USCC: em Daytona, Action Express de novo em primeiro

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RIO DE JANEIRO – Com ótimo contingente de carros na pista (quase quarenta), o Tudor United SportsCar Championship realizou hoje o primeiro de dois dias de treinos coletivos no circuito misto do Daytona International Speedway. A exemplo do que já ocorrera em Sebring, a Action Express Racing dominou inteiramente as ações com o protótipo Corvette DP número #5.

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O carro que terá João Barbosa e Christian Fittipaldi como titulares o ano inteiro, além de Sébastien Bourdais nas provas de longa duração, desfilou velocidade no traçado da Flórida e fez o melhor tempo nos dois segmentos do dia – 1’39″623 pela manhã e 1’39″665 agora de tarde. Em segundo, num desempenho bastante promissor, ficou o protótipo Riley Ford EcoBoost da Michael Shank Racing, de outro brasileiro – Oswaldo Negri (foto acima) – que competirá em 2014 ao lado de John Pew. O carro #60 virou a melhor volta em 1’40″320.

Apesar do “capote” sofrido no treino de manhã, o Corvette DP #90 da Spirit of Daytona estabeleceu o terceiro melhor tempo no agregado das sessões, com a marca de 1’40″342. O Riley BMW #8 da Starworks Motorsports ficou com o quarto lugar e em quinto veio o #9 da Action Express Racing.

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A brasileira Bia Figueiredo teve seu primeiro contato com um protótipo do Tudor United SportsCar Championship e também com o misto de Daytona. Ela e o colombiano Gustavo Yacamán se revezaram a bordo do Corvette DP #03 da 8Star Motorsports e fizeram um bom trabalho. Com a marca de 1’42″697, ficaram com o sexto melhor tempo do dia.

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Surpreendente foi a performance dos Prototype Challenge (PC): o mais rápido foi o #38 da Performance Tech Motorsports, que chamou Rafa Matos, hoje na Stock Car, para colaborar. O carro foi o mais rápido da sessão entre os modelos de sua divisão, com 1’42″830, um décimo mais rápido que o #7 da Starworks Motorsport. O #09 da RSR Racing, que tem Bruno Junqueira entre os inscritos, andou bem e foi o terceiro do grupo, nono na geral – 1’43″432.

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Talvez o desempenho do HPD ARX-03b da Extreme Speed Motorsports, décimo no cômputo do dia e apenas sétimo na classe Prototypes tenha decepcionado, mas há dois fatores importantes: o regulamento sofreu mudanças para beneficiar os carros que competiam na Rolex Sports Car Series (os DPs, claro) e os pneus Continental, obrigatórios pelo regulamento, são de longe muito menos competitivos que os Michelin que o time de Scott Sharp usou até o fim da temporada da American Le Mans Series.

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Na divisão GT Le Mans (GTLM), quem estabeleceu o tempo de referência foi a SRT Motorsports, com o SRT Viper GTS-R marcando 1’47″058 na segunda parte dos treinos, superando a Ferrari F458 #62 que até melhorou o tempo da manhã, mas insuficiente para ultrapassar a marca da “Víbora”. O Aston Martin #007 do time oficial acabou mais veloz que as duas BMW Z4 GTE do time de Bobby Rahal.

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A numerosa classe GT Daytona (GTD) teve quase 20 carros testando na Flórida e a melhor marca do dia foi do Porsche GT America #22 da Alex Job Racing, com Cooper MacNeil e Leh Keen inscritos. O carro marcou 1’49″069, menos de um décimo abaixo do #30 da NGT Motorsport. A Flying Lizard ficou em 3º no grupo com o Audi R8 LMS #45, enquanto nas posições seguintes vieram o Porsche #44 da Magnus Racing e o SRT Viper #33.

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A Turner Motorsport recebeu sua primeira BMW Z4 GT3 e pôde assim fazer parte dos testes de pré-temporada com o novo carro, substituto da M3. Mas sem muito tempo ainda de pista, o carro bávaro acabou as sessões de hoje com um desempenho modesto – 1’50″610.

Os carros voltam à pista de Daytona nesta quarta para mais um dia de atividades.

