Philippe Favre (1961-2013)

P

7550481728_c953849e55

SÃO PAULO – A cinco dias de completar 52 anos de idade, o antigo piloto suíço Philippe Favre, que correu na Fórmula 3000, FIA GT e Le Mans Endurance Series, morreu nesta sexta-feira (6) em acidente de esqui.

Rival de diversos pilotos brasileiros nas categorias de base, Favre iniciou a carreira no kart, passando pela Fórmula Ford 1600 francesa antes de ir para a Inglaterra em 1985. Ele foi vice-campeão tanto do inglês quanto do tradicional Festival Internacional de Fórmula Ford, realizado em Brands Hatch, no ano seguinte de sua estreia.

Tendo saltado a Fórmula Ford 2000, Favre correu na Fórmula 3 britânica por duas temporadas, conseguindo uma vitória em Donington Park antes da passagem para a Fórmula 3000. Logo na estreia, com um Lola da GA Motorsport, fez pole position e foi 2º colocado em Silverstone. E jamais conseguiu resultados semelhantes no restante do campeonato. Transferiu-se no ano seguinte para o Japão, correndo na Fórmula Nippon, de regulamento similar à F-3000.

Após passagem sem brilho pela Indy Lights no começo dos anos 90, Favre passou dos monopostos aos carros Grã-Turismo. Andou de Acura NSX em duas edições das 24 Horas de Le Mans e também com um Venturi LM600 no BPR Global Endurance GT Series, antes de um pequeno período longe das pistas.

Quando regressou, em 2000, foi no FIA GT, como piloto da equipe Lister Storm Racing, conquistando pódios no Hungaroring e em Brno. Suas últimas corridas foram no Le Mans Endurance Series, com um protótipo Lucchini LMP2 da equipe Palmyr, em dupla com Christophe Ricard.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames