Aos tribunais!

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RIO DE JANEIRO – Como os leitores do blog A Mil Por Hora puderam ler em primeira mão no dia 19 de setembro, a Nissan vai ser mesmo processada pelo consórcio DeltaWing.

A história já foi explicada no post aqui linkado, mas posso recapitular novamente: todo mundo sabe que Ben Bowlby desenhou o DeltaWing não para ser um protótipo e sim para a Fórmula Indy. Com desenho inovador, o carro foi preterido pelo projeto da Dallara que vemos nas pistas e – com o investimento da Nissan – o que seria um monoposto foi transformado em protótipo futurista para aparecer como um carro de tecnologias inovadoras nas 24 Horas de Le Mans – o que efetivamente aconteceu em 2012.

No início do ano, Nissan e DeltaWing, leia-se Don Panoz, trocaram de mal e a associação foi desfeita. Ben Bowlby foi contratado pelo construtor japonês e, com uma proposta semelhante a do DeltaWing em termos de estética e conceito de carro inovador, projetou o ZEOD RC que será o “Garagem 56” nas 24 Horas de Le Mans do próximo ano. A Nissan, por sua vez, aproveitou o gancho e apresentou também o projeto BladeGlider, aproveitando as características do DeltaWing que inspiraram o ZEOD.

Isto posto, Don Panoz estrilou ao ver que o novo projeto de carro da Nissan guardava grandes semelhanças com o DeltaWing e a revista estadunidense Autoweek cantou a pedra: o fundador da extinta American Le Mans Series já tinha a clara intenção de levar a Nissan aos tribunais, sob acusação de plágio. Os japoneses se defendem dizendo que os carros são “parecidos”, mas não “iguais”. Panoz detém as patentes de desenvolvimento do DeltaWing. E a briga vai mesmo para o tapetão.

Na boa? Não duvido que Don Panoz esteja fazendo isso para arrancar uma boa grana dos japoneses. Se conseguirem entrar em acordo e a Nissan oferecer uma compensação financeira, acho que o consórcio DeltaWing esquece a acusação de plágio e fica tudo por isso mesmo.

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