Sobre números e caras novas

RIO DE JANEIRO – A temporada 2014 da Sprint Cup Series ainda não começou. E quando os motores roncarem em fevereiro para a primeira prova das 36 que compõem o extenso calendário da Nascar, as 500 Milhas de Daytona, certamente teremos um campeonato muito interessante para acompanhar. Mais do que acompanhar a tentativa dos pilotos em acabar com a banca de Jimmie Johnson, que luta pelo sétimo título na principal divisão da categoria estadunidense, a Sprint Cup apresenta uma série de caras novas e mudanças como há bastante tempo não tínhamos.

A Earnhardt Ganassi Racing (EGR) encabeça o rol de novidades: Kyle Larson, o novo garoto prodígio de Chip Ganassi, vai assumir o lugar de Juan Pablo Montoya no #42 da equipe, para lutar pelo título de Rookie of The Year. Uma competição paralela que, aliás, promete muito.

121113-nascar-RCR-2014-3-car-pi-mp-endplay_20131211124121762_660_320

Inclusive uma das personagens dessa competição traz de volta no carro que guiará em 2014 um número mítico: o #3, marca registrada de Dale The Intimidator Earnhardt, estará no Chevrolet SS de Austin Dillon, o campeão da Nationwide Series que não venceu nenhuma corrida neste ano – mas que é neto de Richard Childress e como quem tem padrinho não morre pagão, já vai estrear com uma tremenda responsabilidade nas costas.

Numa escala mais abaixo, Justin Allgaier aparece como um dos outros candidatos a Rookie com chance de fazer algo bem razoável em 2014. O dono da equipe é Harry Scott, sócio da Turner-Scott Motorsports. Existe a possibilidade dos motores serem da Hendrick ou mesmo da Earnhardt-Childress, o que tornaria a vida de Allgaier bem mais interessante que a dos outros nomes que vão estrear a tempo inteiro no ano que vem.

Michael Annett, por exemplo, substituirá Dave Blaney a bordo do #7 da equipe Tommy Baldwin Racing. Outra mudança é a troca do Toyota pelo Chevrolet, o que traz também a possibilidade da Earnhardt-Childress desenvolver os motores para esta escuderia. E a Swan Racing anuncia os outros dois nomes novos na Sprint Cup: Parker Kligerman e Cole Whitt chegam juntos à divisão principal após boas participações na Nationwide Series, marcando a expansão do time de Brandon Davis e Bill Romanowski.

Há, ainda, um nome bastante cotado para subir à Sprint Cup e iniciar uma campanha de Rookie em 2014: Alex Bowman é alvo de boatos que o têm como um dos prováveis participantes da categoria pela equipe BK Motorsports, tanto no lugar de Travis Kvapil como no de David Reutimann, cujas participações ainda estão sob imensa dúvida.

Entre os pilotos que já vêm participando há algum tempo da Sprint Cup, as grandes mexidas foram na Stewart-Haas Racing, que recebeu, de uma só tacada, a chegada de Kevin Harvick e de Kurt Busch. Com o patrão Tony Stewart e a baixinha invocada Danica Patrick, está formada a “Gangue do Alabama”, como dizem por aí.

Ryan Newman, que saiu da SHR, foi para a Richard Childress. Será um dos novos colegas do recém-chegado Austin Dillon e de Paul Menard. Jeff Burton deixou o posto de piloto regular e fará provas esporádicas pela Michael Waltrip Racing com um terceiro carro desta escuderia que terá somente dois carros fixos em 2014.

Martin Truex Jr., que após o episódio lamentável em Richmond foi liberado do contrato com a MWR, se saiu bem: mesmo com a perda do apoio da NAPA, que deixou a categoria, foi para a Furniture Row Racing, equipe que surpreendeu positivamente com a passagem de Kurt Busch para o Chase. Com um piloto querido na categoria e de temperamento muito mais afável que o Buschão, não se surpreendam se a escuderia de Barney Visser figurar com frequência nas posições de destaque na temporada 2014.

De resto, tivemos também a despedida de Juan Pablo Montoya, que voltou à Fórmula Indy; a aposentadoria – que agora parece definitiva MESMO – de Mark Martin, o Silvio Caldas da Nascar; e também a saída de Bobby Labonte do posto de titular de qualquer equipe da Sprint Cup. O campeão de 2000 ainda não foi cotado sequer para correr na Truck Series, o que engrandeceria bastante as disputas desta divisão.

