistas no esporte no mundo inteiro já o colocam nas listas de 5 melhores de todos os tempos.

        Todos estão errados e só vc está certo, Flávio?

      • Sinto muito, não acho ele Gênio, e por enquanto vou continuar pensando assim,

        eu não disse que os outros pilotos eram melhores, disse que estão no mesmo nível, então realmente não tem porque a equipe querer trocar, e piloto quer mais é ganhar corrida e titulo, então vários vão se colocar para migrar para um carro melhor que o que tem, lembra da burrada do Senna indo para a Williams em 94, pensando que deixariam aquele carro imbatível na mão dele.

        e os tais especialistas vão falar isso mesmo, eles dependem do dinheiro da F1, o único cara com culhão pra falar o que pensa nesse negocio todo é o Nelson Piquet, o resto dança de acordo com a musica

  • A Ferrari, só pra variar sacaneou o Massa, para ele não chegar na frente do Alonso, e o ele não pode nem falar nada na imprensa, eu quero ver o ano que vem como vai ser com o Raikonnem, aposto que o Alonso vai tomar pau e vai ficar dando aquele piti viadinho que ele dava na Mclaren, vai ser muito engraçado.

    Uma pergunta para aqueles que chamam o Massa de covarde e coisas piores por não falar a verdade para a imprensa sobre o que ocorre na equipe.

    Você jogaria sua carreira fora e um contrato de milhões, para dar satisfação a pessoas que te chamariam de burro por fazer exatamente o que elas te pendem ?

      • Caro Renato,

        concordo com vc que tudo na vida tem que ter limites, mas sobre esse caso fiquei pensando, até hoje o Barrichello não falou nada das sacanagens que sofria, não tem como ter certeza do porque, mas imagino que se abrir o bico ele é banido inclusive da Globo.