WEC, 6h do Bahrein: Toyota abre treinos livres no comando

2013_Shanghai_Saturday_7

RIO DE JANEIRO – Deu Toyota na primeira atividade oficial de pista para a 8ª e última etapa do Campeonato Mundial de Endurance (WEC), no circuito de Sakhir, no Bahrein. O carro #7 guiado pelo austríaco Alex Wurz cravou a melhor volta da sessão de 1h30min em 1’43″192, um segundo e meio mais veloz do que o alemão Andre Lotterer, que no Audi e-tron quattro #1 registrou a segunda melhor marca da sessão.

Tom Kristensen foi o 3º mais rápido, com 1’45″091 no Audi #2, seguido pelo Toyota #8 de Stéphane Sarrazin, que registrou 1’45″151. Fechando a raia dos LMP1, veio o Lola da Rebellion, na despedida das pistas do carro construído pela lendária marca de Huntingdon. Mathias Beche, o mais veloz dos três pilotos do #12, ficou a 5″549 da marca de Wurz.

Na LMP2, melhor tempo para o #24 da OAK Racing: Alex Brundle cravou 1’52″389, quase meio segundo abaixo do australiano John Martin, da G-Drive Racing. Martin Plowman foi o terceiro mais rápido a bordo do #35 do time de Jacques Nicolet, seguido do Oreca #49 de Pierre Kaffer e do Zytek #41 do sueco Björn Wirdheim. Todos separados por menos de um segundo. Em sexto veio o Oreca #25, com Robbie Kerr. Wolfgang Reip e Jon Lancaster, que estreiam no WEC neste fim de semana, tiveram ótima adaptação e andaram quase no mesmo ritmo do experiente Wirdheim. Craig Dolby foi o único dos pilotos da divisão que não registrou tempo no primeiro treino livre.

Darren Turner apresentou armas com o Aston Martin #97 entre os LMGTE-PRO, sendo o único piloto a girar abaixo de 2 minutos. O britânico registrou 1’59″565, nove décimos mais rápido que o finlandês Toni Vilander – que por uma decisão da AF Corse foi remanejado para o carro #51 na etapa do Bahrein, onde correrá em parceira com Gimmi Bruni. Marc Lieb fez o terceiro melhor tempo no Porsche #92 e Bruno Senna foi o mais rápido dos pilotos do Aston #99, marcando 2’00″630, a 1″065 de Turner.

Também na LMGTE-AM, a Aston Martin começou bem: Nicki Thiim foi o mais veloz do primeiro treino, com o tempo de 2’00″851, 0″436 à frente do italiano Paolo Ruberti, num Porsche da Proton Competition. A terceira posição foi de JK Vernay, da IMSA Performance Matmut, com Davide Rigon em quarto, Matt Griffin em quinto e Julien Canal, da equipe do brasileiro Fernando Rees, em sexto – todos rigorosamente dentro do mesmo segundo. Depois, vieram o Aston #96 de Jamie Campbell-Walter e a Ferrari da Krohn Racing, guiada por Nic Jönsson.

Ainda nesta quinta-feira, os pilotos voltam ao circuito de Sakhir para mais uma sessão de treinos livres. A atividade de pista – noturna, aliás – começa às 19h30 no Bahrein, 14h30 pelo horário de Brasília.

Comentários