Eis os tempos da terça-feira:

1. #5 Action Express Racing
Corvette DP (P)
1’39″665

2. #60 Michael Shank Racing
Riley Ford EcoBoost (P)
1’40″320

3. #90 Spirit of Daytona
Corvette DP (P)
1’40″342

4. #8 Starworks Motorsport
Riley BMW (P)
1’41″914

5. #9 Action Express Racing
Corvette DP (P)
1’42″184

6. #03 8Star Motorsports
Corvette DP (P)
1’42″697

7. #38 Performance Tech Motorsports
Oreca FLM09 Chevrolet (PC)
1’42″830

8. #7 Starworks Motorsport
Oreca FLM09 Chevrolet (PC)
1’42″966

9. #09 RSR Racing
Oreca FLM09 Chevrolet (PC)
1’43″432

10. #2 Extreme Speed Motorsports
HPD ARX-03b (P)
1’43″580

11. #05 CORE Autosport
Oreca FLM09 Chevrolet (PC)
1’43″585

12. #25 8Star Motorsports
Oreca FLM09 Chevrolet (PC)
1’43″591

13. #0 DeltaWing Racing Cars
DeltaWing DW13 Coupé (P)
1’43″677

14. #50 Highway To Help
Riley BMW (P)
1’44″477

15. #15 Project Libra
Radical SR9 Ford (P)
1’47″046

16. #93 SRT Motorsports
SRT Viper GTS-R (GTLM)
1’47″058

17. #62 Ferrari Corse Clienti
Ferrari F458 Italia (GTLM)
1’47″272

18. #007 Aston Martin Racing
Aston Martin Vantage V8 (GTLM)
1’47″408

19. #56 BMW Team RLL
BMW Z4 GTE (GTLM)
1’47″782

20. #55 BMW Team RLL
BMW Z4 GTE (GTLM)
1’48″046

21. #22 Alex Job Racing
Porsche 911 GT America (GTD)
1’49″069

22. #30 NGT Motorsport
Porsche 911 GT America (GTD)
1’49″111

23. #45 Flying Lizard Motorsports
Audi R8 LMS (GTD)
1’49″217

24. #44 Magnus Racing
Porsche 911 GT America (GTD)
1’49″272

25. #33 Riley Motorsport
SRT Viper GT3-R (GTD)
1’49″351

26. #63 Ferrari Corse Clienti
Ferrari F458 Italia (GTD)
1’49″393

27. #35 Flying Lizard Motorsports
Audi R8 LMS (GTD)
1’49″447

28. #58 Snow Racing/Wright Motorsports/JDX
Porsche 911 GT America (GTD)
1’49″478

29. #24 Audi Sport Customer Racing
Audi R8 LMS (GTD)
1’49″576

30. #18 Mühlner Motorsports America
Porsche 911 GT America (GTD)
1’49″676

31. #46 Fall-Line Motorsports
Audi R8 LMS (GTD)
1’49″802

32. #73 Horton Autosport
Porsche 911 GT America (GTD)
1’49″877

33. #66 TRG-AMR
Aston Martin Vantage V12 GT3 (GTD)
1’50″106

34. #48 Paul Miller Racing
Audi R8 LMS (GTD)
1’50″139

35. #72 Extreme Speed Motorsports
Ferrari F458 Italia (GTD)
1’50″171

36. #19 Mühlner Motorsports America
Porsche 911 GT America (GTD)
1’50″211

37. #23 Team Seattle/AJR
Porsche 911 GT America (GTD)
1’50″425

38. #94 Turner Motorsport
BMW Z4 GT# (GTD)
1’50″610

39. #29 Konrad Motorsport
Porsche 911 GT America (GTD)
1’51″753

Comentários

  • Eu tenho a ligeira impressão que a ESM tá segurando o desempenho dos carros. Ano passado o Morgan-Nissan da Conquest com o Martin Plowman virou por volta de 1:37.XXX com os mesmos pneus Continental e kit normal de corrida. O Marshall Pruett disse que a ESM tá segurando o carro. E outra, se você for ver o carro. Eles não estão com o kit de Le Mans, então não há parametros de comparação. Só iremos saber mesmo se a ESM ir com tudo para amanhã ou mesmo só no Roar Before the 24. E também acho que a nova configuração dos DP em Daytona está demasiadamente perigosa como mostrado no acidente do carro 90 da Spirit of Daytona e quase acontece o mesmo com o DP da Action Express, será que não é o caso de capar os DP na nova configuração para evitar decolagens em Daytona ?

      • Exatamente, a IMSA precisa rever urgentemente isso. Senão pode acontecer uma tragédia durante a corrida. É algo muito sério esse decolamento repentino nos Corvette DP atualizados. Não sei como não aconteceu nada no Riley-Ford da MSR.