Ponto de ônibus (27)

1173822_543557035697773_1791880605_nRIO DE JANEIRO – Anos 50, Cidade Maravilhosa (quando ainda fazia jus ao título), Capital da República. Eis uma foto espetacular de um ônibus “bicudo”, coisa rara por estas plagas. Trata-se de um modelo Magirus-Deutz da empresa Castelo Auto Ônibus, que operou no Rio de Janeiro por muito tempo com o prefixo 21500, até ser absorvida pela Real Auto Ônibus.

Esse modelo Magirus-Deutz “bicudo” fazia a linha 221 (Praça Mauá-Copacabana), que fazia o percurso Centro-Zona Sul passando pela Praia do Flamengo – em tempos onde ainda não havia o Aterro – na ida e na volta o ônibus vinha por dentro, passando pelo Catete e pelo Largo do Machado. A linha 222, também Pça. Mauá-Copacabana, funcionava com o trajeto oposto. Em 1957, um ano após a imagem que ilustra este post, as linhas mudaram de número, passando a ser 21 e 22, respectivamente.

Comentários

  • Rodrigo, Não sou um saudosista mas tenho regozijo em ter sido um menino nos anos 50 e um jovem nos anos 60. Estas fotos antigas me fazem muito bem. Eu gostava destes ônibus Magirus: tinham um estilo diferente, um contraponto à frente quadrada das outras marcas de lotações.

  • E em fins da década de 50, havia também a linha, salvo engano de N0. 50, Água Santa-Mourisco, que operava também com Ônibus “‘bicudo”‘ da Marca Magirus Deutz.

  • E havia também ali pela região do largo do Machado uma linhas de lotacões meio que verde escuro e prateado, que também operavam com veículos Magirus e cuja manutencão era feita lá na rua Adriano no
    Todos os Santos, num terreno que fazia adjacência como então conhecido Campo do Mirim………………!!!!!!