Sendo assim, a distribuição de assentos para a temporada 2014 da Sprint Cup Series é esta:

Earnhardt Ganassi Racing
Carro: Chevrolet SS
Pilotos: Jamie McMurray (#1) e Kyle Larson (#42)

Team Penske
Carro: Ford Fusion
Pilotos: Brad Keselowski (#2) e Joey Logano (#22)
(*) Sam Hornish e Ryan Blaney são especulados para um pontual 3º carro em várias etapas

Richard Childress Racing
Carro: Chevrolet Impala
Pilotos: Austin Dillon (#3), Paul Menard (#27) e Ryan Newman (#31)

Stewart-Haas Racing
Carro: Chevrolet SS
Pilotos: Kevin Harvick (#4), Danica Patrick (#10), Tony Stewart (#14) e Kurt Busch (#41)

Hendrick Motorsports
Carro: Chevrolet SS
Pilotos: Kasey Kahne (#5), Jeff Gordon (#24), Jimmie Johnson (#48) e Dale Earnhardt Jr. (#88)

Tommy Baldwin Racing
Carro: Chevrolet SS
Piloto: Michael Annett (#7)

Richard Petty Motorsports
Carro: Ford Fusion
Pilotos: Marcos Ambrose (#9) e Aric Almirola (#43)

Joe Gibbs Racing
Carro: Toyota Camry
Pilotos: Denny Hamlin (#11), Kyle Busch (#18) e Matt Kenseth (#20)

Germain Racing
Carro: Chevrolet SS
Piloto: Casey Mears (#13)

Michael Waltrip Racing
Carro: Toyota Camry
Pilotos: Clint Bowyer (#15) e Brian Vickers (#55)
(*) Michael Waltrip e Jeff Burton estão nomeados para o eventual terceiro carro (#66)

Roush-Fenway Racing
Carro: Ford Fusion
Pilotos: Greg Biffle (#16), Ricky Stenhouse Jr. (#17) e Carl Edwards (#99)

Swan Racing
Carro: Toyota Camry
Pilotos: Parker Kligerman e Cole Whitt

FAS Lane Racing
Carro: Ford Fusion
(*) O veterano Terry Labonte e Timmy Hill poderão se revezar a bordo do #32. Nada ainda confirmado.

Front Row Motorsports
Carro: Ford Fusion
Pilotos: David Ragan (#34) e David Gilliland (#38)

JTG Daugherty Racing
Carro: Chevrolet SS
Piloto: AJ Allmendinger (#47)

Harry Scott Racing
Carro: Chevrolet SS
Piloto: Justin Allgaier (#51)

Furniture Row Racing
Carro: Chevrolet SS
Piloto: Martin Truex Jr. (#78)

BK Motorsports
Carro: Toyota Camry
(*) Nenhum piloto confirmado. Alex Bowman está cotado. David Reutimann e Travis Kvapil correm risco.

Nemco-JRR
Carro: Toyota Camry
Piloto: Joe Nemechek (#87)

Leavine Family Racing
Carro: Ford Fusion
Piloto: Michael McDowell (#95)

Phil Parsons Racing
Carro: Chevrolet SS
Piloto: Josh Wise (#98)

Wood Brothers Racing
Carro: Ford Fusion
Piloto: Trevor Bayne (#21)
(*) A equipe continua com seu programa restrito de corridas. O piloto somará pontos na Nationwide Series.

Comentários

  • Chapéuzinho Verde estará no Covil dos Lobos, a Alcatéia da Gangue do Alabama.
    Austin Dillon sem nenhuma vitória deveria ser o motivo para ter o Chase na Nationwide.
    Alguns até justificam isso como Erick Gabriel do site Tazio, dizendo que os Pistoleiros da Cup sempre estão lá, mas não se justifica, pois Rick Stenhouse Jr. foi bi-campeão consecutivo, com várias vitórias e correndo contra os Pistoleiros da Cup.

  • Cada vez mais Chevrolet no grid né ? Afinal de contas a Roush já faz tempo que não faz os carros dela andarem e a Penske pegou os carros ano passado, vamos ver como se sai esse ano. De Toyota, forte mesmo só a do Joe Gibbs mas mesmo assim a preparação é toda dele nem tem mais aquele apoio todo da Toyota que tinha a alguns anos atrás. A Michael Waltrip ainda faz um aqui e ali e aí cagou tudo naquela última corrida antes do Chase. O negócio é andar de Chevrolet. E ainda digo mais, fornecido pela Hendrick.

  • Stewart-Haas Racing
    Carro: Chevrolet SS
    Pilotos: Kevin Harvick (#4), Danica Patrick (#10), Tony Stewart (#14) e Kurt Busch (#41)

    Quero ver como a esquentadinha da Danica vai se relacionar com o cabeça quente do Kurt Busch. Se eles conseguirem se entrosarem junto com o Harvick e o Stewart, serão um páreo duro para os demais times.

    Na teoria é um dos line-ups mais fortes do campeonato, junto com o da Joe Gibbs, Hendrick e Penske.

  • A Tommy Baldwin Racing corre desde sua criação com carros Chevrolet.

    E existem especulações que Bobby Labonte pode correr a Daytona 500 pela mesma Phoenix Racing – porém com um novo “owner car”, e talvez com o antigo número da equipe (#09).