Coisa horrorosa, III – Toro Rosso STR9

BfAY5jOCEAADrVP

RIO DE JANEIRO – As equipes da Fórmula 1 vêm se esmerando para apresentar uma aberração maior que a outra. A segunda-feira foi deste carro da foto acima: o Toro Rosso STR9 com esse bico que lembra, sei lá, o nariz do Gonzo dos Muppets, um nariz de babuíno ou mesmo um falo. Fica por conta da imaginação de vocês. Só sei que trata-se de um dos aparatos mais horrorosos da temporada 2014. Não fizeram questão de suavizar nada. Fizeram dessa forma e pronto.

Apesar do visual bizarro, o STR9 tem novidades: a começar pela estreia dos motores Renault na filial da matriz Red Bull, em substituição às unidades Ferrari. E também pela estreia do novato Daniil Kvyat, escolhido para substituir Daniel Ricciardo. O piloto russo, que recebeu a superlicença em treinos realizados com a equipe no ano passado, testará com o novo bólido da escuderia sediada em Faenza a partir de quarta-feira em Jerez de la Frontera. No primeiro dia, quem testa é Jean-Eric Vergne.

Aliás e a propósito, segue a lista dos pilotos e equipes que testarão na Espanha:

Caterham – Marcus Ericsson (28 e 29) e Robin Frijns (30 e 31)
Ferrari – Kimi Räikkönen (28 e 29) e Fernando Alonso (30 e 31)
Force India – Sergio Perez (28), Nico Hülkenberg (29), Dani Juncadella (30) e a confirmar (31)
Marussia – Max Chilton (28 e 31) e Jules Bianchi (29 a 30)
McLaren – Jenson Button (28 e 29) e Kevin Magnussen (30 e 31)
Mercedes-Benz – Lewis Hamilton (28 e 30) e Nico Rosberg (29 e 31)
Red Bull – Sebastian Vettel (28 e 29) e Daniel Ricciardo (30 e 31)
Sauber – Estebán Gutiérrez (28 e 29) e Adrian Sutil (30 e 31)
Toro Rosso – Jean-Eric Vergne (28 e 30) e Daniil Kvyat (29 e 31)
Williams – Valtteri Bottas (28 e 29) e Felipe Massa (30 e 31)

Comentários

  • Apesar do “estilo” controverso dos carros, acho legal as diferentes soluções apresentadas até agora.
    Guardada as devidas proporções, voltando a ser um pouquinho como era nos anos 70, onde os carros tinham soluções bem diferentes entre si.

  • Tão feio que até o touro da Red Bull quis distância, pedaço de plástico colado com a velha super bonder. Pelo menos cada um está tendo uma ideia relativamente diferente para os bicos dos carros, a melhor ideia com certeza será copiada, o perigo é a ideia do bico da Lotus ser a melhor solução aerodinâmica.
    É aguardar a matriz e ver a ideia que Adrian Newey terá para o bico do carro.

  • Triste… Como podem escrever um regulamento que permita isso? Como podem ter coragem de criar uma coisa dessas? F1 indo para o fundo do poço…