Cardoso/Kraucher/Piedade vencem as 12h de Tarumã

campeao-1024x679

SÃO PAULO – Com requintes de emoção e crueldade, as 12 Horas de Tarumã, disputadas em sua 33ª edição, foram definidas somente na meia hora final. O MRX #10, campeão do ano passado, deixou escapar o segundo título consecutivo na corrida após uma rodada – incidente que custou três voltas ao quinteto que se revezou ao volante do protótipo. Com essa rodada, a liderança caiu no colo de Luciano Cardoso/Jindra Kraucher/Aldo Piedade Jr., que receberam a quadriculada após 538 voltas percorridas, conquistando a primeira vitória do trio numa das mais tradicionais corridas de Endurance do país.

A corrida começou à meia-noite deste domingo, com o MRX #28 de Juliano Moro/Gustavo Martins/Vicente Orige largando da pole após um “temporal” no treino classificatório. Porém, o protótipo foi o famoso fogo de palha. Apresentou problemas após 20 voltas e depois voltaria já alta madrugada à pista. O carro não resistiu e saiu da disputa tendo completado somente 47 passagens. Pior sorte teve o novo MRX Coupé Audi Turbo: sensação por ser um carro fechado, parecido com o Toyota TS030 Hybrid do WEC e o antigo Peugeot 908 HDi FAP, abandonou com apenas quatro voltas percorridas. Também o Subaru WRX que fazia sua estreia ficou pelo caminho, tendo completado 62 voltas.

Com a liderança do MRX #10 e o #12 como único rival, os outros carros foram apenas bons coadjuvantes. Tanto que o 3º colocado, o Maserati #18, acabou quarenta e quatro voltas atrás do primeiro colocado – vencendo na categoria IV, com quinze voltas de diferença para o rival mais próximo na divisão.

Destaque absoluto para a performance do Ford Focus #50 guiado por Aline Cipriani/Elias Azevedo/Adolpho Rossi. O trio foi muito consistente ao longo da disputa e o carro resistiu muito bem à exigente corrida. O resultado foi um excepcional 4º lugar na geral e a vitória na concorrida categoria V, para carros de Turismo. Nessa classe, a segunda posição foi do trio Assunção/Giacomello/Mathias e em terceiro, chegaram Ike e Reinaldo Halmenschlager, junto a Cleiton Campos e Eduardo Wehmuth Jr.

Cabe lembrar que Aldo Piedade Jr. colaborou também com o protótipo que venceu na categoria II, onde também estavam Carlos Estites e Ricardo Gargiullo, completando a disputa em 15º lugar. Apesar de muitos problemas, o protótipo de Santo/Kohl Jr./Rotta venceu as 12 Horas de Tarumã na categoria III.

No total, 18 dos 31 carros que largaram conseguiram receber a quadriculada, num índice de confiabilidade superior a 50% do percentual de carros que largaram e melhor que o de 2012.

Foto: MRX #12 recebe a quadriculada da vitória em Tarumã (Bernardo Bercht/Divulgação)

Comentários

  • Olá Rodrigo!
    Sempre que vejo essas matérias sobre endurance nacional fico com aquela curiosidade de saber “qual é” a desses carros que participam da categoria: qual a preparação feita nos carros, chassi utilizado, regulamento adotado, etc…
    Eu acharia interessante, por exemplo, saber o que foi feito nesse Focus pra chegar a um honroso quarto lugar.
    Será que você não conseguiria postar algo assim aqui no blog? Me lembro também de pelo menos outros três carros que foram “bem falados” em outras matérias: um Golf turbo preto fosco e dois Peugeot preparados por uma concessionária…
    Abraços e parabéns pelo sucesso do blog!

    • César, obrigado pelo post. Não tenho tido a oportunidade de obter com as equipes esse tipo de informação, mas seria interessante, não tenha dúvidas. Vou tentar conseguir com a turma do RS e trago mais pormenores assim que possível.
      Abraços! E obrigado por participar nos comentários. Seja bem-vindo.

    • Cesar,

      Olha na pagina do “MC Tubarão”…São de Campo Bom/RS…O “cara” é o Carlinhos de Andrade que junto com os filhos fazem um trabalho exemplar…abs

  • Rodrigo

    Obrigado pela cobertura das nossas 12 horas. Pode ter certeza que as tuas matérias fizeram diferença. Bom grid, público maravilhoso, pilotos “estrangeiros” marcando presença. etc..
    Em 2014 contamos novamente com sua valiosa colaboração.

  • aldo piedade jr é filho de aldo piedade dono e fundador da alpie escola de pilotagem,ele é um cigano do automobilismo ja correu no mexico, estados unidos, e correu anos atras na copa montana

    • Jindra Kraucher também!
      Foi fera de uma categoria parecida com kart, não me recordo o nome agora, acho que era míni-fórmula. . .
      Também foi instrutor junto com o Roberto Manzini na Escola de Pilotagem Interlagos, do Toninho de Souza. . .fiz o curso lá acho que em 1985. . .os carros eram um Gol a ar e um Corcel II branco que andava de slick na frente e radial atrás para compensar o sub-esterço. . .
      Depois meio que sumiu. . .
      Surpreso em saber que ainda está na ativa. . .e com vitória!
      Zé Maria

  • Oi Mattar! Valeu pela divulgação! Só uma correção: há um erro na lista da cronometragem, o #75 é um protótipo da classe II. Portanto, a ordem da classe V é: 1) Focus #50, 2) Gol #222 e 3) Volvo C30 de Rodrigo Bacher/Cícero Paiva/Rodrigo Lemke. Abraço!