Audi com faróis a laser e três e-tron quattro em Sarthe

RIO DE JANEIRO – Noite de festa em Ingolstadt. A Audi fez desta quarta-feira um dia de celebração, onde os pilotos que defenderam a marca das argolas foram homenageados pelo board do motorsport da montadora. Principalmente Allan McNish, que anunciou ontem sua aposentadoria do esporte e foi aplaudido de pé pelo salão lotado pelos 500 convidados.

Audi R18 e-tron quattro

Mas além das homenagens devidas, havia um convidado especial. O “novo” R18 e-tron quattro, o cavalo de batalha para o Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da FIA, que começa em abril com as 6 Horas de Silverstone. Com a mesma mecânica V6 turbodiesel com capacidade de 3,7 litros e dois sistemas híbridos – o flywheel e o ERS que será acionado pelos gases do turbocompressor – o protótipo tem como grande atrativo estético os faróis com luzes a laser.

O sistema inédito no automobilismo funciona com um feixe azul de luz atuando em conjunto com uma lente de cristal de fósforo amarelo, dando mais homogeneidade à iluminação. Um plus e tanto do e-tron quattro para as corridas noturnas do WEC.

Audi Sport Finale 2013

A Audi informou também que, a exemplo deste ano, serão inscritos três protótipos na disputa das 24 Horas de Le Mans de 2014 – contudo, sem que seja confirmada a presença desse terceiro carro extra nas duas primeiras etapas do Mundial de Endurance, em Silverstone e Spa-Francorchamps, que são sempre encaradas como preparação para o grande evento de Sarthe.

Comentários