Copa do Mundo e F-1 fazem 6h de São Paulo ir para o fim do calendário do WEC

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RIO DE JANEIRO – Eis que, numa mudança surpreendente, o Mundial de Endurance (WEC) teve hoje definido o seu calendário para 2014. As 6 Horas de São Paulo, previstas para o fim de agosto, foram remanejadas para 30 de novembro e o que seria a 4ª etapa do campeonato, após as 24 Horas de Le Mans, ficou como a última do certame de oito corridas que se inicia em abril com as 6 Horas de Silverstone.

Segundo consta nos sites internacionais, a mudança teria sido feita a pedido do promotor nacional, o bicampeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi, por dois motivos: a realização da Copa do Mundo, que polarizará as atenções no país e reduzirá drasticamente o investimento em quaisquer esportes neste ano de 2014, especialmente no automobilismo – e também pelas famosas obras de adequação do Autódromo José Carlos Pace para a disputa do Grande Prêmio do Brasil.

Aliás, falando em obras, pelo visto nada de boxes e paddock novos para a F-1 e tampouco para o WEC. Lá vamos nós ter que subir e descer escadas para a sala de imprensa. Pobres fotógrafos e profissionais do gênero…

As razões que fazem a corrida do Mundial de Endurance por aqui mudar para o fim do campeonato são, de certa forma, compreensíveis, mas trata-se de uma faca de dois gumes. Primeiro, porque as equipes reduzem seus investimentos após Le Mans e só virão os competidores fixos e/ou eventuais inscritos. E segundo, porque se o campeonato já estiver definido nas quatro subclasses, corremos um sério risco de ver uma corrida muito mais esvaziada do que nos dois últimos anos – e me vem à cabeça o fantasma de revivermos o que se viu nas Mil Milhas de 2007.

Espero estar errado.

E não há só isso: existe a chance de um desgaste muito grande de todos os envolvidos com a competição, posto que haverá nada menos que três etapas em novembro (China, Bahrein e Brasil), enquanto que, após Le Mans, o calendário terá nada menos que 95 dias sem qualquer corrida. De certo modo, uma mudança incompreensível.

Ah… e também foi confirmada a etapa dos Estados Unidos em 20 de setembro, no COTA, em Austin. Ela é que será a 4ª etapa do WEC e não as 6 Horas de São Paulo.

Eis as datas definitivas do Mundial de Endurance:

20 de abril – 6 Horas de Silverstone
3 de maio – 6 Horas de Spa-Francorchamps
1º de junho – Journée Test das 24 Horas de Le Mans
14 e 15 de junho – 24 Horas de Le Mans
20 de setembro – 6 Horas de Austin
12 de outubro – 6 Horas de Fuji
2 de novembro – 6 Horas de Xangai
15 de novembro – 6 Horas do Bahrein
30 de novembro – 6 Horas de São Paulo

Foto: John Dagys (Sportscar365.net)

Comentários

  • A categoria vai para sua 3° temporada, e já está correndo o risco de ir pro saco?
    Quantos carros teremos esse ano? 24? 26?

    E eu que achava que esperava um grid cheio com no máximo 35 ou 36 carros.

    Até o USCC que realizou sua primeira corrida no sábado passado tivemos quase 70 carros, muito superior ao FIA WEC.

  • Eu discordo quanto o esvaziamento dos inscritos. Nos dois primeiros ano do WEC a ultima etapa (principalmente em 2012) sempre teve uma boa lista de inscritos e os mesmos competidores pós-Le Mans. Os times tem comprometimento com o campeonato e vão vir para cá mesmo assim. Chutando alto no maximo uns 30 carros virão pra cá.

  • Sobre a reforma prefiro que faça uma adequação nos atuais boxes porque prefiro a atual configuração da descida do lago do que eles tavam querendo propor na reforma,mas nessa reforma poderia fazer uma sala de imprensa no primeiro andar.

  • Só peço que esse campeonato seja “uma tonelada de competitividade” a mais que em 2013. Sou muito fã dessa categoria, mas não posso ser cego e dizer que tá tudo bem. A LMP1 que é a grande estrela, foi beeeemm chata no ano passado.

  • Concordo com sua análise, Rodrigo. E acho que outro fator que pode contribuir para o esvaziamento é que todos sabem que no final de novembro em São Paulo já faz muito calor, que gera um desgaste grande para carros e pilotos.

  • Se esta data estiver mesmo definida, sou a favor da largada ocorrer mais tarde, lá para as 14h…porque, se novembro for igual a este janeiro que passou o calor será um fator determinante para o público e também para carros e pilotos…
    Só uma observação: Ontem estive na região da Lapa e os relógios de rua registraram 38º…terra da garoa???

  • Bom, antes mesmo do calendário oficial sair já se sabia que Interlagos passaria por uma readequação no calendário e não foi por conta dessa copa de fazer $$$ para a PIFA e sim por conta das obras…. Se não houvessem garantias de que a pista ficasse pronta ficaríamos fora do calendário deste ano… Essa informação estava nos foruns de sites da ACO bem antes do calendário deste ano… E agora de grids diminutos, se a Porsche fizer alguma frente em conjunto com a Toyota aos R18 Híbridos pode ser que teremos full-grid aqui no final do ano, mas dependerá da competência ou não da Toyota e Porsche que ainda é uma incógnita, ir para pista testar é uma coisa, agora prova no talo vai precisar de competência…