Ponto de ônibus (25)

fotoRIO DE JANEIRO – Contribuição do leitor do blog Alisson Albuquerque para a série de fotos de ônibus. Ele manda este instantâneo bem antigo onde ele diz que um dos “caras” da foto é o pai dele, já falecido.

“Acredito que essa foto seja dos anos 60”, diz o Alisson. “O SMU do itinerário quer dizer Setor Militar Urbano, que fica próximo ao autódromo e a empresa Viplan opera até hoje em Brasília”. De fato, a Viplan, sigla para Viação Planalto, é uma das que trabalha no transporte coletivo de passageiros no Plano Piloto.

O Alisson diz que não conhece o modelo do ônibus. Eu achava que era uma carroceria da extinta marca Nicola, mas o Christian Gomes veio aqui na área de comentários e matou a pau, esclarecendo a questão: é um modelo Marcopolo Bertioga. Chassi e motor são Magirus-Deutz, que chegaram a ser encarroçados por algumas empresas naquela época.

Comentários

  • Pode-se ver acima da grade dianteira, no centro o logotipo da Magirus-Deutz, que lembra um foguete estilizado em pé. Os motores usados aqui eram 6 cilindros diesel
    e refrigerados a ar.

      • Essa eu não sabia Zé Maria ! Ainda hoje podemos ver espalhados pelo Brasil vários caminhões de Bombeiros Magirus-Deutz com seu característico capô do motor e para lamas dianteiros arredondados.

  • Prezado Allisson

    Parabenizo-o pelas imagens raras e pela contextualização das fotos no que elas foram retratadas. Como pesquisador de Transporte Público desde criança, venho ajustar o informe sobre o Magirus Deutz da VIPLAN em apreço. Trata-se da Carrocerias Nicola, porque na época da Nicola ser transformada em Marcopolo e o primeiro modelo Bertioga que era o corpo de Marcopolo com o fundo de Eliziário Apolo 71, a Magirus Deutz já não produzia nenhum chassis. Este Modelo Nicola/Magirus, joia rara, foi produzido no período entre 1967 a 1970. A fábrica ficava no Centro Industrial de Aratú-CIA, Município de Simões Filho Bahia.Quanto ao Magirus Deutz “bicudo”, do R.J., a Carroceria é Pillares modelo produzido entre 1954 em torno de 1958. Com Satisfação CAQSilva

    • Quando escrevi endereçadamente para o Alisson na realidade verifiquei depois que o anfitrião do site é o Sr Rodrigo Mattar, portanto a o Sr Rodrigo Mattar parabenizo-o pela ordenação e pelas observações feitas anteriormente e peço minhas desculpas pela falha de endereçamento.
      Atenciosamente, CAQSilva

  • Esse onibus realmente é um Viplan Magirus Deutz de quando a empresa pertencia ao Vagner Canhedo. A foto deve ser de meados da década de 1970, pois eu fiz UnB de 1971 à 1976 e nesse meio tempo eles apareceram por lá. Eram ônibus muito altos, distancia do solo, e de mecânica muito ruim, criticada pelos motoristas e mecânicos. Andavam muito, e eram perigosos, quando não conseguiam frear, passavam por cima dos Fusquinhas da época. Viajei bastante neles. Tiveram muito acidentes nas rodovias que iam para o Gama e Planaltina. Tirando essa parte ruim, eram bonitos e impressionantes. Detalhe: O Nelson Piquet vivia lá nessa época e corria de super V. Um pouco antes dele ser adulto, ele conta que quando moleque (adolescente) ia na banguela(descidão) da estrada de Planaltina(ou Taguatinga?) ele soltava sua magrela(hoje se diz Bike) naquela descida para apostar corrida com os ônibus. Eram esses os tais ônibus – Os Magirus Deutz da Viplan.